A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO RUSSA - 1917. Revolução Russa: iniciada em 08/03/1917, terminou com a vitória dos bolcheviques liderados por Lênin. Em 1918, sob nova Constituição,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO RUSSA - 1917. Revolução Russa: iniciada em 08/03/1917, terminou com a vitória dos bolcheviques liderados por Lênin. Em 1918, sob nova Constituição,"— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO RUSSA

2 Revolução Russa: iniciada em 08/03/1917, terminou com a vitória dos bolcheviques liderados por Lênin. Em 1918, sob nova Constituição, a Rússia transformou-se na República Socialista Soviética e, em 1922, URSS. As reações internas foram intensas, a estatização e a planificação da economia só se realizaria plenamente no governo de STÁLIN. Stálin comandou a elaboração dos planos qüinqüenais, redirecionando os investimentos para a indústria de base e bélica. Com o poder nas mão e utilizando de repressão, comandava sem oposição. Disseminou os valores russos no Estado soviético desencadeando os conflitos étnicos do final do século XX.

3 O uso coletivo da terra através dos kolkhozes, cooperativas agrícolas, e dos sovkhozes, fazendas estatais. Estatização do setor industrial e bancário. Ausência de livre-mercado e de iniciativa produtiva, economia planificada em planos qüinqüenais, é monopólio estatal. No capitalismo, o direcionamento dos investimentos para expansão dos setores produtivos é decido pelos grupos detentores do capital, obedecendo às necessidades de mercado. No socialismo, as decisões são tomadas pelo Estado, obedecendo às necessidades internas prioritárias através da planificação econômica. No entanto, as metas eram apenas quantitativas. Centralização do poder, exercido com monopólio pelo PARTIDO COMUNISTA DA URSS. SOCIALISMO NA URSS: Uso da terra e indústria

4

5 GUERRA FRIA ORDEM BIPOLAR URSS X EUA Socialismo X Capitalismo Pacto de Varsóvia X OTAN

6 Os EUA foram os grandes beneficiados, pois, durante a guerra e por um longo período após o seu término, constituíram-se no principal fornecedor de mercadorias e capital para os países envolvidos no conflito. A URSS foi a outra grande vencedora. Recuperou os territórios da Estônia, Letônia e Lituânia, parte do território da Polônia e da Romênia, anexou a Prússia Oriental e estendeu a sua influência a todo o LESTE EUROPEU e à parte oriental da Alemanha. A URSS tinha interesse na implantação do socialismo no Leste Europeu, pois: passariam a formar um bloco alinhado a ela, para se opor aos EUA e aos países capitalistas europeus; teriam suas economias e o mercado a serviço do crescimento econômico soviético; seriam um escudo de proteção para o desenvolvimento soviético. A aliança entre os países capitalistas e a URSS, durante a 2ª Guerra Mundial, foi assegurada apenas pela necessidade da luta contra o inimigo comum, a Alemanha. O pós-guerra deixou claro que entre esses países existiam mais diferenças que afinidades.

7


Carregar ppt "REVOLUÇÃO RUSSA - 1917. Revolução Russa: iniciada em 08/03/1917, terminou com a vitória dos bolcheviques liderados por Lênin. Em 1918, sob nova Constituição,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google