A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Victor Brecheret.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Victor Brecheret."— Transcrição da apresentação:

1 Victor Brecheret

2 Vida e obra *~~ Victor Brecheret Cearnese, Província de Virtebo na Itália, nascido em 22 de Fevereiro de 1894 – e morreu em São Paulo, 17 de Dezembro de1955. Foi um Escultor Itálico - Brasileiro. Considerado um dos mais importantes do País. É Responsável pela introdução do Modernismo na Escultura Brasileira. Sua figura ficou marcada pela Boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do “ Artista “.

3 Nascido “Vitório Brecheret” numa pequena localidade não distante de Roma,filho de Augusto Brecheret e Paolina Nanni, perdeu a mãe quando tinha apenas seis anos de idade. Foi Abrigado pela família do tiu materno, Enrico Nanni. E com sua família imigrou para o Brasil ainda na infância. No Brasil tornou-se “ Victor Brecheret “. E já com mais de 30 anos de idade, recorreu a justiça para inscrever seu registro de nascimento tardiamente.

4 No registro civil do jardim América(Município de são Paulo).
Assim Brecheret consolidava a sua nacionalidade brasileira, embora tivesse nascido na Itália.

5 Trajetória Ainda moço Victor Brecheret, frequentou as aulas de entalho em gesso e mármore do Liceu de Artes e ofício em são Paulo. Onde mas tarde viria a usar o ateliê e seus aprendizes para montar suas obras. Amadureceu estudando na Europa, onde entrou em contato com as Vanguardas Artísticas que ocorriam nas décadas de 1910 e 1920.

6 Trabalhou com o Escultor Italiano Arturo Dazzi, sendo influenciado pelas estéticas de pos impressionistas. Ligou-se a Emiliano Di Calvacante, Mario de Andrade, Oswaldo de Andrade e Menotti Del Picchia quando voltou ao Brasil, e com eles participou da introdução do pensamento vanguardista no Brasil. Participou da Semana Da da Arte Moderna de 1922, expondo vinte esculturas no saguão e nos corredores do Teatro Municipal de São Paulo.

7 A Partir daí manteve paralelamente uma carreira na Europa e em seu país.
Expôs no salão dos independentes de paris, e fundou a sociedade Pro Arte Moderna” . Em 1920 Ganhou um concurso internacional de maquetes para a construção de uma Grande Escultura em são Paulo (o futuro monumento as bandeiras). Em 1923 o governo do estado de são Paulo encomendou-lhe a execução do monumento as bandeiras.

8 Projeto a qual Brecheret viria a se dedicar nos vinte anos seguintes.
O Monumento as bandeiras foi a maior obra de Brecheret. E demorou 38 anos para ser construído( ) Quando estudante de liceu de artes e ofícios de são Paulo, Brecheret foi essencialmente um artesão, executando obras de teor clássico e romântico.

9 Suas obras expressam manifestações vindas do construtivismo, expressionismo e cubismo, mas nunca chegando a abstração pura. Em sua fase mas madura,Victor procurou realizar experimentos estéticos, que ligavam a escultura vernacular indígena brasileira, com as experiências que desenvolveu na Europa. Em sua Produções destacam-se: Ídolo 1921, Fauno 1942, Depois do Banho 1945, O Índio e sasuapara 1951, Monumento as Bandeiras 1958, Monumento a Duque de Caxias 1960.

10

11

12 Alunos:Adriele, Amanda, Rodimar e Thiago
3º ano turma “A”


Carregar ppt "Victor Brecheret."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google