A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oswald de Andrade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oswald de Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 Oswald de Andrade

2 Irreverência e Arte Oswald de Andrade foi o artista provocador do modernismo, podendo hoje ser classificado como um polemista. Nesse aspecto não só os seus escritos como as suas aparições públicas serviram para moldar o ambiente modernista da década de 1920 e de 1930.

3 Vanguardas e Modernismo
Foi com surpresa e satisfação que Oswald de Andrade descobriu, na sua estada em Paris na época do Futurismo e do Cubismo, que os elementos de culturas até aí consideradas como menores, como a africana ou a polinésia, estavam a ser integrados na arte mais avançada. Assim, a arte da Europa industrial era renovada com uma revisitação a outras culturas e expressões de outros povos. Oswald apercebeu-se que o Brasil e toda a sua multiplicidade cultural tinha muito valor.

4 Manifesto Pau Brasil Nele se expressa que o Brasil passe a ser uma cultura de exportação, à semelhança do que foi o produto pau-brasil, que a sua poesia seja um produto cultural que já não deve nada à cultura europeia e que antes pelo contrário pode vir a influenciar esta.

5

6 Manifesto Antropofágico
Há várias ideias que estão implícitas neste manifesto, onde Oswald se expressa de maneira poética. Uma destas ideias é conhecida da antropofagia e tem a ver com o papel simbólico do canibalismonas sociedades tribais/tradicionais. O canibal nunca come um ser humano por nutrição, mas sim sempre para incluir em si as qualidades do inimigo ou de alguém. Assim o canibalismo é interpretado como uma forma de veneração do inimigo. Se o inimigo tem valor, então tem interesse para ser comido porque assim o canibal torna-se mais forte. Oswald atualiza este conceito no fundo, expressando que a cultura brasileira é mais forte, é colonizada pelo europeu, mas digere o europeu e assim torna-se superior a ele.

7

8 Poemas Pronominais Erro de Português
Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro   Quando o português chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português.  

9 Mário de Andrade

10 Contexto Paulista Mário Raul de Moraes Andrade (São Paulo, de de 1945) foi um poeta, romancista, musicólogo, historiador e crítico de arte e fotógrafo brasileiro. Um dos fundadores do modernismo brasileiro, ele praticamente criou a poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Paulicéia Desvairada em 1922. Andrade exerceu uma influência enorme na literatura moderna brasileira

11 Pauliceia Desvairada O "prefácio interessantíssimo" é o prefácio de Mário de Andrade ao seu próprio livro Pauliceia Desvairada, considerado a base do modernismo brasileiro. No início do Prefácio ele próprio denuncia a sua atitude. Depois de afirmar que "está fundado o Desvairismo", afirma que o seu texto é meio a sério meio a brincar. O que lhe dá um caráter inconfundível de, por um lado, programa poético e, por outro, paródia. Assim o sério e o divertimento se misturam num todo sem fronteiras definidas. Repare-se ainda que é um texto muito assertivo, provocativo e polêmico no que é característico o Modernismo.

12

13 Poemas Inspiração Moça linda bem tratada
São Paulo! comoção da minha vida... Os meus amores são flores feitas de original... Arlequinal!... Traje de losangos... Cinza e Ouro... Luz e bruma... Forno e inverno morno... Elegâncias sutis sem escândalos, sem ciúmes... Perfumes de Paria... Arys! Bofetadas líricas no Trianon... Algodoal! São Paulo! comoção de minha vida... Moça linda bem tratada, Três séculos de família, Burra como uma porta: Um amor.


Carregar ppt "Oswald de Andrade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google