A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coerência e coesão textual. RETOMANDO CONHECIMENTOS O QUE É UM TEXTO? O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UM TEXTO SEJA NOMEADO COM TAL?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coerência e coesão textual. RETOMANDO CONHECIMENTOS O QUE É UM TEXTO? O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UM TEXTO SEJA NOMEADO COM TAL?"— Transcrição da apresentação:

1 Coerência e coesão textual

2 RETOMANDO CONHECIMENTOS O QUE É UM TEXTO? O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UM TEXTO SEJA NOMEADO COM TAL?

3 "TEXTO É, ENTÃO, UMA SEQUÊNCIA VERBAL (PALAVRAS), ORAL OU ESCRITA, QUE FORMA UM TODO QUE TEM SENTIDO PARA UM DETERMINADO GRUPO DE PESSOAS EM UMA DETERMINADA SITUAÇÃO. O TEXTO PODE TER UMA EXTENSÃO VARIÁVEL: UMA PALAVRA, UMA FRASE OU UM CONJUNTO MAIOR DE ENUNCIADOS, MAS ELE OBRIGATORIAMENTE NECESSITA DE UM CONTEXTO SIGNIFICATIVO PARA EXISTIR."

4 PARA UM TEXTO APRESENTAR SENTIDO É NECESSÁRIO QUE TENHA COESÃO E COERÊNCIA. VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA?

5

6 A COESÃO É A CORRETA LIGAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS DE UM TEXTO, QUE OCORRE NO INTERIOR DAS FRASES, ENTRE AS PRÓPRIAS FRASES E ENTRE OS VÁRIOS PARÁGRAFOS. PODE-SE DIZER QUE UM TEXTO É COESO QUANDO OS CONECTIVOS (PRONOMES, CONJUNÇÕES, PRONOMES RELATIVOS) E TAMBÉM A PREPOSIÇÃO SÃO EMPREGADOS CORRETAMENTE. A COERÊNCIA DIZ RESPEITO À ORDENAÇÃO DAS IDEIAS E DOS ARGUMENTOS. A COERÊNCIA DEPENDE DA COESÃO. UM TEXTO COM PROBLEMAS DE COESÃO TERÁ, PROVAVELMENTE, PROBLEMAS DE COERÊNCIA. LEIA O TEXTO SEGUIR:

7 1.O texto apresenta sentido? 2.Qual a mensagem transmitida por ele? 3.A quem esta mensagem está sendo dirigida? 4.Que palavras no texto são responsáveis por fazer a ligação entre as outras, ou seja, quais são os elementos de coesão? 5.Qual a diferença de sentido entre as palavras mas e mais no texto? 6.Que sentidos apresentam as palavras ainda e já no texto? 7.Com que objetivo a palavra "que" foi usada repetidas vezes no texto? Agora, leia texto de baixo para cima.

8 O QUE MUDOU? O TEXTO CONTINUA APRESENTANDO COERÊNCIA E COESÃO? LEIA O TEXTO A SEGUIR.

9 Trânsito Luzia Fialho, Leandro Rangel, Paola Teodoro Porta, banco, cinto chave, afogador. Ufa! Acelera, engata, foi! 2ª, 3º, 4ª, sinaleira, freio. Laranja, jornal, esmola, acelera, engata, foi! Salvador França, Ipiranga. Acelera, engata, foi! Ôpa! ficou Congestionamento Liga rádio - Voz do Brasil... Desliga. Calor, cigarro, estacionamento lotado! Fila.

10 1.Qual é o tema abordado no texto? 2.Como os autores elaboraram as mensagens a serem transmitidas? 3.Apesar da falta dos elementos de coesão, há coerência no texto, ou seja, ele apresenta sentido? Explique como isso foi possível? 4.Reescreva o texto, em dupla, acrescentando elementos coesivos.


Carregar ppt "Coerência e coesão textual. RETOMANDO CONHECIMENTOS O QUE É UM TEXTO? O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UM TEXTO SEJA NOMEADO COM TAL?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google