A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO

2 ESCREVER NÃO É UM MISTÉRIO
ESCREVER NÃO É UM MISTÉRIO. HÁ REGRAS, CRITÉRIOS DE CORREÇÃO, PEQUENOS CUIDADOS QUE PODEM ESTABELECER UMA BOA NOTA. VEJAMOS: Faça, sempre, antes de tudo, o rascunho. Use letra legível. é muito importante que o corretor consiga ler seu texto compreendendo claramente o que você escreveu e, principalmente, sem nenhuma dúvida do tipo: ‘essa letra é um S ou um R?’ Marque os parágrafos com no mínimo 2 cm e no máximo 3cm. Alinhe os parágrafos, ou seja, marque todos exatamente no mesmo alinhamento do primeiro. Não sendo parágrafo, escreva a partir do início da linha. O mesmo vale para o final da linha, a não ser que o texto daquele parágrafo se encerre antes do final da linha.

3 Muita atenção ao separar as sílabas das palavras no final das linhas
Muita atenção ao separar as sílabas das palavras no final das linhas. Separações que não seguem as regras da norma padrão têm desconto de 0,2 para cada ocorrência ao longo do texto. Se estiver em dúvida sobre a grafia de determinada palavra, não pense duas vezes: substitua por um sinônimo cuja escrita você domine com segurança. EM HIPÓTESE NENHUMA copie trechos dos textos das propostas. Para cada linha copiada você perderá 0,4. Como vê, não compensa. Retome as ideias expressas na proposta reestruturando-as em outras palavras.

4 Lembre-se de que há um número mínimo de linhas a serem escritas (vinte), assim como há um número máximo (vinte e cinco). Evite aumentar o tamanho da letra ou colocar espaço excessivo entre as palavras. Para cada linha não escrita ou que ultrapasse o limite máximo haverá desconto de (0,4). O uso excessivo de corretivo pode ser considerado rasura. O ideal é evitá-lo tanto quanto possível. Certifique-se de que está escrevendo nomes próprios com letras maiúsculas. Não use clichês (chavões) ou palavras de baixo calão (gírias ou palavrões) que empobrecem o texto.

5 ANTES DE PASSAR PARA A FOLHA DE REDAÇÃO, PROCEDA À CORREÇÃO DO RASCUNHO DE ACORDO COM AS ETAPAS A SEGUIR: 1- Examine os aspectos da escrita. (margens, legibilidade, ortografia, acentuação gráfica, separação de sílabas adequada às regras da norma padrão, uso das maiúsculas). 2- Analise os aspectos gramaticais. (concordância, conectores adequados e variados, regência, colocação pronominal, formas verbais ). 3- Verifique se as características do gênero escolhido por você foram consideradas em seu texto. Selecione a linguagem (vocabulário diversificado, sem repetições verbais). 4- Confira também a paragrafação, coesão textual, coerência, qualidade da argumentação, concisão, adequação do vocabulário e domínio do tema e do gênero escolhidos.

6 5- Considere o tamanho de sua letra, do papel rascunho, da folha de redação e faça as adequações necessárias. 6- Volte à proposta. Você atendeu às solicitações? Não esqueceu nenhum item? 7- Agora, só agora, comece a passar a limpo o texto produzido, seguindo a orientação recebida.


Carregar ppt "ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google