A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I.1. A Revolução Soviética Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I.1. A Revolução Soviética Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX."— Transcrição da apresentação:

1 I.1. A Revolução Soviética Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX

2 O Império Russo Governado pelo czar Nicolau II; Monarquia absoluta, poder autocrático (ilimitado); Apoiado pelo Clero (Igreja Ortodoxa) e pelo Exército. Máxima extensão do Império Russo (1865)

3 Aspectos económicos Território vasto e rico em recursos naturais; Economia baseada na agricultura (85% da produção): lavoura arcaica (rudimentar e pouco produtiva); Maioria das propriedades em mãos da nobreza e do clero; Indústria pouco desenvolvida: representava apenas 5% da produção mundial, concentrava-se em apenas duas cidades (São Petesburgo e Moscovo) e dependia de capitais do Estado e estrangeiros; Comércio: setor pouco dinâmico.

4 Aspectos sociais Sociedade marcada por grande desigualdade, dominada pelas classes privilegiadas; Clero e nobreza senhores da maioria das propriedades; Burguesia insignificante e sem capitais; Camponeses (80% da população) em regime servil, esmagados pelo pagamento de rendas e impostos elevados às classes privilegiadas; Operários (2% da população) sem qualificação, condições de trabalho ou direitos.

5 O Domingo Sangrento Após sucessivas derrotas na guerra contra o Japão (1904- 1905), em 22 de Janeiro de 1905 operários concentraram-se diante do Palácio de Inverno do Czar, reivindicando melhores condições de trabalho e de vida; A guarda do Czar abriu fogo sobre a multidão fazendo vítimas e espalhando o pânico; Nicolau II sentiu-se ameaçado e: Permitiu a formação de partidos políticos, destacando-se o Partido Operário Social-Democrático, constituído por duas alas: os Mencheviques e os Bolcheviques; Constituiu a Duma (Parlamento).

6 Imagens do Domingo Sangrento: Abaixo: as tropas em linha confrontam a multidão; À direita: Carga de cavalaria sobre os manifestantes deixa mortos e feridos.

7 BolcheviquesMencheviques Palavra que vem do russo, Maioria; Grupo formado por camponeses e operários; Defendiam a instauração de um regime socialista; Liderados por Vladimir Ilich Ulianov Lenin. Palavra que vem do russo, Minoria; Grupo formado pela burguesia e camponeses ricos; Defendiam a instauração do capitalismo liberal.

8 O ingresso na 1ª Guerra Mundial O Império Russo ingressou na 1ª Guerra Mundial; Com um exército pouco preparado e com escassos recursos, acumulou derrotas e baixas; As dificuldades económicas do Império agravaram-se e a fome instaurou-se entre a população. A Duma, controlada pelo Czar e pela aristocracia, foi dissolvida em Janeiro de 1917, acusada de corrupção.

9 Revolução de Fevereiro de 1917 Iniciada pela população em São Petesburgo, com apoio das tropas; Promovida pelos Mencheviques, chefiados por Kerenski e Lvov, adeptos de uma revolução por etapas; O Czar foi forçado a abdicar; Instalou-se o Comitê Executivo Provisório, de natureza liberal, apoiado pelos Mencheviques; Difundiram-se por toda a Rússia os Sovietes – assembleias de operários, soldados e camponeses, controladas pelos Bolcheviques.

10 Principais medidas tomadas: Abolição da pena de morte; Anistia para os presos políticos e os exilados; Abolição das diferenças relacionadas a etnias e a religião; Convocação de uma Assembleia Constituinte. Oposição dos Bolcheviques que reivindicam uma revolução profunda e não apenas reformas superficiais: Liderados por Lenine e Trotski, inspirados na ideologia socialista marxista; Defendem a coletivização de toda a economia Russa e a instauração de uma ditadura do proletariado.

11 Revolução de Outubro de 1917 Em Outubro de 1917 os Bolcheviques, liderados por Lenine, destituíram o governo provisório e instauraram um governo revolucionário; A Assembleia foi dissolvida e o poder Legislativo entregue ao Congresso dos Sovietes; O novo governo assinou com o Império Alemão o Tratado de Brest-Litvosk (Março de 1918), retirando a Rússia do conflito. Vladimir Ilich Ulianov - Lenin

12 A ação de Lenine (1917-1924) Para implementar o Regime Socialista, Lenine: Aboliu a propriedade privada; Expropriou as grandes propriedades, entregues aos Sovietes camponeses e aos Comités Agrários; Requisitou as colheitas, deixando os produtores apenas com o necessário para consumo próprio; Nacionalizou as empresas (indústria e comércio) com mais de dez operários; Nacionalizou a banca e o comércio externo.

13 A guerra civil As medidas de Lenine acirram a oposição de elementos da Burguesia e da aristocracia; Iniciou-se a Guerra Civil Russa (1918-1921), onde se enfrentaram o Exército Branco (Menchevique), apoiado pela Inglaterra, a França, os EUA e o Japão, e o Exército Vermelho (Bolchevique), liderado por um dos principais aliados de Lenin, Trotski.

14 A ação de Lenine (1917-1924) 1ª etapa (1918-1921): O comunismo de guerra Instituição do partido único, o Partido Comunista Bolchevique (depois PCUS); Criação de uma polícia política (Tcheka); Estabelecimento da Censura; Perseguição, detenção, tortura e execução de todos os adversários políticos.

15 A grande fome (1921) A guerra civil estendeu-se até 1921, com a vitória dos Bolcheviques e a completa ruína económica da Rússia; Em 1921 uma vasta fome causou a morte de 5 milhões de pessoas; Diante do agravamento da crise e da ameaça de revolta das populações, Lenine foi obrigado a recuar nas suas políticas radicais e introduziu o que chamou de capitalismo de Estado: a Nova Política Económica (NEP).

16 A ação de Lenine (1917-1924) 2ª Etapa (1921-1924): Nova Política Económica Fim da requisição de géneros agrícolas: os camponeses podiam comercializar os excedentes livremente; Desnacionalização das indústrias com menos de 21 operários; Permissão de pequenas empresas e de explorações privadas; Retorno parcial à economia de mercado, com liberdade de comércio interno e autorização de investimentos estrangeiros para modernização da indústria; Permaneceram nacionalizados setores-chave como a banca, a energia, a indústria pesada e o comércio externo.

17 Evolução da economia Russa 191319221928 Terras cultivadas (milhões de ha) 10577,787,3 Produção de cerais (milhões de toneladas) 805673 Carvão (milhões de toneladas) 2910,336,4 Eletricidade (milhões de kwh) 1,90,55 In: BARREIRA, Aníbal; MOREIRA, Mendes. Rumos da História 9. Edições ASA.

18 Da Rússia à URSS A Rússia ocupava um vasto território, com diferentes povos, línguas e culturas; Para administrá-la, em 1918 foi criada uma estrutura federal; Em 1922 uma nova Constituição forma a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), tendo o Russo como língua oficial.

19 Conceitos Comunismo – doutrina económico-social e política desenvolvida por Marx, baseada na propriedade coletiva e na sociedade sem classes. Marxismo-leninismo – doutrina política desenvolvida por Lenine com base na interpretação do Marxismo, e que defendia a instauração de uma sociedade sem classes e a ditadura do proletariado como fase transitória para o comunismo.


Carregar ppt "I.1. A Revolução Soviética Tema I: A Europa e o Mundo no limiar do século XX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google