A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV EDITAL / EXPOSIÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV EDITAL / EXPOSIÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV EDITAL / EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS / INFORMAÇÃO / MEMORANDO / MEMORIAL

2 EDITAL EDITAL é um instrumento de notificação pública que se afixa em local de acesso dos interessados ou se publica (integral ou resumidamente) num órgão de imprensa oficial ou particular.

3 MODELOS DE EDITAL

4 MODELOS DE EDITAL

5 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS é um tipo de correspondência originalmente oficial, mas hoje é também utilizada na área empresarial. Características: 1)O assunto deve ser resumido em itens e argumentado; 2)A legislação citada deve ser transcrita; 3)A conclusão deve ser clara e objetiva.

6 MODELOS DE EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

7 MODELOS DE EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

8 INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO é um eslarecimento prestado por determinado servidor, no exercício de sua função, a respeito de situações reais oiu dispositivos legais, contidos em um processo. MODELOS DE INFORMAÇÃO

9 MODELOS DE INFORMAÇÃO

10 MEMORANDO MEMORANDO pode ser interno ou externo. O primeiro é uma correspondência interna e sucinta entre duas seções de um mesmo órgão. O segundo pode ser oficial e comercial. O oficial assemelha-se ao ofício; e comercial, à carta comercial. O papel usado para qualquer tipo de memorando é o de meio-ofício. MODELOS DE MEMORANDO

11 MODELOS DE MEMORANDO

12 MEMORIAL MEMORIAL é uma forma de comunicação que, de certo modo, abrange o relatório, a exposição de motivos e o abaixo-assinado. Sua característica específica é que o mesmo parte do funcionário, por meio dos canais competentes, para seus superiores. O funcionário, pois, serve de porta-voz de um grupo. MODELOS DE MEMORIAL

13 EXERCÍCIOS PRÁTICOS Para a INSTITUIÇÃO PÚBLICA OU PRIVADA que seu grupo de trabalho escolheu em conjunto com o Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos, elaborar um(a) modelo de: 1) EDITAL; 2) EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS; 3) INFORMAÇÃO; 4) MEMORANDO; 5) MEMORIAL FIM!


Carregar ppt "PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV EDITAL / EXPOSIÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google