A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bolcheviques x Mencheviques. No século XIX, os movimentos de oposição ao regime czarista russo abriram portas para a formação do chamado Partido Operário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bolcheviques x Mencheviques. No século XIX, os movimentos de oposição ao regime czarista russo abriram portas para a formação do chamado Partido Operário."— Transcrição da apresentação:

1 Bolcheviques x Mencheviques

2 No século XIX, os movimentos de oposição ao regime czarista russo abriram portas para a formação do chamado Partido Operário Socialdemocrata Russo (POSDR). Através desse partido, observamos a aglomeração de várias lideranças políticas visivelmente influenciadas pelos valores do socialismo marxista e interessadas em dar fim às imposições do governo vigente.

3 Apesar de possuírem interesses próximos, os integrantes do POSDR estabeleceram a criação de duas alas políticas fundamentais para o partido. Apesar de buscarem o fim do czarismo, os socialdemocratas russos não abraçavam um único projeto de reconstrução do país. Foi nesse contexto em que observamos o desenvolvimento das alas menchevique e bolchevique.

4 O termo menchevique (do russo menshe, que significava minoria) designava a facção que realizava uma interpretação ortodoxa dos conteúdos do pensamento marxista. Liderados por Georgy Plekanov e Yuly Martov, os mencheviques acreditavam que a burguesia deveria liderar a nova república a ser constituída após a queda do Czar Nicolau II. Dessa forma, as forças produtivas seriam devidamente ampliadas para que uma revolução socialista acontecesse décadas mais tarde.

5 Por outro lado, os bolcheviques (do russo bolshe, que significa maioria), sob a liderança de Vladimir Lênin, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores. Com isso, a revolução proletária seria a responsável direta pelas transformações que modernizariam a economia russa e daria fim aos contrates sociais que marcavam o país. Segundo os mencheviques, a revolução na Rússia teria uma condução particular àquilo que fora proposto pelo marxismo.

6 Em 1917, a oposição entre mencheviques e bolcheviques alcançou o seu auge. Em fevereiro, os mencheviques tomaram o poder na Rússia e visaram estabelecer o desenvolvimento da economia capitalista no país (Alexander Kerenski). Contudo, o insucesso das ações políticas tomadas e a manutenção do país na Primeira Guerra Mundial acabaram gerando duras críticas. Nesse contexto, Lênin – com a publicação das Teses de Abril – denunciou o papel limitado do novo governo no atendimento das causas populares.

7 No início de novembro, os bolcheviques já tinham organizado uma força militar revolucionária que logo derrubaria a administração menchevique. A partir de então, Lênin e outros líderes do partido promoveram mudanças nas estruturas políticas e econômicas do país. Ao mesmo tempo, um grande exército de proletários foi organizado para conter as forças reacionárias que se opunham à experiência revolucionária.


Carregar ppt "Bolcheviques x Mencheviques. No século XIX, os movimentos de oposição ao regime czarista russo abriram portas para a formação do chamado Partido Operário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google