A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I.1. A Revolução Soviética Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I.1. A Revolução Soviética Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX."— Transcrição da apresentação:

1 I.1. A Revolução Soviética Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX

2 O Império Russo Governado pelo czar Nicolau II; Monarquia absoluta, poder autocrático (ilimitado); Apoiado pelo Clero (Igreja Ortodoxa) e pelo Exército. Máxima extensão do Império Russo (1865)

3 Aspectos económicos Território vasto e rico em recursos naturais; Economia baseada na agricultura (85% da produção): lavoura arcaica (rudimentar e pouco produtiva); Maioria das propriedades em mãos da nobreza e do clero; Indústria pouco desenvolvida: representava apenas 5% da produção mundial, concentrava-se em apenas duas cidades (São Petesburgo e Moscovo) e dependia de capitais do Estado e estrangeiros; Comércio: setor pouco dinâmico.

4 Aspectos sociais Sociedade marcada por grande desigualdade, dominada pelas classes privilegiadas; Clero e nobreza senhores da maioria das propriedades; Burguesia insignificante e sem capitais; Camponeses (80% da população) em regime servil, esmagados pelo pagamento de rendas e impostos elevados às classes privilegiadas; Operários (2% da população) sem qualificação, condições de trabalho ou direitos.

5 O Domingo Sangrento Após sucessivas derrotas na guerra contra o Japão ( ), em 22 de Janeiro de 1905 operários concentraram-se diante do Palácio de Inverno do Czar, reivindicando melhores condições de trabalho e de vida; A guarda do Czar abriu fogo sobre a multidão fazendo vítimas e espalhando o pânico; Nicolau II sentiu-se ameaçado e: Permitiu a formação de partidos políticos, destacando-se o Partido Operário Social-Democrático, constituído por duas alas: os Mencheviques e os Bolcheviques; Constituiu a Duma (Parlamento).

6 Imagens do Domingo Sangrento: Abaixo: as tropas em linha confrontam a multidão; À direita: Carga de cavalaria sobre os manifestantes deixa mortos e feridos.

7 BolcheviquesMencheviques Palavra que vem do russo, Maioria; Grupo formado por camponeses e operários; Defendiam a instauração de um regime socialista; Liderados por Vladimir Ilich Ulianov Lenin. Palavra que vem do russo, Minoria; Grupo formado pela burguesia e camponeses ricos; Defendiam a instauração do capitalismo liberal.

8 O ingresso na 1ª Guerra Mundial O Império Russo ingressou na 1ª Guerra Mundial; Com um exército pouco preparado e com escassos recursos, acumulou derrotas e baixas; As dificuldades económicas do Império agravaram-se e a fome instaurou-se entre a população. A Duma, controlada pelo Czar e pela aristocracia, foi dissolvida em Janeiro de 1917, acusada de corrupção.

9 Revolução de Fevereiro de 1917 Iniciada pela população em São Petesburgo, com apoio das tropas; Promovida pelos Mencheviques, chefiados por Kerenski e Lvov, adeptos de uma revolução por etapas; O Czar foi forçado a abdicar; Instalou-se o Comitê Executivo Provisório, de natureza liberal, apoiado pelos Mencheviques; Difundiram-se por toda a Rússia os Sovietes – assembleias de operários, soldados e camponeses, controladas pelos Bolcheviques.

10 Principais medidas tomadas: Abolição da pena de morte; Anistia para os presos políticos e os exilados; Abolição das diferenças relacionadas a etnias e a religião; Convocação de uma Assembleia Constituinte. Oposição dos Bolcheviques que reivindicam uma revolução profunda e não apenas reformas superficiais: Liderados por Lenine e Trotski, inspirados na ideologia socialista marxista; Defendem a coletivização de toda a economia Russa e a instauração de uma ditadura do proletariado.

11 Revolução de Outubro de 1917 Em Outubro de 1917 os Bolcheviques, liderados por Lenine, destituíram o governo provisório e instauraram um governo revolucionário; A Assembleia foi dissolvida e o poder Legislativo entregue ao Congresso dos Sovietes; O novo governo assinou com o Império Alemão o Tratado de Brest-Litvosk (Março de 1918), retirando a Rússia do conflito. Vladimir Ilich Ulianov - Lenin

12 A ação de Lenine ( ) Para implementar o Regime Socialista, Lenine: Aboliu a propriedade privada; Expropriou as grandes propriedades, entregues aos Sovietes camponeses e aos Comités Agrários; Requisitou as colheitas, deixando os produtores apenas com o necessário para consumo próprio; Nacionalizou as empresas (indústria e comércio) com mais de dez operários; Nacionalizou a banca e o comércio externo.

13 A guerra civil As medidas de Lenine acirram a oposição de elementos da Burguesia e da aristocracia; Iniciou-se a Guerra Civil Russa ( ), onde se enfrentaram o Exército Branco (Menchevique), apoiado pela Inglaterra, a França, os EUA e o Japão, e o Exército Vermelho (Bolchevique), liderado por um dos principais aliados de Lenin, Trotski.

14 A ação de Lenine ( ) 1ª etapa ( ): O comunismo de guerra Instituição do partido único, o Partido Comunista Bolchevique (depois PCUS); Criação de uma polícia política (Tcheka); Estabelecimento da Censura; Perseguição, detenção, tortura e execução de todos os adversários políticos.

15 A grande fome (1921) A guerra civil estendeu-se até 1921, com a vitória dos Bolcheviques e a completa ruína económica da Rússia; Em 1921 uma vasta fome causou a morte de 5 milhões de pessoas; Diante do agravamento da crise e da ameaça de revolta das populações, Lenine foi obrigado a recuar nas suas políticas radicais e introduziu o que chamou de capitalismo de Estado: a Nova Política Económica (NEP).

16 A ação de Lenine ( ) 2ª Etapa ( ): Nova Política Económica Fim da requisição de géneros agrícolas: os camponeses podiam comercializar os excedentes livremente; Desnacionalização das indústrias com menos de 21 operários; Permissão de pequenas empresas e de explorações privadas; Retorno parcial à economia de mercado, com liberdade de comércio interno e autorização de investimentos estrangeiros para modernização da indústria; Permaneceram nacionalizados setores-chave como a banca, a energia, a indústria pesada e o comércio externo.

17 Evolução da economia Russa Terras cultivadas (milhões de ha) 10577,787,3 Produção de cerais (milhões de toneladas) Carvão (milhões de toneladas) 2910,336,4 Eletricidade (milhões de kwh) 1,90,55 In: BARREIRA, Aníbal; MOREIRA, Mendes. Rumos da História 9. Edições ASA.

18 Da Rússia à URSS A Rússia ocupava um vasto território, com diferentes povos, línguas e culturas; Para administrá-la, em 1918 foi criada uma estrutura federal; Em 1922 uma nova Constituição forma a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), tendo o Russo como língua oficial.

19 Conceitos Comunismo – doutrina económico-social e política desenvolvida por Marx, baseada na propriedade coletiva e na sociedade sem classes. Marxismo-leninismo – doutrina política desenvolvida por Lenine com base na interpretação do Marxismo, e que defendia a instauração de uma sociedade sem classes e a ditadura do proletariado como fase transitória para o comunismo.


Carregar ppt "I.1. A Revolução Soviética Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google