A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem verbal midiática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem verbal midiática"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem verbal midiática
Linguagem verbal: uso da palavra Linguagem midiática: utilizada pela mídia

2 E afinal... O que é mídia?

3 A importância da norma padrão
Escrever corretamente revela nosso conhecimento e nossa cultura. Quem domina a linguagem desperta admiração, credibilidade e confiança. A escrita é permanente – um erro falado pode passar despercebido, mas um documento registra o erro para a posteridade.

4 Escrever: É um ato de liberdade que nos permite a comunicação com o outro. “Escrever é revelar o mundo” – Simone de Beauvoir.

5 Clichês de linguagem: São lugares-comuns, frases e palavras que são repetidas continuamente e que perderam seu significado, são frases automáticas que já não dizem mais nada. Os clichês são reproduzidos por aqueles que não raciocinam sobre o verdadeiro significado daquilo que escrevem.

6 O estereótipo Estereótipo é toda percepção da realidade através de fórmulas prontas e modelos pré fabricados: homem não chora; só o amor constrói; o adolescente é revoltado; o brasileiro é pacífico; o bem é recompensado e o mal é castigado.

7 O estereótipo O uso indiscriminado de estereótipos desqualifica qualquer texto, pois dá mostras de que seu produtor preferiu reproduzir irrefletidamente opiniões prontas do que construir sua própria interpretação dos fatos.

8 Evite: Atualmente... Nos dias de hoje... Desde os primórdios...
Desde que o homem existe... A cada dia que passa... Nestes tempos de... (globalização, violência, guerra)

9 O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.

10 Trazer para a próxima aula
Cinco fotografias significativas para a sua história de vida. É lógico que você precisa estar na fotografia. Impressas!!! (papel fotográfico).

11 Exercício Produzir uma narrativa em que um objeto ou animal fala a respeito de você. “Eu por... (meu sapato, minha camiseta, meu cachorro, meu computador, etc...)”. O narrador dará detalhes sobre seu jeito de ser, suas características, sua personalidade, sua vida.


Carregar ppt "Linguagem verbal midiática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google