A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MUNDO DIVIDIDO: CAPITALISMO / SOCIALISMO Prof. Tiago Rodrigues (Geografia)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MUNDO DIVIDIDO: CAPITALISMO / SOCIALISMO Prof. Tiago Rodrigues (Geografia)"— Transcrição da apresentação:

1 O MUNDO DIVIDIDO: CAPITALISMO / SOCIALISMO Prof. Tiago Rodrigues (Geografia)

2 O SISTEMA CAPISTALISTA

3 INTRODUÇÃO É um sistema econômico baseado na economia de mercado (livre concorrência); A propriedade é privada, ou seja, é particular a cada proprietário; A lógica do sistema é a constante reprodução de capital (meios de produção) e o lucro;

4 DIVISÃO DE CLASSES SOCIAIS A sociedade capitalista é dividida em: a) Burguesia: grandes empresários ou capitalistas ou burgueses. É considerada a classe dominante do sistema, pois detém os meios de produção ou capital (fábricas, indústrias, máquinas etc.); b) Proletariado: trabalhadores ou proletários assalariados. Vendem a sua força de trabalho e recebem em troca um salário; Classe média: pequenos empresários, profissionais liberais e trabalhadores com salários melhores (várias faixas) – estes últimos não deixam de ser proletários (somente diferenciados).

5 Fonte:

6 FASES DO CAPITALISMO 1. Capitalismo Comercial Queda do Feudalismo; Mercantilismo (grandes navegações e acumulação primitiva de capitais); Colonialismo (partilha da América). 2. Capitalismo Industrial Revolução Industrial; Liberalismo (pouca intervenção do Estado no sistema); Imperialismo (domínio de grandes empresas no mundo); Partilha da África (1885).

7 FASES DO CAPITALISMO 3. Capitalismo Financeiro Neoliberalismo (economia livre, mas com ajuda/intervenção do Estado); Globalização do sistema; Terceira Revolução Industrial (nuclear, informática, robótica, telecomunicações); Período técnico-científico.

8 Fonte:

9 O SISTEMA SOCIALISTA

10 INTRODUÇÃO Sistema econômico alternativo ao capitalismo; Propriedade pública estatal (Estado), ou seja, de todas as pessoas, gerenciada pelo governo; Não há classes como no capitalismo, é o Estado que controla a economia, mas existem diferenças conforme o tipo e a quantidade de trabalho; Economia planificada, ou Economia estruturada pelo Estado, em que não há concorrência, atendendo às prioridades da sociedade em planos quinquenais;

11 INTRODUÇÃO Foi idealizado no séc. XIX por pensadores influentes (ex.: Karl Marx, Friedrich Engels, A Internacional...); Não visa o lucro, busca atender os interesses sociais da população; Vários países aderiram à experiência do Socialismo (ex- URSS – União das Repúblicas Soviéticas Socialistas, China, ex-Iugoslávia etc.); Atualmente, poucos países ainda se baseiam no socialismo (Cuba e Coréia do Norte, por exemplo).

12 Fonte:

13 CAPITALISMO X SOCIALISMO Durante a Guerra Fria ( ), duas superpotências se confrontaram ideologicamente; a) EUA – superpotência capitalista; b) Ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – superpotência socialista; Não houve guerra declarada; As superpotências disputavam influência de países e desenvolvimento de tecnologia e pesquisa.

14 Bandeira-símbolo do Socialismo/Comunismo (URSS) Bandeira-símbolo Capitalismo (EUA)


Carregar ppt "O MUNDO DIVIDIDO: CAPITALISMO / SOCIALISMO Prof. Tiago Rodrigues (Geografia)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google