A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada por povos de diferentes línguas e religiões. 80% da população eram camponeses

2 Abolida a escravidão os camponeses continuaram levando uma vida difícil. Não tinham acesso à terra. Com o fim da escravidão os camponeses receberam apenas uma parcela da terra e a reação de descontentamento foi imediata. Servos emancipados a categoria de cidadãos realizaram revoltas em todo o país.

3 Camponeses tinham que conviver com pequenos lotes de terra, técnicas agrícolas arcaicas, baixos rendimentos, doenças, fome e analfabetismo.

4 CONTRASTES Czar Alexandre II – metade do século XIX deu início a um programa de reformas procurando transformar a Rússia numa nação moderna e industrial.

5 PROLETARIADO INDUSTRIAL Cidade de São Petersburgo –( 1914) antes era Petrogrado, com a morte de Lênin em 1924 a cidade passou a se chamar Leningrado, recentemente a cidade voltou a chamar São Petersbrugo. São Petersburgo e Moscou eram as mais industrializadas.

6 Operários das fábricas: Submetidos a longas jornadas de trabalho; Baixos salários e riscos de acidentes. A exploração do proletariado industrial provocou greves e atuação dos sindicatos e facilitou a influência das idéias socialistas de Karl Marx e Engels.

7 1904 – política expansionista leva a Rússia à guerra contra o Japão, pelo controle da Manchúria. Foi derrotada e as tensões sociais aumentavam – domingo sangrento – operários e suas famílias desarmados caminharam com um abaixo assinado reivindicando melhores condições de vida e a convocação de uma Assembléia Constituinte, foram reprimidos pela guarda imperial.

8 Resultado: Ondas de protestos e formou-se os sovietes, conselhos de representantes eleitos pelos operários, camponeses e soldados.

9 Rússia com o objetivo de dominar o acesso ao Mar Negro e o Mar Mediterrâneo como também afastar-se do Império Austro-Húngaro na Península Balcânica, entra na 1º Guerra Mundial.

10 CONSEQUÊNCIAS Despreparada para enfrentar o exército alemão; Crescimento de rebeliões populares e das greves operárias; Redução da produção agrícola; Fome e revolta de soldados.

11 1898 – Criado o POSDR XX – o partido foi dividido entre: a) Bolcheviques (maioria) liderados por Vlardimir Lênin inspirados nas ideias de Karl Marx e que só uma aliança entre camponeses e proletariado seria capaz de devolver o czarismo e implantar o socialismo.

12 b) Menchevique ( minoria) buscavam a passagem gradual para o socialismo e por meio de uma aliança entre camponeses e a burguesia, liderados por Plakhanov e Martov – rompe-se os dois grupos, os bolcheviques defendem as idéias de Marx e Engels. Passam assim a manter uma luta constante contra o regime imperial.

13 1917 – Grande liderança foi o do soviete de Petrogrado que pressionou a Duma ( parlamento russo) para nomear um novo governo. O czar foi obrigado a renunciar.

14 Monarquia czarista foi substituída pela república liberal – por Kerensky Proclamou-se as liberdades fundamentais e anistiou os presos políticos.

15 REVOLUÇÃO DE OUTUBRO/1917 ( novembro no calendário ocidental) Lênin retorna da Suíça – líder dos bolcheviques tomam o Palácio de Inverno, depuseram Kerensky e convocou-se o Congresso dos Sovietes sob a liderança de Lênin e Trostyk.

16 Ações a) 1917 – Rússia saiu da 1ª Guerra Mundial. b) Assinou o tratado de Brest-Litorsk( perdeu os territórios de : Polônia, Bessarábia, Letônia, Estônia, Lituânia e Finlândia. c) Estradas e bancos foram nacionalizados, terras divididas entre camponeses – produção controlada por operários. d) Criado o Exército Vermelho por Trotsky encarregado de combater os inimigos da revolução, contra o Exército Branco.

17 Projeto Socialista – abolir a propriedade privada. Projeto Bolchevique – terra distribuída aos camponeses, fortalecendo os vínculos dos camponeses com a propriedade.

18 1918 – Guerra civil contra os bolcheviques

19 Exército branco – burguesia / aristocracia/ Mencheviques/ anarquistas/ países estrangeiros (EUA – Grã Bretanha – França e Japão). Exército vermelho – bolcheviques comandados por Trotsky.

20 ResultadoLênin estabeleceu: a) O comunismo de guerra: confiscou colheitas no campo para abastecer os soldados e a população urbana; b) A suspensão da liberdade de imprensa, greve e de associação; c) Partidos menchevique e socialista foram proibidos; d) Czar e sua família que estavam presos foram executados.

21 1921 – Vitória do Exército vermelho e a sobrevivência do Estado socialista: Rússia arruinada.

22 Para recuperar a economia o X Congresso do Partido Comunista aprovou a Nova Política Econômica – NEP Objetivo: Evitar a falência da economia e salvar o regime socialista.

23 1922 – Rússia passou a fazer parte da U.R.S.S – Com a morte de Lênin – nova disputa entre Trotsky e Stalin – Voltou a ser somente Rússia

24 Stalin governou a URSS até sua morte em O isolamento da URSS obrigou o governo a financiar o desenvolvimento econômico: a) Desenvolveu a indústria de base; b) Investiu na educação e na qualificação da mão de obra; c) Formou cooperativas agrícolas: os kolkhozes e sovkhozes para ampliar a produção do campo.

25 Características da política stalinista: a) Sistema de partido único; b) Opressão às nacionalidades; c) Burocratização do Estado; d) Proibição da liberdade de imprensa e de pensamento; e) Julgamentos forjados.

26 Créditos:Educadora: Marlene Bondi de Laet Colégio Passionista São Paulo da Cruz. 9º ano


Carregar ppt "REVOLUÇÃO RUSSA (XIX e início do século XX) Cerca de 170 milhões de habitantes. Czar governava com o apoio do clero ortodoxo Absolutismo População formada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google