A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17 Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização da economia. Programa de Reforma Agrária. Controle das fábricas pelo proletariado. Criou a URSS-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

18 Guerra Civil ( ) Exército Branco- Formado por opositores da revolução e eram apoiados por países capitalistas. Exército Vermelho- Sob a liderança de Leon Trotsky defendia a revolução. -A vitória na guerra civil, coube aos vermelhos, porém a Rússia saiu arruinada e em crise social e econômica.

19 NEP- Nova Economia Política Um passo atrás para dar dois à frente. Um pouco de capitalismo, para salvar o socialismo. O Estado permitiu que existissem pequenas propriedades privadas. Empresas estrangeiras poderiam fornecer capital e tecnologia para os russos. O Estado continuava dono das empresas.Deu certo a NEP.

20 A sucessão de Lênin Em 1924, Lênin morre. Leon Tróstki e Joseph Stálin passam a disputar o poder na URSS.

21 TRÓTSKI Intelectual e refinado, lia sem parar e viajou por muitos países. Foi o organizador do Exército Vermelho. Defendia a expansão do socialismo para a Europa. Sua tese era a da Revolução Permanente, onde o socialismo deveria ser constantemente renovado.

22 STÁLIN Era um militante disciplinado. Cresceu politicamente dentro do partido e, tornou-se liderança da revolução. Era dogmático, acreditava que sempre estava certo e tratava seus opositores como inimigos. Defendia a tese do Socialismo em um só país. Stálin derrotou Trótski e assumiu o comando da URSS.

23 A DITADURA STALINISTA Expulsou Trótski da URSS. Milhares de comunistas foram presos e fuzilados, devido não concordar com Stálin. Os GULAGS recebiam os presos políticos. O Estado acabou com as liberdades e a economia passou para o total controle dos burocratas comunistas. As greves foram proibidas e os sindicatos controlados. O pensamento independente foi abolido. Acabou com a NEP e implementou os PLANOS QUINQUENAIS.

24 O endeusamento de Stálin

25

26

27


Carregar ppt "Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google