A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ikonos de Vitória 1 m de Resolução PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ikonos de Vitória 1 m de Resolução PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia."— Transcrição da apresentação:

1 Ikonos de Vitória 1 m de Resolução PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV

2 Capítulo 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DOS ESPÍRITO SANTO – UFES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS - CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DPGEO LABORATÓRIO DE GEOMÁTICA DA UFES - LGU Obs: Todos os Slides apresentados foram adaptados do livro Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação (2ª Edição). Autor: Maurício Alves Moreira Vitória LANDSAT Andaraí Ikonos 1 m resolução Campos do Jordão Ikonos 1m de Resolução

3 ESTRUTURA MOLECULAR DA ÁGUA Molécula de água mostrando o par eletrônico formado pelos elétrons dos átomos de hidrogênio e oxigênio, em que p e n são os prótons e elétrons, respectivamente.

4 INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA COM A ÁGUA Curvas de reflectância da água nos estados líquido, gasoso (nuvem) e sólido (neve) Água líquida: absorve toda a radiação eletromagnética abaixo de 380 nm e acima de 700 nm (absorção total). Mesmo na faixa espectral entre 380 e 700 nm, a reflectância é relativamente pequena, ultrapassando pouco mais de 5%. Água Gasosa: apresenta elevada reflectância em torno de 70%, em todas as radiações eletromagnéticas contidas no espectro óptico (400 a nm). Entretanto, observam-se bandas de maior absorção em 1.000, nm. Água Sólida (Neve): a curva de reflectância da água na forma de neve até é maior do que no estado gasoso. De a nm há um decaimento dessa curva, indicando uma absorção acentuada da energia nesta região espectral. Nos comprimentos de onda de e nm (absorção máxima) ocorre maior absorção.

5 FATORES QUE INTERFEREM NA REFLECTÂNCIA DA ÁGUA Matéria Orgânica Partículas Minerais Inorgânicas Fitoplâncton O fitoplâncton é responsável pela absorção de MO, por meio da utilização de nutrientes inorgânicos e energia solar (fotossíntese). Essa MO dissolvida na água determina a cor amarelo- marrom da água Á medida que a concentração de MO na água aumenta, sua reflectância (aumento da absorção) diminui em todo espectro do visível. PMI provenientes de rochas e solos que são carreadas para os corpos d água, por ação do vento, da chuva e da ressuspensão e por erosão do fundo, também interferem na absorção da energia pela massa de água. VEJA EXEMPLO

6 Comparação entre curvas de absorção de ácidos húmicos (A) e amostras de material orgânico dissolvido em água (B)

7 Reflectância residual de suspensões de material inorgânico: (A) material branco com partículas entre 1 e 20 micrômetros de tamanho, nas concentrações de 25, 50, 75 e 100 % e (B) material vermelho com partículas entre 7 e 37 micrômetros de tamanho; nas mesmas concentrações de (A)

8 Curvas de reflectância da água obtidas nos rios Tietê e Piracicaba e no reservatório de Barra Bonita, Estado de São Paulo Elevada concentração de material inorgânico em suspensão, com acentuda reflectância na faixa do vermelho. Elevada concentração de matéria orgânica na água. Água dos dois rios já misturadas, mostrando claramente a transição entre os dois espectros anteriores.

9 Vale a pena conferir

10 Propriedades Espectrais da Água Lagos, rios, oceanos, etc., são relativamente fáceis de serem identificados nas imagens. Estes corpos são identificados para a realização de estudos hidrológicos e para a preparação de mapas ou interpretação de imagens (eles são usados como referências que permitem localizar outros corpos ou feições). A refletividade da água, medida em comprimentos de onda relativamente pequenos permite identificar poluentes. O planctom e outros tipos de vegetais e organismos alteram a natureza da refletividade da água (quando estão presentes acima da superfície da água alteram a refletividade em todos os comprimentos de onda; quando estão presentes debaixo da superfície, afetam somente os comprimentos de onda menores). A profundidade das águas pode ser determinada mediante imagens obtidas entre 0,5 e 0,58 mm. Nesta região do espectro das r.e.m. é menor o coeficiente de extinção (atenuação) das radiações por metro de profundidade. VEJA EXEMPLO SEGUINTE

11 Relação entre o coeficiente de extinção por metro e comprimento de onda Coeficiente de extinção por metro 0,08 0,02 0,4 0,8m Mínima extinção Os comprimentos de onda maiores são mais rapidamente absorvidos pela água

12 PROPRIEDADES ESPECTRAIS DO CONCRETO A refletividade do concreto é de 20% a 0,4 mm e é de 40% de 0,5 a 0,6 mm (nesta última região, os vegetais refletem aproximadamente 20%, de modo que resulta fácil identificar cidades, pequenos povoados e ainda grandes prédios rodeados de vegetação. PROPRIEDADES ESPECTRAIS DO ASFALTO O asfalto, uma vez identificado, permite a localização de outras feições. Ele apresenta grande refletividade na região do ultravioleta e no azul da região visível.

13


Carregar ppt "Ikonos de Vitória 1 m de Resolução PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google