A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO CONFABULANDOFÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE ESTE PROJETO FOI REALIZADO COM A TERCEIRA SÉRIE A, PELA PROFESSORA WILSINEIA DE SOUZA MACHADO NA ESCOLA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO CONFABULANDOFÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE ESTE PROJETO FOI REALIZADO COM A TERCEIRA SÉRIE A, PELA PROFESSORA WILSINEIA DE SOUZA MACHADO NA ESCOLA."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO CONFABULANDOFÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE ESTE PROJETO FOI REALIZADO COM A TERCEIRA SÉRIE A, PELA PROFESSORA WILSINEIA DE SOUZA MACHADO NA ESCOLA CATHARINA CHEQUER

2 INTRODUÇÃO A FÁBULA É UMA FORMA DE LITERATURA MUITO ANTIGA.PORÉM, NUNCA ENVELHECE, SEMPRE SÃO RECONTADAS ATÉ OS DIAS DE HOJE. OS AUTORES USAM OS ANIMAIS PARA ANALISAR O COMPORTAMENTO HUMANO. AS FÁBULAS SÃO FORMAS DE EDUCAR E ENSINAR VALORES A SOCIEDADE. TEM COMO HÁBITO, ACRESCENTAR AS HISTÓRIAS UMA CONCLUSÃO, QUE É CHAMADA DE MORAL DA HISTÓRIA. E PARA CADA HISTÓRIA, PODEMOS TIRAS DIVERSAS CONCLUSÕES(MORAL), VARIANDO DE ACORDO COM O LEITOR. NAS FÁBULAS DE ONTEM,PODEMOS CITAR AS DE ESOPO, MONTEIRO LOBATO, RUTH ROCHA. E OS OUTORES DAS FÁBULAS DE HOJE,SÃO OS ALUNOS.

3 JUSTIFICATIVA PARA FORMARMOS BONS LEITORES,DEVEMOS LEVAR OS ALUNOS A TER CONTATO DIRETO COM A LEITURA E A ESCRITA. SERÃO DESENVOLVIDAS ESTRATÉGIAS DE UM PROJETO DIDÁTICO, COM O TÍTULO FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE ONDE OS ALUNOS VIVENCIARÁ DE FORMA LÚDICA E PRAZEROSA, O ATO DE LER E PRODUZIR SEU TEXTO. OBJETIVOS GERAIS DESPERTAR NO ALUNO O PRAZER PELA LEITURA E SER PRODUTOR DE SEU PRÓPRIO TEXTO, ATRAVÉS DO GENERO LITERÁRIO FÁBULA E SER CRIATIVO PARA TIRAR CONCLUSÃO COM A MORAL.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS -----DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA E PELA ESCRITA RECONHECER UMA FÁBULA DESENVOLVER O IMAGINÁRIO REPRODUZIR O TEXTO ORALMENTE, MANTENDO A SEQUÊNCIA DOS FATOS DESCREVER OS PERSONAGENS DA FÁBULA UTILIZAR AS REGRAS ORTOGRÁFICAS E PONTUAÇÕES ENVOLVER A FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR. RECURSOS: COLEÇÃO DE PEQUENAS FÁBULAS. APARELHO DE SOM. CÓPIAS DE FÁBULAS. COLA, TESOURA, PAPÉIS VARIADOS.

5 DESENVOLVIMENTO O PROJETO ESTÁ DIVIDIDO EM ETAPAS. AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM CADA ETAPA, FOI ATINGIDA, SEGUNDO OS ANSEIOS DOS OBJETIVOS. PRIMEIRA ETAPA: FOI NARRADO UMA FÁBULA, FAZENDO A LEITURA DRAMATIZADA PELA PROFESSORA OS DOIS PATOS E A TARTARUGA, ENFATIZANDO A MORAL DA HISTÓRIA.ONDE MOSTRA PARA O EDUCANDO, QUE UMA PESSOA SÁBIA, PENSA ANTES DE FALAR. DESENHAR OS PERSONAGENS E ESCREVER A FÁBULA COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS. SEGUNDA ETAPA: PESQUISAR E LER UMA FÁBULA E ILUSTRÁ-LA COM PAPÉIS VARIADOS. TERCEIRA ETAPA: LEVAR UMA FÁBULA PARA CASA, PARA SER LIDA COM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS OU OUTRO FAMILIAR. TRAZER A CONCLUSÃO DA MORAL DA HISTÓRIA.(MOSTRANDO A DIVERSIDADE DE CONCLUSÕES.)

6 QUARTA ETAPA: CRIAR UMA FÁBULA, COLOCAR O TÍTULO, OS PERSONAGENS ( ANIMAIS QUE SE COMPORTAM COMO HUMANOS) E LEMBRAR DE COLOCAR A MORAL, ONDE VOCÊ ENSINA E APRENDE. DESENHAR OS PERSONAGENS. A CORREÇÃO SERÁ FEITA PELOS COLEGAS. QUINTA ETAPA: ORGANIZAR A CLASSE PARA SELECIONAR ALGUMAS FÁBULAS PARA SEREM DRAMATIZADAS ( TEATRO). APRESENTAÇÃO DAS PEÇAS. AVALIAÇÃO SERÁ FEITA DURANTE TODO O PROCESSO. OBSERVAR A PARTICIPAÇÃO E OS REGISTROS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS: AMPLIAR O REPERTÓRIO, PRODUÇÃO DE TEXTO, ANALISAR A SEQUÊNCIA DOS FATOS, ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO.

7 . SE A MORAL DA HISTÓRIA ESTÁ DE ACORDO COM A NARRAÇÃO. OBS: OS TEXTOS CRIADOS PELOS ALUNOS, SERÃO TRABALHADOS, COMO LEITURAS, NA SALA DE AULA.


Carregar ppt "PROJETO CONFABULANDOFÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE ESTE PROJETO FOI REALIZADO COM A TERCEIRA SÉRIE A, PELA PROFESSORA WILSINEIA DE SOUZA MACHADO NA ESCOLA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google