A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SURGIRAM A PARTIR DE CRÍTICAS AO CAPITALISMO COMO: MONOPOLIZAÇÃO, OU SEJA CONCENTRAÇÃO DE CAPITAL NAS MÃOS DE POUCAS PESSOAS, EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DESIGUALDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SURGIRAM A PARTIR DE CRÍTICAS AO CAPITALISMO COMO: MONOPOLIZAÇÃO, OU SEJA CONCENTRAÇÃO DE CAPITAL NAS MÃOS DE POUCAS PESSOAS, EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DESIGUALDADE."— Transcrição da apresentação:

1 SURGIRAM A PARTIR DE CRÍTICAS AO CAPITALISMO COMO: MONOPOLIZAÇÃO, OU SEJA CONCENTRAÇÃO DE CAPITAL NAS MÃOS DE POUCAS PESSOAS, EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DESIGUALDADE SOCIAL ASSENTADO EM PROPRIEDADES PRIVADAS

2 PARA ENGELS E MARX PARA MUDAR O SISTEMA ECONÔMICO SERIA NECESSÁRIO UMA REVOLUÇÃO ORGANIZADA DOS OPERÁRIOS QUE PASSARIAM POR DUAS FASES: -FASE SOCIALISTA -FASE COMUNISTA

3 PRIMEIRO ESTADO SOCIALISTA: RÚSSIA – DEPOIS COM A URSS COMEÇOU ABRANGER 30% DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. DURANTE DÉCADAS O SOCIALISMO PARECIA SER O FUTURO DA HUMANIDADE, AFINAL O MUNDO CAPITALISTA PASSAVA POR VÁRIAS CRISES ECONÔMICAS E APRESENTAVA MUITA POBREZA EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS. A RÚSSIA SURGIU PRIMEIRAMENTE COM AS IDEIAS SOCIALISTAS, PORÉM RECEBEU GRANDE OPOSIÇÃO. RÚSSIA GANHA APOIO INTERNACIONAL E MONTA EM 1922 NO GOVERNO DE LÊNIN A URSS. EM 1927 STÁLIN CONCENTRA TODO PODER DA URSS EM SUAS MÃOS FAZENDO FERROVIAS, RODOVIAS NAS ÁREAS MAIS DISTANTES, IMPULSIONANDO UMA MIGRAÇÃO RUSSA. AS DIFICULDADES COM O MUNDO CAPITALISTA MANTEVE A URSS ISOLADA DURANTE DÉCADAS, SOMENTE DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL O PAÍS AMPLIOU SUAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

4 URSS VER MAPA PÁGINA 5

5 O SISTEMA SOCIALISTA É ASSENTADO: PROPRIEDADE ESTATAL DOS MEIOS DE PRODUÇÃO. PRODUÇÃO E CONSUMO PLANEJADOS REDISTRIBUIÇÃO DE RENDA. O ESTADO DETÉM IMENSO PODER, CENTRALIZANDO TODA A ECONOMIA E CRIAVA E DERICIONAVA PLANOS. NOS SISTEMA DE ECONOMIA PLANIFICADA NÃO EXISTE MERCADO DE CAPITAIS, POIS AS EMPRESAS PERTENCEM A TODOS. TAMBÉM NÃO EXISTE MERCADO DE TRABALHO, UMA VEZ QUE TODOS DEVERIAM TRABALHAR E RECEBER SALÁRIOS SEMELHANTES. CASO INESPERADAMENTE HOUVESSE UM TRABALHADOR DESEMPREGADO, ESSE TERIA O DIREITO DE RECEBER UM PAGAMENTO ENQUANTO ESPERAVA SUA VAGA.

6 A PARTIR DO FIM DA DÉCADA DE 1980, O MODELO SOVIÉTICO ATINGIU SUA CRISE ECONÔMICA E POLÍTICA, LEVANDO AO FIM DA URSS EM DEZEMBRO DE A PARTIR DESSE MOMENTO TODAS AS ECONOMIAS, AGORA INDEPENDENTES ESTÃO PROCURANDO ELIMINAR A PLANIFICAÇÃO DA ECONOMIA E TRANSFORMÁ-LAS EM ECONOMIAS DE MERCADO (CAPITALISMO). SÃO AS ECONOMIAS EM TRANSIÇÃO. ATUALMENTE APENAS CUBA E COREIA DO NORTE PERMANECEM NESSE SISTEMA.

7

8 Socialismo ideal, foi criado por Karl Marx, onde idealizou uma sociedade sem classes, onde o Estado seria controlado pelos trabalhadores e com o passar do tempo esse seria extinto, dando ao lugar ao comunismo, sem propriedade privada e sem classes sociais. Socialismo real, no discurso foi baseado nas ideias de Marx, mas na prática foi bem diferente. O partido comunista prometendo o igualitarismo, logo aboliu toda forma de contestação, greves operárias, que de vez enfraquecer o Estado, o fortaleceu, controlando tudo e todos, impedindo qualquer liberdade de expressão.

9 A PARTIR DE 1960, COMEÇA UMA SÉRIE DE PRÁTICAS INADEQUADAS NA URSS. DE VEZ INVESTIR NA INDUSTRIALIZAÇÃO, A PRIORIDADE SE TORNOU A MILITARIZAÇÃO (GUERRA FRIA). O EXCESSO DE BUROCRACIA IMPEDIA O CRESCIMENTO ECONÔMICO. RESULTADO: A ALEMANHA OCIDENTAL E JAPÃO ULTRAPASSAM A URSS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. COM FOCO NA GUERRA FRIA E O EXCESSO DE BUROCRACIA IMPEDIRAM QUE A URSS ALCANÇASSE A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

10 CADA EMPRESA ERA COMANDADA PELO GOVERNO O QUE DEVERIA FAZER NO PERÍODO DE CINCO ANOS. QUANDO FATOS INESPERADOS OCORRIAM, ATRAPALHAVAM A REALIZAÇÃO DOS PLANOS. NÃO HAVIA MOTIVAÇÃO TECNOLÓGICA DAS EMPRESAS, AFINAL NÃO HAVIA CONCORRÊNCIA E OS SALÁRIOS ERAM HOMOGENEIZADOS, OU SEJA, NÃO HAVIA ESTÍMULO PELOS TRABALHADORES EM SUBIR DE CARGO. A NÃO SER QUE PERTENCESSE A UM ALTO CARGO DO PARTIDO COMUNISTA, DO QUAL HAVIA PRIVILÉGIOS, DIFERENTEMENTE DO RESTANTE DA POPULAÇÃO. A COMUNICAÇÃO ENTRE OS PAÍSES DA URSS ERA OUTRO PROBLEMA AGRAVANTE, AFINAL A REGIÃO TEM MAIS DE 120 DIALETOS.

11

12 Após a 2ª Guerra Mundial (1945), o mundo viveu um momento de tensão, ou seja, a Guerra Fria. Guerra Fria foi a disputa de duas potências econômicas: Estados Unidos capitalista e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

13 Após 1980 as economias planificadas (socialistas) entraram em dificuldades e a maioria dos países começaram a se voltar para o capitalismo. (economias de mercado). Isto porque as economias planificadas não conseguiram acompanhar a intensa modernização que as economias de mercado alcançaram. Por essa razão esses países (principalmente do leste europeu ou CEI – Comunidade dos Estados Independentes) são chamados de economias de transição.

14 COM O CAPITALISMO REINANDO NESSES PAÍSES, MUITOS PROBLEMAS COMEÇARAM A APARECER COMO AUMENTO DA CRIMINALIDADE, TRÁFICO DE DROGAS, PROSTITUIÇÃO... ISTO PORQUE NUMA ECONOMIA PLANIFICADA, O TRABALHO ERA GERAL, NÃO HAVENDO DESEMPREGO. JÁ COM AS EMPRESAS PRIVADAS DO SISTEMA CAPITALISTA, CUJA A PREOCUPAÇÃO SÃO OS LUCROS E A RENTABILIDADE, A SITUAÇÃO MUDOU. MUITOS FUNCIONÁRIOS FORAM SUBSTITUÍDOS POR MÁQUINAS QUE FAZEM O TRABALHO MAIS RÁPIDO EM GRANDE QUANTIDADES E MUITAS VEZES A FINALIDADE DE REDUZIR OS GASTOS LEVA AO CAPITALISTA FAZER CORTES NA FOLHA DE PAGAMENTO. POR ESSA RAZÃO, CRESCEU NOS ÚLTIMOS ANOS GRUPOS POLÍTICOS NACIONALISTAS E ATÉ OS ANTIGOS SOCIALISTAS QUERENDO VOLTAR AO SISTEMA DO PASSADO. MUITOS NACIONALISTAS ACREDITAM QUE OS ESTRANGEIROS TROUXERAM PROBLEMAS PARA O PAÍS

15


Carregar ppt "SURGIRAM A PARTIR DE CRÍTICAS AO CAPITALISMO COMO: MONOPOLIZAÇÃO, OU SEJA CONCENTRAÇÃO DE CAPITAL NAS MÃOS DE POUCAS PESSOAS, EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DESIGUALDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google