A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV TEXTO E DISCURSO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV TEXTO E DISCURSO."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV TEXTO E DISCURSO - INTERTEXTO E INTERDISCURSO

2 LEIA OS TEXTOS ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES PROPOSTAS TESTE DE NOFINAL DAAULARESOLUÇÃO DO TESTE EM CASA Atenção Graduandos (as)! Hoje no final da aula irei aplicar um teste rápido relativo ao Capítulo 2. Ai meu DEUS! Tenho que prestar atenção no conteúdo ministrado Graduandos (as)! Devido ao horário e ao bom comportamento de vocês, o teste poderá ser resolvido em casa. Responda: 1) Qual é aparentemente, a intenção do professor Alexandre Rosa?. 2) Pela resposta do Graduando Nazur A. Z., o que ela parece estar sentindo? Somente quando lemos o 3 o quadrinho passamos a ter conhecimento de uma informação nova sobre a situação comunicativa. 1) Qual é essa informação? 2) Essa informação contraria a expectativa do leitor em relação às intenções do professor Alexandre? 3) Por que o Autor dos textos em quadrinho, só revela essa informação no último quadrinho? Explique. O Professor Alexandre Rosa O graduando Nazur A. G. O Professor Alexandre Rosa

3 De acordo com a história em quadrinhos do slide anterior, qual a definição de TEXTO VERBAL? TEXTO VERBAL é uma unidade linguistica concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que tem unidade de sentido e intencionalidade comunicativa. Então, qual a definição de CONTEXTO DISCURSIVO e DISCURSO? Contexto discursivo são os fatores que formam a situação na qual é produzido o texto. Já o Discurso é a atividade comunicativa – constituída de texto e contexto discursivo (quem fala, com quem fala, com que finalidade, etc.) – capaz de gerar sentido, desenvolvida entre interlocutores.

4 TEXTUALIDADE, COERÊNCIA E COESÃO Para um texto ter unidade de sentido, para ser um todo coerente, é necessário que apresente TEXTUALIDADE, isto é, apresente conexões gramaticais e articulação de idéias. Em outras palavras, que apresente coesão e coerência textuais. Graduandos (as)! Vocês sabem definir coesão e coerência textuais? Coesão textual são as conexões gramaticais existentes entre palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto. Coerência textual é a estruturação lógico-semântica de um texto, isto é, a articulação de idéias que faz com que numa situação discursiva palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores.

5 QUANTOS … Quantas luas se passaram! Quantos sóis já raiaram! Quantos verões bronzearam! Quantos invernos esfriaram! Quantos governos passaram! Quantos ideais não vingaram! Quantos projetos se arquitetaram! Quantos planos se frustraram! Tantas vozes foram ouvidas Quantas ainda ão de se ouvir Quantos dias nessa vida ainda estão por vir! Vale o sol Vale a lua, o inverno e o verão Pois uma vida só se acaba quando fita-se o chão. Fabíola Candido Mendes COMO FABÍOLA ME AJUDOU, QUANTOS E QUANTAS OPORTUNIDADES AGRADEÇO A lua que passa, AGRADEÇO O Sol que raia, AGRADEÇO O Verão que chega, AGRADEÇO O Inverno que chega, Agradeço Vale o Sol Vale a Lua, o Inverno e o Verão Pois uma vida só se acaba quando fita-se o chão. Alexandre Rosa dos Santos Intertextualidade é a relação entre dois textos caracteizada por um citar o outro. INTERTEXTUALIDADE X INTERDISCUSIVIDADE Interdiscursividade é a relação entre dois discursos caracteizada por um citar o outro.

6 FIM! Você sabe o que é uma PARÓDIA? Paródia é um tipo de relação intertextual em que um dos textos cita o outro, garalmente com o objetivo de fazer-lhe uma crítica ou inverter ou distorcer suas idéias. VEJA A PARÓDIA O QUE VOCÊ ACHA DA PARÓDIA AO LADO?


Carregar ppt "PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV TEXTO E DISCURSO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google