A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTOS LITERÁRIOS Professora Francisca Barros. O QUE TORNA OS TEXTOS DE MACHADO DE ASSIS OU FERNANDO SABINO LITERÁRIOS? POR QUE AS REDAÇÕES QUE VOCÊ ESCREVE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTOS LITERÁRIOS Professora Francisca Barros. O QUE TORNA OS TEXTOS DE MACHADO DE ASSIS OU FERNANDO SABINO LITERÁRIOS? POR QUE AS REDAÇÕES QUE VOCÊ ESCREVE."— Transcrição da apresentação:

1 TEXTOS LITERÁRIOS Professora Francisca Barros

2 O QUE TORNA OS TEXTOS DE MACHADO DE ASSIS OU FERNANDO SABINO LITERÁRIOS? POR QUE AS REDAÇÕES QUE VOCÊ ESCREVE NÃO SÃO CONSIDERADAS LITERÁRIAS?

3 Características Essenciais Subjetividade – o olhar do autor; Esteticidade – a emoção unida à beleza; Ficcionalidade – a criação baseada no real; Verossimilhança é algo que designa a ideia de que aquilo que é narrado se assemelha à realidade. Conotação – o sentido figurado; Plurissignficação– os variados significados.

4 Gêneros Literários Épico: prosas Lírico: poemas Poema x Poesia Dramático: peças teatrais

5 ELEMENTOS DA NARRATIVA

6 Narrador 1ª pessoa – narrador-personagem: Narrador-protagonista Personagem secundário 3ªpessoa – narrador-observador: Narrador onisciente Narrador intruso Narrador intruso – conversar com o leitor, faz comentários direcionados a ele ou simplesmente explica um fato para seu interlocutor.

7 Tempo Cronológico – possui marcas de temporalidade ao longo da narrativa; Psicológico – não há registros de temporalidade, apenas são narrados conflitos ou angústias.

8 Espaço Amplo – há uma diversidade nos lugares em que se passam as ações; Reduzido – o lugar é de menor amplitude.

9 Personagem Protagonista – principal; a história recai sobre suas ações; Antagonista – contrapõe-se ao protagonista; Secundários – surgem para compor a trama, mas não têm tanta relevância no desenrolar dos fatos. (No teatro, deuteragonista)

10 Tipologia dos Personagens Indivíduo: elemento singular Tipo: representa um coletivo Caricatura: possui características exageradas Plano (estático): são previsíveis nas ações Esférico (dinâmico): tem intensidade psicológica


Carregar ppt "TEXTOS LITERÁRIOS Professora Francisca Barros. O QUE TORNA OS TEXTOS DE MACHADO DE ASSIS OU FERNANDO SABINO LITERÁRIOS? POR QUE AS REDAÇÕES QUE VOCÊ ESCREVE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google