A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

[...] Todas as sociedades anteriores [...] se basearam no antagonismo entre classes opressoras e classes oprimidas. Mas para oprimir uma classe é preciso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "[...] Todas as sociedades anteriores [...] se basearam no antagonismo entre classes opressoras e classes oprimidas. Mas para oprimir uma classe é preciso."— Transcrição da apresentação:

1

2 [...] Todas as sociedades anteriores [...] se basearam no antagonismo entre classes opressoras e classes oprimidas. Mas para oprimir uma classe é preciso poder garantir-lhe condições tais que lhe permitam pelo menos uma existência servil. O servo, em plena servidão, conseguiu tornar-se membro da comuna, da mesma forma que o pequeno burguês, sob o jugo do absolutismo feudal, elevou-se à categoria de burguês. O operário moderno, pelo contrário, longe de se elevar com o progresso da indústria, desce cada vez mais, caindo abaixo das condições de sua própria classe. O trabalhador torna-se um indigente e o pauperismo cresce ainda mais rapidamente do que a população e a riqueza. [...]

3 1- Qual era a base comum a todas as sociedades existentes até o século XIX? 2- Que grupos sociais são mencionados no texto? 3- Qual é a situação do operário moderno? 4- Existe possibilidade de ascensão econômica e social em sociedades com sistemas econômicos anteriores ao capitalismo?

4

5 OS NOBRESO POVO

6 EM 1903 O PARTIDO OPERÁRIO SOCIALDEMOCRATA RUSSO (POSDR) SE DIVIDE EM DOIS GRUPOS: 1. MENCHEVIQUES: (MENSHE = MENOS). SÃO MINOROTÁRIOS NO CONGRESSO DA SOCIAL DEMOCRACIA DOS TRABALHADORES RUSSOS. SÃO MARXISTAS ORTODOXOS QUE PREGAM O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA CAPITALISTA, PARA SÓ ENTÃO ALMEJAR O SOCIALISMO. SEU LÍDER: MARTOV 2. BOLCHEVIQUES: (BOLSHE = MAIS). SÃO MAIORIA NO CONGRESSO DE TRABALHADORES. DEFENDEM A REVOLUÇÃO SOCIALISTA, A INSTALAÇÃO DA DITADURA DO PROLETARIADO COM A ALIANÇA DE OPERÁRIOS E CAMPONESES. SEU LÍDER: VLADIMIR ILITCH LENIN

7 : Guerra Russo-Japonesa Diante das disputas imperialistas, o império russo travou uma guerra contra o Japão, vislumbrando conquistar os territórios da Coreia e da Manchúria. Como já era esperado, os russos foram derrotados e, em razão dos custos da guerra, passaram por uma grave crise econômica.

8

9

10

11 A Revolução de Fevereiro - Os mencheviques assumem o governo. - Proclamação da República. - O governo declarou: - Anistia aos presos políticos; - Adoção da jornada de trabalho de oito horas; - Liberdade de imprensa e associação. - Permanência das tropas russas na guerra - Revolta popular

12 Pão, paz, terra! Todo poder aos soviets!

13 A Revolução de Outubro - Os Bolchevique assumem o poder. - A Rússia negocia a paz com a Alemanha e sai da guerra. - Realização do Segundo Congresso dos Soviets: Realização da reforma agrária; Nacionalização dos bancos e das empresas estrangeiras; Adoção do regime de autogestão operária nas fábricas;

14 A Guerra Civil ( ) - Integrantes da Igreja Ortodoxa, burguesia e setores populares contrários aos bolchevique uniram- se para assumir o governo. - Exército Branco X Exército Vermelho - Endurecimento do regime em nome da Revolução Proletária. - Vitória bolchevique = Os líderes se viram diante de dois desafio: - Recuperar o país; - Atender às reivindicações de uma população insatisfeita com a miséria e a falta de liberdade.

15 A Nova Política Econômica (NEP) SEGUNDA ETAPA DO PLANO ECONÔMICO DE VLADIMIR LENIN COMBINOU PRINCIPIOS SOCIALISTAS E ELEMENTOS CAPITALISTAS. 1. ESTIMULA A PEQUENA MANUFATURA PRIVADA. 2. ESTIMULA O PEQUENO COMÉRCIO E A VENDA LIVRE DE PRODUTOS PELOS CAMPONESES NOS MERCADOS. 3. MOTIVA E IMPULSA A PRODUÇÃO DO PAÍS. 4. GARANTE O ABASTECIMENTO E COMBATE A FALTA DE PRODUTOS. A NEP DUROU ATÉ 1928 E OBTEVE A RECUPERAÇÃO PARCIAL DA ECONOMIA SOVIÊTICA E A REATIVAÇÃO DE SETORES FUNDAMENTAIS, FAZENDO CRESCER A PRODUÇÃO INDUSTRIAL, AGRÍCOLA E O COMÉRCIO.

16 1924 – Morte de Lênin. Crise sucessória: Trótsky Stálin 1927 – Stálin assume o poder e Trótsky é obrigado a se exilar.

17 1928- Substituição da NEP pelos Planos Quinquenais (planificação da economia). Objetivo de acelerar o processo de desenvolvimento da União Soviética. Os Planos Quinquenais eram implantados de cinco em cinco anos, onde estipulavam-se prioridades para os setores industrial e agrícola. Governo centralizado em Moscou (Partido Comunista), elitizado e com características totalitárias Decepção dos marxistas.

18


Carregar ppt "[...] Todas as sociedades anteriores [...] se basearam no antagonismo entre classes opressoras e classes oprimidas. Mas para oprimir uma classe é preciso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google