A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos da Narrativa. A narrativa Para que exista a história, é necessário haver quem conta e o que contar. Quem conta a história é o narrador e a narrativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos da Narrativa. A narrativa Para que exista a história, é necessário haver quem conta e o que contar. Quem conta a história é o narrador e a narrativa."— Transcrição da apresentação:

1 Elementos da Narrativa

2 A narrativa Para que exista a história, é necessário haver quem conta e o que contar. Quem conta a história é o narrador e a narrativa apresenta: a)Uma seqüência de fatos relacionados entre si (o enredo); b) Personagens (que vivenciam os fatos); c) O lugar onde os fatos ocorrem espaço ou ambiente) (elemento opcional).

3 Sobre personagens... São os seres que agem na história. Podem ser:

4 a) Pessoas

5 b) Seres míticos

6 c) Animais

7 d) Objetos

8 e) Plantas

9 Sobre o tempo...

10 Tempo Elemento essencial na narrativa; é a dimensão em que acontecem os fatos narrados. Pode ser definido ou marcado por expressões do tipo Era uma vez... Naquele tempo...

11 Sobre o espaço, o ambiente...

12 Espaço Local, cenário, ambiente onde acontecem os fatos. Pode estar determinado ou não.

13 Sobre o foco narrativo...

14 Foco narrativo É determinado por quem conta a história, ou seja, o narrador. Nos trechos abaixo observamos duas formas de contar a história. O que podemos perceber com relação ao narrador? A.Todos estavam dormindo, quando de repente ouviram um grito... Ficaram paralisados. B.Estávamos sentados em volta do fogo, quando seus olhos depararam com os meus.

15 Foco narrativo Quando o narrador está fora da história; não é personagem, apenas conta como se estivesse presenciando os fatos, pode ser considerado Onisciente. O relato se dá como no item A do slide anterior.A

16 Foco narrativo Quando o narrador é um dos personagens da história, pode ser considerado onipresente e o relato se dá como no item B.B

17 Sobre o enredo...

18 Enredo Seqüência de ações relacionadas por causalidade ou por cronologia. No enredo podemos identificar as diferentes etapas da narrativa, que fazem com que a história siga uma progressão.

19 Etapas do enredo Pode-se encontrar nomenclaturas diferentes para situações semelhantes, dependendo do autor que aborda o assunto.

20 Enredo 1.Situação inicial 2. Complicação 3. Desenvolvimento 4. Clímax 5. Desfecho

21 FICÇÃO E VEROSSIMILHANÇA Quando exploramos a ficção é importante que nossa obra seja verossímil, dando ao leitor a ideia de verdade, aproximando-o da nossa realidade. Para construir uma narração que faça sentido ao leitor, todos os seus elementos (enredo, narrador, personagem, tempo e espaço) precisam compor um todo verdadeiro. É através da verossimilhança, da aproximação da realidade, que o texto se fará real.

22 Para entender melhor… Ficção e Verossimilhança A palavra ficção significa "ato ou efeito de fingir, de simular". É o produto da imaginação, da invenção. Podemos classificar uma narrativa de ficção em verossímil ou inverossímil: se a ficção guardar pontos de contato com a realidade, se o evento parecer verdadeiro ou provável, será verossímil; caso contrário, se parecer improvável, absurdo, sem contato com a realidade, será inverossímil.


Carregar ppt "Elementos da Narrativa. A narrativa Para que exista a história, é necessário haver quem conta e o que contar. Quem conta a história é o narrador e a narrativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google