A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Revolução Russa. Objetivos Estabelecer a importância da Revolução Russa para o século XX e para os dias atuais. Relacionar a Revolução Russa as ideologias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Revolução Russa. Objetivos Estabelecer a importância da Revolução Russa para o século XX e para os dias atuais. Relacionar a Revolução Russa as ideologias."— Transcrição da apresentação:

1 A Revolução Russa

2 Objetivos Estabelecer a importância da Revolução Russa para o século XX e para os dias atuais. Relacionar a Revolução Russa as ideologias do século XIX e do XX. Determinar as causas da Revolução Russa bem como suas etapas e consequências.

3 Origens da Revolução Russa Atraso social - imperava na Rússia uma quase servidão dos camponeses. Atraso político - o país vivia um absolutismo monárquico com Czarismo. Atraso econômico - o país vivia um situação próxima ao feudalismo.

4 Controle da indústria nacional pelo capital estrangeiro. Controle da indústria nacional pelo capital estrangeiro. Expansão das idéias socialistas - pelo Partido Operário Social Democrata Russo (Mais tarde chamado de Comunista). Expansão das idéias socialistas - pelo Partido Operário Social Democrata Russo (Mais tarde chamado de Comunista).

5 Derrota da Rússia na guerra Russo-japonesa de Repressão governamental no episódio do Domingo Sangrento. A derrota das tropas russas em muitas batalhas durante a 1ª Guerra.

6 O Domingo Sangrento

7 Bolchevistas e Menchevistas Denominações dadas aos partidários do Partido Operário Social Democrata Russo. Bolchevo significa em russo maioria e Menchevo minoria. Designações surgidas do congresso de 1901 da discussão sobre como se fazer a revolução na Rússia.

8 Os bolchevistas depois de 1922 foram chamados de comunistas e o POSDR de Partido Comunista.

9 Os Sovietes Conselhos formado pelos operários, camponeses e soldados, com o objetivo de se fazer reivindicações econômicas e políticas. Foram os sovietes os responsáveis pela deflagração do movimento.

10 A Revolução de Fevereiro Em março de 1917 (fevereiro pelo antigo calendário), uma manifestação contra o governo acaba por derrubar o Czar Nicolau pelo exército. Em março de 1917 (fevereiro pelo antigo calendário), uma manifestação contra o governo acaba por derrubar o Czar Nicolau pelo exército. O novo governo foi entregue ao príncipe Lvov, mas na prática era controlado por um socialista chamado de Kerenski.

11 Apesar do governo liderado por Kerenski preparar algumas reformas como leis sociais e ampliação da democracia, ele não tirou a Rússia da Guerra. Kerenski era apoiado pelos Menchevistas e pelos Kadetes (Partido Constitucional Democrata).

12 Aproveitando desta situação, a ala radical do PSDOR, os bolchevistas, liderado por Lenin, fizeram um novo movimento apoiado por grande parte do povo.

13 Os Romanov, em foto pouco antes da revolução. Toda a família foi morta pelos bolchevistas..

14 Em 6 de novembro (25 de outubro no calendário antigo) ao disparo de um canhão de um navio de guerra (o Aurora), os marinheiros saíram de da base naval de Kronstadt e tomaram a cidade de São Petersburgo (Petrogrado) Trotsky organizou então o Exército Vermelho com os soldados simpáticos aos bolchevistas.

15 Leon Trotsky organizou o Exercito Vermelho.

16 Começou a Guerra Civil entre o Exército Branco (menchevistas, kadetes, liberais) contra o Exército Vermelho(bolchevistas).

17 A Guerra Civil ( ) Durante a guerra houve a invasão da Rússia por exércitos estrangeiros (franceses e ingleses) apoiando as forças Brancas. Aplicação por Lenin do chamado de comunismo de guerra - medidas radicais de nacionalização das terras, desapropriação de comerciantes e industriais.

18 O exército Vermelho ganha a guerra. Os exércitos estrangeiros se retiram em É mudado o nome de Rússia pára a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) É fundado o Partido Comunista da Rússia pelos antigos bolchevistas (membros do antigo POSDR).

19 A Foice e o Martelo, símbolo do Partido Comunista. Se tornou símbolo da União Soviética.

20 A NEP ( ) Inicia a reconstrução do país que estava arrasado. Aplicação da NEP (Nova Política Econômica) - um conjunto de medidas de caráter capitalista, em escala limitada, para possibilitar a recuperação do país.

21 Vladimir Ilich Lenin ( ), primeiro lider da URSS

22 Entre as medidas foram permitidas a existência de empresas privadas, entrada de capital estrangeiro e divisão das terras pelos camponeses Lenin morre em Passa a haver uma disputa entre Trotsky e Stalin pelo poder na URSS. Stalin ganha apoio dentro do partido comunista e isola Trotsky.

23 A disputa envolvia propostas políticas distintas: Trostky propunha exportar a revolução (a Revolução Permanente) e Stalin propunha consolida-la primeiro na Rússia (a Revolução em um só país). Stalin se torna o novo presidente da URSS e inaugura uma nova fase da Rússia.

24 A Era de Stalin ( ) Com a morte de Lenin, Stalin assume o poder na URSS e estabelece um governo ditatorial. A revolução comunista toma um aspecto ditatorial.

25 Stalin determina a perseguição de inimigos políticos, em especial dentro do partido comunista e no exército. Milhares são deportados para prisões da Sibéria. Muitos foram mortos Passou a existir um grande progresso industrial apoiado na indústria de base e de armas.

26 Josef Stalin ( )

27 Começa a partir de 1928 o programa de coletivização - todas as terras foram estatizadas e colocada sob controle das fazendas coletivas (kolkozes) ou fazendas estatais (sovkozes). Também as fábricas e as lojas passaram a ser estatizadas.

28 Nasceu, desta forma, a estrutura econômica da URSS. Devido ao perigo do nazismo, os russos passam a priorizar a indústria bélica. A Segunda Guerra acentuou este desenvolvimento. Durante a Guerra a Rússia foi invadida, tendo grande parte de seu território destruído.

29

30 Cartaz soviético ironizando a exploração capitalista (estilo do realismo socialista)

31 Arte soviética (Realismo Socialista) enaltecendo a Revolução.

32 A União Soviética após Stalin ( ) Ao final da 2ª Guerra Mundial o país entra na Guerra Fria com os EUA. Ao final da 2ª Guerra Mundial o país entra na Guerra Fria com os EUA. Passou a existir um grande desenvolvimento, principalmente no setor militar e aeroespacial. Dois presidentes representaram o apogeu da URSS: Nikita Khrutchev e Leonid Brejnev.

33 Na década de 1980 a URSS passa a sofrer uma relativa decadência, principalmente no setor de informática e eletrônica. No final da década de 1980, o presidente Mikhail Gorbachev lança uma reforma política chamada de Perestroika e Glasnost, na tentativa de modernizar a URSS. Em 1991 a URSS deixa de existir, dando origem a 15 novas repúblicas.

34 Yuri Gagarin O Sputnik


Carregar ppt "A Revolução Russa. Objetivos Estabelecer a importância da Revolução Russa para o século XX e para os dias atuais. Relacionar a Revolução Russa as ideologias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google