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Screen 1 of 19 Dissertação e Técnicas de Apresentação.

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1 Screen 1 of 19 Dissertação e Técnicas de Apresentação

2 Screen 2 of 19 Objetivos compreender os princípios para escrever introduções, conclusões e sumários executivos reconhecer técnicas para organizar e explicar a sua informação compreender técnicas para escrever frases claras e concisas compreender como editar eficazmente os seus documentos

3 Screen 3 of 19 Introdução A estrutura e a linguagem dos seus relatórios deve prender os seus leitores – de forma fácil e convincente. Mas como escolher a forma mais adequada de organizar a sua informação?

4 Screen 4 of 19 Escrever a introdução, conclusão e sumário Qualquer relatório precisa de uma introdução e uma conclusão eficaz. Mas que informação isso deve conter, e quanta informação? O mesmo se pode dizer dos sumários executivos, com mais uma pergunta: Será que preciso mesmo dele?

5 Screen 5 of 19 Quais são os eventos mais importantes que levaram à elaboração deste relatório? A introdução é como um cartão de visita. É a sua primeira – e melhor – oportunidade de cativar o seu público. A pergunta principal a fazer é: Introdução

6 Screen 6 of 19 Uma boa introdução guia o leitor do conhecimento geral para os detalhes. Ela também deve dar ao leitor três coisas específicas: Criar um contexto partilhado pelo leitor e o autor Estabelecer claramente o objectivo do relatório Descrever a organização do relatório Introdução

7 Screen 7 of 19 A conclusão dá-lhe mais uma oportunidade de levar o leitor na direcção que você escolher. Crie um sentido de finalização Técnicas para conclusões eficazes: Recomende acções Repita os pontos mais importantes Sumarize todo o documento Realce a importância do tópico Introdução

8 Screen 8 of 19 Um sumário executivo é uma breve descrição dos conteúdos mais importantes de um relatório. O sumário executivo deve incluir o que você quer que o leitor recorde. Se o seu relatório estiver bem escrito e organizado, o autor pode: rever o que escreveu extrair as ideias mais essenciais, e incluí-las no sumário Sumário Executivo

9 Screen 9 of 19 Um sumário executivo deve conter as respostas que os decisores procuram no relatório. Portanto, lembre-se: Qual é o problema? O que é necessário para o resolver? Como é que deve ser resolvido? Quais são os benefícios de o resolver desta maneira? Sumário Executivo Pode-se utilizar a ferramenta da qualidade 5W1H Sumário Executivo

10 Screen 10 of 19 Técnicas de organização e explicação Há três esquemas (ou sequências) comuns que o podem ajudar: Como organizar e explicar a sua informação? A sequência indutiva começa com detalhes específicos e utiliza-os para construir uma conclusão ou recomendação geral. O padrão dedutivo é o oposto do padrão indutivo. O modelo espaço/tempo dispõe a informação de acordo com a sequência em que os leitores a podem encontrar no mundo real.

11 Screen 11 of 19 Técnicas de organização e explicação Dentro dos esquemas organizativos, há essecialmente seis técnicas para explicar a sua informação: Exemplo Analogia Definição Categorização Comparação e contraste Causa e efeito Um exemplo concretiza uma ideia geral através de uma ou mais circunstâncias específicas. Uma analogia é um tipo de exemplo, que compara uma coisa com outra. Uma definição identifica algo de forma única. Categorização é pegar na informação e dividi- la em partes distintas. Comparação e contraste é ilustrar as semelhanças e diferenças, respectivamente. Causa e efeito explica porque é que uma coisa aconteceu.

12 Screen 12 of 19 Escrever frases claras e concisas O seu estilo de escrita precisa de ser: claro explícito, e fluir com rapidez e lógica Consegue-se um alto nível de fluidez de leitura ao incorporar: clareza economia e direccionamento na sua escrita (especialmente a nível da frase)

13 Screen 13 of 19 Para medir a fluidez de leitura, faça as seguintes perguntas a si próprio: O meu leitor vai compreender o que escrevi ao ler a frase rapidamente? O meu leitor vai compreender o que escrevi sem ter que voltar atrás e reler algumas partes? O meu leitor vai ficar sem fôlego no meio da frase? Usei uma palavra grande onde uma pequena bastaria? Há mais do que uma ideia na minha frase? Há palavras (particularmente adjectivos e advérbios) que podem ser retiradas? Escrever frases claras e concisas

14 Screen 14 of 19 Escrever frases claras e concisas Exemplo de uma frase: A mesma frase melhorada: A área de comunicação que os pontos focais estão interessados em conhecer melhor está relacionada com os relatórios técnicos usados na agricultura e no governo. Os pontos focais gostariam de saber mais sobre relatórios técnicos usados na agricultura e no governo. Consultar o site

15 Screen 15 of 19 Editar documentos Depois de ter completado um rascunho do relatório, precisa de o rever cuidadosamente. Aqui estão alguns elementos a que se deve prestar atenção: Ortografia Repetição de informação Pontuação Frases densas, pesadas Encadeamento dos parágrafos Clareza da mensagem Informação em falta Questões politicamente sensíveis Formato Coerência dos parágrafos Informação desnecessária Repetição desnecessária de palavras Sequência lógica dos parágrafos Erros gramaticais

16 Screen 16 of 19 Editar os documentos Um processo ieal de edição tem três fases: Fase conceitual/estrutural Fase linguística Fase de revisão /formatação

17 Screen 17 of 19 Editar os documentos Nesta primeira fase lê-se rapidamente o documento. Deve-se concentrar a atenção apenas nos seguintes elementos do quadro anterior: Fase conceitual /estrutural Clareza da mensagem Encademaento dos parágrafos/ideias Informação em falta Informação desnecessária Repetição de informação

18 Screen 18 of 19 Editar os documentos A edição linguística é a fase que consume mais tempo, já que o autor tem que ler cuidadosamente o documento, palavra por palavra, e perguntar-se Será que me agrada a maneira como exprimi esta ideia? Deve concentrar a sua atenção nos seguintes elementos do quadro: : Fase linguística Frases densas, pesadas Clareza da mensagem Questões politicamentre sensíveis Repetição desnecessária de palavras Sequência lógica das frases

19 Screen 19 of 19 Edição dos seus documentos Revisão é simplesmente verificar se há erros. Deverá concentrar-se nos seguintes elementos do quadro: Ortografia Pontuação Gramática Fase de revisão /formatação

20 Screen 20 of 19 Sumário Uma boa introdução deve estabelecer claramente o objectivo do relatório e antecipar a sua organização. Técnicas para elaborar conclusões eficazes são: recomendar acções, repetir os pontos principais, resumir todo o documento, re-enfatizar a importância do tópico. Utilizarão esquemas indutivos, dedutivos e/ou de espaço/tempo para organizar a vossa informação e diversas técnicas para a explicar. Ao incorporar clareza na vossa escrita, especialmente a nível das frases, poderão alcançar um alto nível de fluidez de leitura. Um processo ideal de edição tem três fases: fase conceptual/estrutural, fase linguística e fase de revisão / formatação.

21 Screen 21 of 19 A Importância da Comunicação

22 Screen 22 of 19 A Importância da Comunicação

23 Screen 23 of 19 Bibliografia Sugerida: Martos, Cloder Rivas - Gramática Pedagógica 29a Ed. 2005


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