A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Russa.. Queda de Impérios: Império Autro-Húngaro. Império Turco-Otomano. Império Russo. Nascimento de países: Polônia. Iugoslávia. Hungria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Russa.. Queda de Impérios: Império Autro-Húngaro. Império Turco-Otomano. Império Russo. Nascimento de países: Polônia. Iugoslávia. Hungria."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Russa.

2 Queda de Impérios: Império Autro-Húngaro. Império Turco-Otomano. Império Russo. Nascimento de países: Polônia. Iugoslávia. Hungria. Fragilidade das potências independências de colônias na Ásia e África. Estados Unidos como a potência econômica em expansão. Rússia: transformação da teoria comunista em proposta política. Queda de Impérios: Império Autro-Húngaro. Império Turco-Otomano. Império Russo. Nascimento de países: Polônia. Iugoslávia. Hungria. Fragilidade das potências independências de colônias na Ásia e África. Estados Unidos como a potência econômica em expansão. Rússia: transformação da teoria comunista em proposta política. Fim da Primeira Guerra Mundial.

3 Extensão do Império Russo em 1900.

4 Império se constituiu ao longo de três séculos. Estado absolutista russo, aliança justificada entre: Estado. Religião oficial do Império: a Igreja Ortodoxa. Absolutismo teocrático e despótico. Dificuldade de divulgação de ideias e valores iluministas (séc. XIX): Rigorosa censura. Repressão militar. Coerção religiosa. Família do czar Nicolau II. Império se constituiu ao longo de três séculos. Estado absolutista russo, aliança justificada entre: Estado. Religião oficial do Império: a Igreja Ortodoxa. Absolutismo teocrático e despótico. Dificuldade de divulgação de ideias e valores iluministas (séc. XIX): Rigorosa censura. Repressão militar. Coerção religiosa. Família do czar Nicolau II. Rússia czarista.

5 Aceleração do processo de industrialização e urbanização (séc. XIX): Fim do regime de servidão camponesa. Expansão da Revolução Industrial. Entrada de capitais estrangeiros (especialmente franceses). Mudanças sociais: Surgimento de classe operária. Soldados e marinheiros compunham populações urbanas. Soldados, marinheiros e camponeses eram excluídos dos privilégios desfrutados pelo clero ortodoxo, altos funcionários liberais, etc. Expansão do Império Napoleônico (séc. XIX), russos aproximaram: da contestação do absolutismo. de ideias sociais igualitárias. do Liberalismo político e econômico. Aceleração do processo de industrialização e urbanização (séc. XIX): Fim do regime de servidão camponesa. Expansão da Revolução Industrial. Entrada de capitais estrangeiros (especialmente franceses). Mudanças sociais: Surgimento de classe operária. Soldados e marinheiros compunham populações urbanas. Soldados, marinheiros e camponeses eram excluídos dos privilégios desfrutados pelo clero ortodoxo, altos funcionários liberais, etc. Expansão do Império Napoleônico (séc. XIX), russos aproximaram: da contestação do absolutismo. de ideias sociais igualitárias. do Liberalismo político e econômico. Industrialização e urbanização russas.

6 : Guerra russo-japonesa. Disputa pela região da Manchúria (região do Pacífico). Vencida pela Japão. Agravamento da situação econômica e social da Rússia. Insatisfação popular. 9 de janeiro de 1905: Passeata de populares até o Palácio de Inverno -São Petersburgo. Reivindicações liberais ou socialistas. Czar mandou soldados atirar em todos presentes. População exigiu: Legalização dos partidos políticos. Eleições para uma Assembleia Nacional – Duma : Guerra russo-japonesa. Disputa pela região da Manchúria (região do Pacífico). Vencida pela Japão. Agravamento da situação econômica e social da Rússia. Insatisfação popular. 9 de janeiro de 1905: Passeata de populares até o Palácio de Inverno -São Petersburgo. Reivindicações liberais ou socialistas. Czar mandou soldados atirar em todos presentes. População exigiu: Legalização dos partidos políticos. Eleições para uma Assembleia Nacional – Duma. Domingo Sangrento.

7

8 Algumas reivindicações dos trabalhadores: Jornada de trabalho de 8 horas por dia. Salários dignos. Liberdade de pensamento e de imprensa respeitadas. Liberdade para formação de sindicatos. Tendências políticas, como populistas e social-democratas formalizaram projetos e ações para a destituição do czarismo e a instituição de um novo sistema político. Algumas reivindicações dos trabalhadores: Jornada de trabalho de 8 horas por dia. Salários dignos. Liberdade de pensamento e de imprensa respeitadas. Liberdade para formação de sindicatos. Tendências políticas, como populistas e social-democratas formalizaram projetos e ações para a destituição do czarismo e a instituição de um novo sistema político. Crise do czarismo.

9 O que pretendia esses grupos políticos.

10 Início do século XX, os integrantes do POSDR divergiam quanto à forma de implantação do comunismo na Rússia. Ocasionou dissidência interna e o partido deu origem a dois grupos, interpretações diferenciadas do comunismo. Início do século XX, os integrantes do POSDR divergiam quanto à forma de implantação do comunismo na Rússia. Ocasionou dissidência interna e o partido deu origem a dois grupos, interpretações diferenciadas do comunismo.

11 Início em fevereiro de 1917 – movimento de massa contra o czarismo. Começou com a marcha de mulheres russas – homenagem ao Dia da Mulher: (São Petersburgo – 1914 – Petrogrado). 8 de março (no nosso calendário). 23 de fevereiro (calendário russo). Organizados em sovietes rebeleram contra tropas imperiais e exigência da extinção do czarismo. Nicolau II renunciou. Governo Provisório: Caráter liberal. Prosseguiu com a guerra contra a Alemanha. Insatisfação entre operários e camponeses. Início em fevereiro de 1917 – movimento de massa contra o czarismo. Começou com a marcha de mulheres russas – homenagem ao Dia da Mulher: (São Petersburgo – 1914 – Petrogrado). 8 de março (no nosso calendário). 23 de fevereiro (calendário russo). Organizados em sovietes rebeleram contra tropas imperiais e exigência da extinção do czarismo. Nicolau II renunciou. Governo Provisório: Caráter liberal. Prosseguiu com a guerra contra a Alemanha. Insatisfação entre operários e camponeses. Revolução Russa.

12 Soldados recusavam a lutar contra os sovietes – espalharam pelo país. Governo Provisório foi destituído por um golpe de Estado liderado pelos bolcheviques apoiados pelos sovietes, em outubro. Revolução de Outubro instalou Lênin no poder - atitudes: Tratado de Brest-Litovsk (acordo de paz com a Alemanha). Retirada da Rússia da guerra. Ordem secreta de executar Nicolau II e sua família. Fim da dinastia Romanov e do absolutismo russo. Abolição da propriedade privada. Nacionalização das terras agrícolas (entregues a camponeses). União de todos os bancos privados em uma única instituição financeira controlada por deputados representantes do povo. Produção e distribuição de bens controladas pelos sovietes. Fábricas e instituições entregues aos proletários. Soldados recusavam a lutar contra os sovietes – espalharam pelo país. Governo Provisório foi destituído por um golpe de Estado liderado pelos bolcheviques apoiados pelos sovietes, em outubro. Revolução de Outubro instalou Lênin no poder - atitudes: Tratado de Brest-Litovsk (acordo de paz com a Alemanha). Retirada da Rússia da guerra. Ordem secreta de executar Nicolau II e sua família. Fim da dinastia Romanov e do absolutismo russo. Abolição da propriedade privada. Nacionalização das terras agrícolas (entregues a camponeses). União de todos os bancos privados em uma única instituição financeira controlada por deputados representantes do povo. Produção e distribuição de bens controladas pelos sovietes. Fábricas e instituições entregues aos proletários. Revolução Russa.

13 Vladimir Ilitch Lenin ( ).

14 Reação contrarrevolucionária Guerra Civil de 1918: Exército Vermelho (liderado por Leon Trotsky). Exército Branco (ex-generais czaristas) – potências capitalistas enviaram tropas devido a temor de alastramento comunista. Reação contrarrevolucionária Guerra Civil de 1918: Exército Vermelho (liderado por Leon Trotsky). Exército Branco (ex-generais czaristas) – potências capitalistas enviaram tropas devido a temor de alastramento comunista. Guerra Civil.

15 Bolcheviques afastaram os opositores e comunistas divergentes (mencheviques e populistas). Comunismo com vertente leninista –único e oficial. Rússia de 1918 a 1921 país abalado (crise econômica e social). Comunismo de guerra – medidas de Lênin diante da crise russa: Extinguiu o uso do dinheiro. Aboliu as leis de mercado. Estabeleceu o controle do Estado sobre a produção agrícola camponesa. Miséria generalizada substituição do comunismo de guerra pela NEP. Bolcheviques afastaram os opositores e comunistas divergentes (mencheviques e populistas). Comunismo com vertente leninista –único e oficial. Rússia de 1918 a 1921 país abalado (crise econômica e social). Comunismo de guerra – medidas de Lênin diante da crise russa: Extinguiu o uso do dinheiro. Aboliu as leis de mercado. Estabeleceu o controle do Estado sobre a produção agrícola camponesa. Miséria generalizada substituição do comunismo de guerra pela NEP. Consolidação do comunismo soviético.

16 Medidas da NEP (Nova Política Econômica): Estatização de algumas empresas essenciais ao país. Liberação de medidas capitalista: Permissão para o desenvolvimento do comércio e da indústria. Estabelecimento de cotas vendidas pelos camponeses para o Estado – restante liberado para comercializar livremente. Restabelecimento econômico e social da Rússia. Após a morte de Lênin, Joseph Stalin assume o poder: Rússia era isolada de outros países. Defesa: comunismo em um só país. Governo totalitário ( ). Enfrentou a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Medidas da NEP (Nova Política Econômica): Estatização de algumas empresas essenciais ao país. Liberação de medidas capitalista: Permissão para o desenvolvimento do comércio e da indústria. Estabelecimento de cotas vendidas pelos camponeses para o Estado – restante liberado para comercializar livremente. Restabelecimento econômico e social da Rússia. Após a morte de Lênin, Joseph Stalin assume o poder: Rússia era isolada de outros países. Defesa: comunismo em um só país. Governo totalitário ( ). Enfrentou a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Consolidação do comunismo soviético.


Carregar ppt "Revolução Russa.. Queda de Impérios: Império Autro-Húngaro. Império Turco-Otomano. Império Russo. Nascimento de países: Polônia. Iugoslávia. Hungria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google