A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como produzir um bom texto? Para se produzir um bom texto é necessário que o escritor tenha um prévio conhecimento do assunto que irá abordar. Além disso,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como produzir um bom texto? Para se produzir um bom texto é necessário que o escritor tenha um prévio conhecimento do assunto que irá abordar. Além disso,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Como produzir um bom texto? Para se produzir um bom texto é necessário que o escritor tenha um prévio conhecimento do assunto que irá abordar. Além disso, a clareza das idéias é fundamental ao entendimento do leitor. Hum... Eu tenho que saber primeiro sobre o que eu quero escrever.

3 O texto estará claro para quem lê quando tiver idéias bem articuladas e objetivas. Para isso, é importante uma seleção cuidadosa das palavras, que deverão ser distribuídas em períodos curtos. Dessa forma, o escritor evitará erros quanto à coerência e coesão dos fatos apresentados e o leitor não ficará perdido em meio a tantos argumentos. Preciso ser bem clara e objetiva no que quero escrever.

4 A coerência nos diz da organização das partes para formar o todo do texto. Os tipos de produção textual, sem exceção, necessitam de sentido, de ter significado, ou seja, precisam ser coerentes. O que eu vou escrever precisa ter sentido!

5 Um texto será coeso se houver um acordo entre as partes do mesmo, de modo que os elementos que dão continuidade à produção estejam em harmonia. Logo, a clareza de um texto advém da coerência dos fatos, os quais se encadeiam através dos elementos de coesão, que por sua vez devem estar perfeitamente enquadrados. O meu texto precisa está em harmonia em todas as partes.

6 Um episódio que compromete a clareza textual e que é habitual em redações é a redundância, juntamente com a repetição desnecessária de palavras e idéias. Eu tenho que tomar cuidado para não repetir muito as palavras e para não falar a mesma coisa com palavras diferentes.

7 Reler o texto é uma opção de excelentes resultados, pois o autor chamará para si a responsabilidade e aprenderá que o processo da escrita e aperfeiçoamento da mesma vem com o tempo, com a prática. Além disso, ao fazer a releitura textual o escritor observará palavras e trechos desnecessários, idéias vagas, exposições inadequadas, períodos longos e confusos, e assim por diante. É legal que eu releia várias vezes aquilo que eu escrevi!

8 A autocorreção traz benefícios para o emissor e para o receptor da mensagem, pois evita a obscuridade textual e o desinteresse. Do mesmo modo, quando o escritor se distancia de seu texto e coloca-se na posição de leitor, tem maior percepção a respeito do que foi escrito, se é compreensível ou não. Reler o texto que eu escrevi é muito bom para buscar erros e vê se o texto ficou realmente compreensível.

9 Através dessa reflexão a respeito da produção textual, observamos que somente as correções ortográficas e gramaticais não são suficientes, mas também a análise textual a partir da colocação das idéias. O que torna ainda mais necessário a releitura, pois a apreciação de um texto requer tempo e disposição. A prática da releitura é uma das melhores dicas para uma boa produção textual.

10 Portanto, a revisão do texto deve ser feita sempre, a fim de que haja um bom resultado, ou melhor, um bom texto. Por isso a melhor dica é: Sempre releia o texto que você está escrevendo!


Carregar ppt "Como produzir um bom texto? Para se produzir um bom texto é necessário que o escritor tenha um prévio conhecimento do assunto que irá abordar. Além disso,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google