A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

língua (Caetano Veloso) Gosto do Pessoa na pessoa, Da rosa no rosa e sei que a poesia está para prosa assim como o amor está para amizade. E quem há de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "língua (Caetano Veloso) Gosto do Pessoa na pessoa, Da rosa no rosa e sei que a poesia está para prosa assim como o amor está para amizade. E quem há de."— Transcrição da apresentação:

1

2 língua (Caetano Veloso) Gosto do Pessoa na pessoa, Da rosa no rosa e sei que a poesia está para prosa assim como o amor está para amizade. E quem há de negar que esta lhe é superior e deixe os portugueses morrerem a míngua minha pátria é minha língua Fala mangueira! Fala! Flor do Lácio sambódromo Lusamérica, latim em pó O que quer e o que pode esta língua?

3

4 Texto Original Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá, As aves que aqui gorjeiam Não gorjeiam como lá. (Gonçalves Dias, Canção do exílio). Paráfrase Meus olhos brasileiros se fecham saudosos Minha boca procura a Canção do Exílio. Como era mesmo a Canção do Exílio? Eu tão esquecido de minha terra… Ai terra que tem palmeiras Onde canta o sabiá! (Carlos Drummond de Andrade, Europa, França e Bahia).

5

6

7 Intertextualidade é uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma mais implícita ou mais explícita e em diversos gêneros textuais. Ao relacionar um texto com outro, o leitor deve entender que a intertextualidade é uma das estratégias utilizadas para a construção dos mesmos.

8 É fazer referência e comentários de um texto anterior no texto: quando você faz alguma referência ou comentário às idéias do texto anteriormente lido, você está fazendo uma paráfrase ideológica, ou seja, está se apropriando das idéias daquele texto para reforçar as suas.

9 Há uma retomada das idéias de um texto anterior, mas, ao contrário da paráfrase, a idéia é subverter estas idéias. Rompe-se com a ideologia do texto anterior, por meio de recursos como o humor, a crítica e a brincadeira. A linguagem da paródia é, em síntese, um discurso da libertação; é uma tomada de consciência crítica que busca criar uma nova e diferente maneira de ler o convencional.


Carregar ppt "língua (Caetano Veloso) Gosto do Pessoa na pessoa, Da rosa no rosa e sei que a poesia está para prosa assim como o amor está para amizade. E quem há de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google