A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade."— Transcrição da apresentação:

1 O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.

2 Intertextualidade Cruzamento de textos, diálogo entre textos. Quanto maior a nossa capacidade de leitura, maior a nossa capacidade de relacionar textos, produzindo intertextualidade.

3 Etapas para a redação de um texto: Pesquisa Colocação das idéias de forma desordenada Ordenação das idéias Revisão

4 Ao iniciar um texto, o redator precisa: Elaborar mentalmente o objetivo básico da mensagem. Ter informações sobre o que vai tratar. Planejar a estrutura do que pretende comunicar, bem como sua ordem cronológica. Abordar o assunto com propriedade, após análise, selecionando os aspectos mais importantes.

5 Ao iniciar um texto, o redator precisa: Usar linguagem correta, de fácil compreensão, prevendo o receptor. Escrever para o outro e não para si. Checar informações, revendo números e outros dados. Eliminar repetições. Cortar tudo o que for supérfluo. Corrigir erros, incluindo os de digitação.

6 Modalidades de texto: Narração – contar, relatar, narrar uma história ou acontecimento. Pressupõe espaço, tempo, enredo e personagens. Descrição – descrever é pintar um quadro com palavras. Os elementos fundamentais do processo descritivo são os nossos sentidos.

7 Narração Tempo: cronológico / psicológico Espaço: lugar em que ocorre a trama Personagens: planos / esféricos – protagonistas / antagonistas / secundários Narrador: observador / participativo

8 Enredo Introdução / desenvolvimento / clímax (ou nó) / desfecho

9 Narrativa: Natal na Barca – Lygia Fagundes Telles Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca. Só sei que em redor tudo era silêncio e treva. E que me sentia bem naquela solidão. Na embarcação desconfortável, tosca, apenas quatro passageiros. Uma lanterna nos iluminava com sua luz vacilante: um velho, uma mulher com uma criança e eu.

10 Manuel Bandeira Por um lado te vejo como um seio murcho Pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende ainda o cordão placentário Dentro de ti em pequenas pevides Palpita a vida prodigiosa És vermelha como o amor divino E quedas tão simples Ao lado de um talher

11 Exercício de narração coletiva Meia-noite. Ela atravessa a rua apressada. Aperta com força o pacote em seus braços. Ouve passos atrás de si. Sente o coração acelerado e, de repente...


Carregar ppt "O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google