A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO SEMINÁRIOS TEMÁTICOS IV (ECONOMIA) PROFª CAROLINE MAGALHÃES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO SEMINÁRIOS TEMÁTICOS IV (ECONOMIA) PROFª CAROLINE MAGALHÃES."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO SEMINÁRIOS TEMÁTICOS IV (ECONOMIA) PROFª CAROLINE MAGALHÃES

2 O que é Socialismo? É um sistema onde todos os meios de produção pertencem à coletividade, onde não existe o direito à propriedade privada e as desigualdades sociais são pequenas. Segundo Marx e Engels, o Socialismo é uma sociedade superior ao Capitalismo, pois prega a igualdade social; um grau superior de bem-estar e liberdade; e a ausência de crises e desemprego (economia planejada).

3 Algumas características do Socialismo A sociedade aqui é aquela sem classes, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e desenvolvimento com os mesmos ganhos e despesas; Desaparição gradativa do Estado; Abolição da separação entre trabalho material e intelectual; Necessidade de se renovar (críticas são bem vistas); Liberdade de pensamento.

4 Diferença entre Socialismo e Comunismo O Socialismo é um sistema de transição para o Comunismo. ETAPAS: CAPITALISMO SOCIALISMO COMUNISMO - Transição do Capitalismo para o Socialismo: presença do Estado para defender os interesses dos trabalhadores contra os capitalistas. - Socialismo: se caracteriza pelo início da desaparição do Estado, das classes socias e da economia mercantil monetária. - Comunismo: fim completo do Estado e das classes sociais.

5 Como implantar o Socialismo? A transição do Capitalismo para o Socialismo não acontece da noite para o dia. As mudanças exigem uma ruptura radical do sistema político. Alguns teóricos postulam a revolução social como um único meio de alcançar a nova sociedade. Outros, como os social-democratas, que já abandonaram os ideiais socialistas, defendem que as transformações devem ocorrer progressivamente, dentro do Capitalismo.

6 Socialismo no mundo Alguns países que adotaram idéias socialistas no século XX: União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (atual Rússia); China; Cuba; Alemanha Oriental; Coréia do Norte. Porém, após algum tempo, e por serem minoria em um mundo voltado para o lucro, passaram por dificuldades e viram seus sistemas passarem por um colapso.

7 Motivações para o colapso A experiência não deu certo em países como a URSS porque o socialismo foi completamente desvirtuado. - Estado totalitário e autoritário; - Forte repressão da oposição e das liberdades individuais; - Instituições rigidamente hierárquicas; - Surgimento de duas classes sociais: burocratas e assalariados; - Divergências entre países (guerras); - Separação entre trabalho manual e intelectual; - Industrialização incipiente.

8 Cronologia do Socialismo Comuna de Paris: primeiro governo operário da história. Durou exatamente três meses – Revolução Russa: eliminação da autocracia, que resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle dos bolcheviques. Processo deu origem a criação da URSS : Governo de Lênin (Crises de abastecimento – Nova Política Econômica) : Governo de Stálin (socialização total) 1961: construção do Muro de Berlim (Guerra Fria) 1989: queda do Muro de Berlim 1991: fim da URSS

9 Socialismo no Brasil No Brasil, o pensamento socialista não teve raízes na classe operária. Ele foi introduzido de fora por intelectuais burgueses. Partidos brasileiros adeptos do Socialismo: PT (Partido dos Trabalhadores); PSOL (Partido Socialismo e Liberdade); PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado); PCO (Partido da Causa Operária); PCB (Partido Comunista Brasileiro); PC do B (Partido Comunista do Brasil); PPS (Partido Popular Socialista); PSB (Partido Socialista Brasileiro); PSC (Partido Social Cristã).

10 Socialismo hoje Encarado por muitos estudiosos como a grande utopia do século XX, o Socialismo ainda encontra defensores em todo o mundo. A luta deles hoje almeja, não tanto a abolição da propriedade privada dos meios de produção, mas a eliminação da hierarquia de mando nas unidades de produção.


Carregar ppt "SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO SEMINÁRIOS TEMÁTICOS IV (ECONOMIA) PROFª CAROLINE MAGALHÃES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google