A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, ela transmite os conhecimentos e a cultura de um povo. Os textos literários são divididos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, ela transmite os conhecimentos e a cultura de um povo. Os textos literários são divididos."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, ela transmite os conhecimentos e a cultura de um povo. Os textos literários são divididos em dois grupos: textos em verso, textos em prosa.

3 Os textos em verso são os poemas, aqueles que são formados por versos. Os textos em prosa são aqueles construídos em linha reta, organizados em frases, parágrafos, capítulos, partes etc.

4 Gênero literário é geralmente dividido em três grupos: narrativo, lírico e dramático.

5 O gênero lírico se faz, na maioria das vezes, em versos e explora a musicalidade das palavras. O narrativo e o dramático também podem ser escritos nessa forma, embora modernamente prefira-se a prosa.

6 Todas as modalidades literárias são influenciadas pelos: Personagens; Espaço; Tempo.

7 Todos os gêneros podem ser não- ficcionais ou ficcionais. Os não-ficcionais baseiam-se na realidade. Os ficcionais inventam um mundo, onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da história.

8 O texto narrativo ficcional é aquele em que nos é apresentada uma história imaginária como se fosse real. É um texto com história e fatos inventados, ou seja, fictícios. Não tem vinculo com a realidade. Pode ser um romance, uma ficção cientifica, um suspense.

9 Pode-se classificar as obras narrativas em: romances, contos, novelas, poemas épicos, crônicas, fábulas e ensaios.

10 Quanto à temática, às narrativas podem ser histórias policiais, de amor, de ficção e etc.

11 Todo texto que traz foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço, conflito, clímax e desfecho é classificado como narrativo

12 São várias as modalidades textuais pertencentes ao gênero narrativo: Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil. Fábula: é um texto de carácter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral. Epopéia ou Épico: é uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo.

13 Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Crônica: é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.

14 Gênero lírico Na maioria das vezes expresso pela poesia. Entretanto é de grande importância realçar que nem toda poesia pertence ao gênero lírico. Esse gênero preocupa-se principalmente com o mundo interior de quem escreve o poema, o eu-lírico.

15 O que é fundamental em um poema é o trabalho com as palavras, que dá margem à compreensão da emoção, dos pensamentos, sentimentos do eu-lírico e, muitas vezes, levam à reflexão.

16 São textos subjetivos, normalmente os pronomes e verbos estão em 1ª pessoa e a musicalidade das palavras é explorada. Olhei até ficar cansado De ver os meus olhos no espelho Chorei por ter despedaçado As flores que estão no canteiro Os pulsos e os punhos cortados E o resto do meu corpo inteiro. (Titãs)

17 Na poesia moderna encontram-se muitas manifestações poéticas que criticam a realidade social em que ela está inserida e onde está circulando. Um dos papéis mais importantes do poema é manter viva a experiência histórica da humanidade e registrar os preceitos das épocas que vão se transformando.

18 Devido a essa intensidade de expressão, as obras líricas tendem a ser breves e a acentuar o ritmo e a musicalidade da linguagem.

19 Pátria minha A minha pátria é como se não fosse, é íntima Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo É minha pátria. Por isso, no exílio Assistindo dormir meu filho Choro de saudades de minha pátria. Se me perguntarem o que é a minha pátria direi: Não sei. De fato, não sei Como, por que e quando a minha pátria Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água Que elaboram e liquefazem a minha mágoa Em longas lágrimas amargas. (...) (Vinicius de Moraes)

20


Carregar ppt "A Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, ela transmite os conhecimentos e a cultura de um povo. Os textos literários são divididos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google