A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Caroline B. da Costa. Amadurecimento e aprofundamento das conquistas da geração de 22; Poesia: Verso livre e poesia sintética Tentativa de explorar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Caroline B. da Costa. Amadurecimento e aprofundamento das conquistas da geração de 22; Poesia: Verso livre e poesia sintética Tentativa de explorar."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Caroline B. da Costa

2 Amadurecimento e aprofundamento das conquistas da geração de 22; Poesia: Verso livre e poesia sintética Tentativa de explorar e de interpretar o estar-no-mundo; Literatura mais construtivista e politizada;

3 Representantes: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e Alcântara Machado. A segunda geração da poesia modernista É modernismo mais maduro Que da primeira geração. Vinícius, Cecília e o grande Drummond! Poetas do tempo de uma crise mundial Poetas do tempo de uma crise mundial.

4 Prosa: Geração regionalista Manifesto Regionalista de 1926 – Recife – desenvolver o sentimento de unidade no Nordeste Trabalhar em prol dos interesses da região nos seus aspectos diversos: sociais, econômicos e culturais.

5 Representantes: Jorge Amado, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, José Américo de Almeida, José Lins do Rego, Érico Veríssimo (único que não escreve sobre fatos do Nordeste).

6 A segunda geração da prosa do Modernismo Por muitos será chamada também de regionalismo É o romance de 30, prosadores nordestinos Fase que será nomeada também de neorrealismo. O grande autor dessa fase é Graciliano Ramos Escritor de Vidas secas, Sinhá Vitória e Fabiano Com a cachorra baleia fugindo da fome agreste A seca que deixa o homem feito bicho no Nordeste. Criou ainda São Bernardo, história de Paulo Honório Que casou com Madalena mas causou o seu velório Graciliano ainda fez Angústia e Gaités Também Memórias do Cárcere, este auto nota 10 Outro escritor dessa fase é o baiano Jorge Amado Que fez Terras do sem fim um romance arretado Jorge mesmo se define um romântico e sensual Que fala sobre Ilhéus e sobre o ciclo do cacau. Também José Lins do Rego é segunda geração Que produziu Fogo morto que é o engenho em extinção Zé Amado, Iolanda, Vitorino capitão O engenho decadente e a usina em ascensão Finalmente nessa fase temos Rachel de Queiroz Que em seu romance O quinze deu à mulher sua voz O único autor do sul de destaque em tal momento É o grande Érico Veríssimo, autor de O tempo e o vento.


Carregar ppt "Profª Caroline B. da Costa. Amadurecimento e aprofundamento das conquistas da geração de 22; Poesia: Verso livre e poesia sintética Tentativa de explorar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google