A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Etiqueta Virtual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Etiqueta Virtual."— Transcrição da apresentação:

1 Etiqueta Virtual

2 Assim como no mundo real existem algumas regras para a convivência pacífica entre as pessoas, o mundo virtual também está criando suas normas para manter a harmonia das relações. Sabia disso?

3 Vá em frente e descubra!

4 Etiqueta Virtual

5 Etiqueta Virtual Agora veja o que o mundo virtual está criando para manter a harmonia das relações. Confira a “NetEtiqueta”! Não use a Internet para enviar informações confidenciais; Assine suas mensagens para facilitar a identificação; Utilize famílias de letras comuns, que todos possuam e estejam habituados a ler: Times New Roman, Arial, Verdana; Certifique-se de que o endereço utilizado está correto; Ao enviar mensagens para mais de uma pessoa, utilize a linha “co” (cópia oculta), evitando que os endereços se esparramem pela Internet; Cite as fontes que você utilizou, endereços, autores, produtores. Direitos autorais existem e devem ser respeitados; Colabore para uma rede limpa: combata os spams e não envie mensagens para quem não as deseja; Utilize antivírus atualizado; Contenha a curiosidade: não olhe correspondência ou arquivos alheios; Use o computador com responsabilidade social: não espalhe inverdades.

6 Além destas regras de etiqueta, observe também alguns cuidados ao fazer críticas e dar feedback.

7 Dando Feedback Construtivo

8 Lembre-se que apesar de você trafegar em um mundo virtual, as pessoas são bem reais. Portanto, alguns cuidados são essenciais. Portanto, ao fazer comentários ou críticas, tome estes cuidados:

9 Fale baixo: utilize letras minúsculas ao escrever
Fale baixo: utilize letras minúsculas ao escrever. O emprego de caixa alta (letras maiúsculas) significa que você está gritando; Contextualize rapidamente o tema, a reposta, o assunto a que se refere. A outra pessoa pode não se lembrar; Seja gentil: trate a todos com respeito; Cuidado com mensagens dúbias. É fácil ocorrerem ruídos na comunicação virtual, pois não existe o reforço da mensagem corporal. Seja claro! São queira dar sempre a última palavra. Se alguém já escreveu e você concorda, não acrescente mais “pingos nos is”; Não subestime o interlocutor. Cometer erros e enganos, ter dúvidas é comum. Algo que parece simples para você, para outra pessoa pode ser muito complicado – e vice-versa. Tudo é fácil depois que dominamos o assunto, mas até dominá-lo... Tente manter um diálogo transparente e que agregue conhecimentos importantes para o outro. Para estabelecer boas relações pela Internet, fique conectado com estas dicas.

10 Como podemos estabelecer relações virtuais duradouras?

11 Relações Virtuais

12 Relações Virtuais Suas relações virtuais poderão ser duradouras se houver respeito mútuo e bases sólidas para uma boa comunicação: Identifique claramente a questão, o tema, e responda com objetividade. Seja amigável: as palavras têm poder. Trate as pessoas pelo nome, sempre que possível. Adote uma linguagem coloquial, mas em português correto. Evite termos muito técnicos e palavras em outras línguas. Se for necessário, coloque entre parênteses a tradução ou explique o significado. Respeite o momento do interlocutor: não é porque estão a distância que as pessoas deixam de ficar tristes, inseguras, com raiva, confusas ou com baixa auto-estima. Tente detectar estes elementos para adequar suas colocações e não levar para o lado pessoal algum comentário casual. Seja leve. Evite enviar arquivos anexados e pesados, mensagens longas e confusas, que só fazem seu receptor perder tempo. Indique na linha assunto, objetivamente, qual o tema que será abordado.

13 Com estes cuidados, você será um verdadeiro lord ou lady na Internet...


Carregar ppt "Etiqueta Virtual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google