A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO RUSSA SITUAÇÃO: - País gigantesco. - Rico em matéria-primas. - Governado por uma monarquia absolutista. Obs. O que significa dizer que ele era.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO RUSSA SITUAÇÃO: - País gigantesco. - Rico em matéria-primas. - Governado por uma monarquia absolutista. Obs. O que significa dizer que ele era."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO RUSSA SITUAÇÃO: - País gigantesco. - Rico em matéria-primas. - Governado por uma monarquia absolutista. Obs. O que significa dizer que ele era governado por uma monarquia absolutista? Significa que o czar (governante russo – rei) era dono de tudo e que suas decisões não poderiam ser questionadas por ninguém. - Economia agrária, com cerca de 80% da população vivendo no campo, de forma quase servil – feudalismo. - Quem se colocasse contra o czar era preso, morto ou exilado. - Industrialização em sua fase inicial e nas mãos de estrangeiros.

2 REVOLUÇÃO RUSSA FATOS IMPORTANTES: e 1905–Guerra Russo-Japonesa, na qual os russos são derrotados. O czar perde apoio popular, se fortalece a oposição – Partido Operário Social-Democrata Russo, que funciona na glandestinidade e no exílio. Por funcionar no exílio o Partido Operário Social-Democrata Russo sofre influência das idéias de Karl Marx. - Manifestações pacíficas da população, mas que foi massacrada por tropas cossacas – Domingo Sangrento, e que provocaram mais manifestações contra o czar. Cossacos – Uma das etnias que forma o povo russo, odiados pelas demais por sua crueldade – pessoas dessa etnia compunham a guarda do czar.

3 REVOLUÇÃO RUSSA FATOS IMPORTANTES: -O czar, para acalmar os ânimos convoca eleições para a Duma (Parlamento Russo). Mas ao se candidatar, os opositores do governo tiveram que se expor, sendo então presos, mortos ou exilados. - Fortalecimento dos Sovietes (Sindicatos) de trabalhadores. - O Partido Operário Social-Democrata Russo passa a ter dois grupos internamente: Os bolcheviques (maioria), liderados por Lenin, queriam chegar ao poder por meio de uma revolução socialista. Os Mencheviques (minoria), liderados por Martov, queriam chegar ao poder através de eleições, aliando-se com a burguesia.

4 REVOLUÇÃO RUSSA FATOS IMPORTANTES: - A Rússia entra na Primeira Guerra Mundial, e retira cerca de 8 milhões de trabalhadores do campo e os coloca na frente de combate. - Mulheres, crianças e idosos substituem os homens que saíram do campo, mas a produção de alimentos despenca, muita gente (camponeses), passam fome. - A crise chega aos soldados, que reclamavam da falta de alimentos, medicamentos e até de armas e munições.

5 REVOLUÇÃO RUSSA Fases: Revolução Burguesa – Fevereiro de Esgotados os estoques de alimentos a população se revoltou espontaneamente. Ocorreram greves e passeatas. - Tropas atiram contra os manifestantes. - Parte do exército revolta-se contra o massacre. - Militares e o povo invadem o Palácio de Inverno e o czar Nicolau II abdica em março de Neste momento, lideranças do Partido Operário Social-Democrata, principalmente os mencheviques, assumem a Revolução. - Governo provisório do Príncipe Lvov, ocupa o cargo de primeiro- ministro de uma República burguesa controlada por políticos de tendências liberais.

6 REVOLUÇÃO RUSSA Revolução Burguesa – Fevereiro de Kerensky, ministro de guerra de Lvov, ocupa o cargo de primeiro- ministro na tentativa de dar apoio popular ao governo. - Tanto Lvov quanto Kerensky não tinham planos de tirar a Rússia da guerra, as revoltas populares cresciam.

7 REVOLUÇÃO RUSSA Revolução Socialista – Outubro de Trósky, líder do soviete de Petrogado, organiza a Guarda Vermelha, uma milícia revolucionária. - Kerensky perde todo o apoio político. - Camponeses faziam, por conta própria, uma reforma agrária. - Comitês de Fábricas assumiam o controle do emprego, abastecimento e produção. - O governo provisório foi deposto. - Representantes dos sovietes, sob a presidência de Lenin – bolcheviques – passam a governar o país. - A Rússia retira-se da Primeira Guerra Mundial. - Criação de um partido único – Partido Comunista – antigo Partido Operário Social-Democrata Russo.

8 REVOLUÇÃO RUSSA Revolução Socialista – Outubro de Organização do Exército Vermelho. - Reforma agrária e abolição da propriedade privada. - Nacionalização dos bancos. - As fábricas seriam administradas pelos trabalhadores – autogestão operária.

9 REVOLUÇÃO RUSSA Os caminhos da revolução. - Guerra Civil – Exército Vermelho (socialista) x Exército Branco (capitalista), durou cerca de quatro anos e o Exército Vermelho venceu. - Reforma agrária e abolição da propriedade privada. -Sucessão de Lenin: Disputa entre – Trótsky, que defendia a idéia de que a revolução socialista fosse espalhada para o restante do mundo de forma continua; Stalin, que queria que a revolução socialista se fortalessesse na URSS para que depois o país fosse o grande condutor do socialismo mundial. Stalin venceu a disputa e Trótsky foi exilado e posteriormente morto no México.


Carregar ppt "REVOLUÇÃO RUSSA SITUAÇÃO: - País gigantesco. - Rico em matéria-primas. - Governado por uma monarquia absolutista. Obs. O que significa dizer que ele era."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google