A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SARESP 2008SARESP 2008 MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SARESP 2008SARESP 2008 MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 SARESP 2008SARESP 2008 MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES

2 Está fundamentado pelas Matrizes de Referência para a Avaliação de Língua Portuguesa, que, ao descrever as competências desejáveis dos alunos, se articulam com a Proposta Curricular de Língua Portuguesa.

3 Algumas modificações 1. propostas de redação gênero introdução de novos critérios na avaliação dos textos produzidos.

4 Proposta situada em uma proposição de tipos textuais: narração oferecem respostas a perguntas sobre quando ou em que seqüência. Fatos e ações estão organizados em uma ordem ou seqüência temporal com base em uma relação de causa e efeito.

5 convencer o interlocutor argumentação tipo de texto em que a informação fornecida justifica-se como uma forma de convencer o interlocutor, por meio de um raciocínio explícito, de que uma determinada proposição (a tese) é adequada, coerente e/ou bem fundada. Em geral, organizam-se de forma a responder a perguntas do tipo por quê.

6 esferas discursivas formas de circulação social Serão solicitados gêneros diretamente relacionados a determinadas esferas discursivas e a determinadas formas de circulação social do texto Produção do aluno poderá refletir a sua preocupação com as expectativas de um leitor socialmente situado (mesmo que seja o professor-avaliador), a partir de um objetivo definido.

7 4ª série do Ensino Fundamental Relato de experiência pessoal vivida Relato de experiência pessoal vivida 6ª série do Ensino Fundamental Carta pessoal Carta pessoal proposta que estabelece tema, gênero, linguagem, finalidade e interlocutor do texto.

8 8ª série do Ensino Fundamental 3ª série do Ensino Médio Artigo de opinião Artigo de opinião proposta que estabelece tema, gênero, linguagem, finalidade e interlocutor do texto.

9 Redação em Branco – aluno entregou a folha de redação em branco ou escreveu até 5 linhas: assinalar campo (B) Redação Anulada – aluno anulou propositalmente a redação, isto é, colocou APENAS desenhos, palavrões, protestos, sinais gráficos etc.: assinalar campo (A)

10 Redação em registro não-alfabético – o aluno ainda tem hipótese de escrita não alfabética: assinalar campo (NA).

11 Redação que não atendeu à proposta – o aluno produziu um texto sobre outro tema e/ou em outro gênero ou APENAS copiou, literalmente, os textos da proposta: atribuir Insuficiente (nível 1) em todas as competências

12 Redação que atendeu à proposta de redação - o aluno produziu um texto, com base na proposta de redação. assinalar, na planilha de correção, um conceito para cada uma das competências: nível 1 - Insuficiente; nível 2 - Regular; nível 3 - Bom; nível 4 - Muito Bom. C I (tema) C II (gênero) C III (coesão / coerência) C IV (registro) e C V (proposição)

13 COMPETÊNCIA I – Tema – Desenvolver o texto, de acordo com as determinações temáticas e situacionais da proposta de redação. COMPETÊNCIA II – Gênero – Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gênero.

14 COMPETÊNCIA III – Coesão / Coerência – Organizar o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimento dos mecanismos lingüísticos e textuais necessários para sua construção. COMPETÊNCIA IV – Registro – Aplicar as convenções e normas do sistema da escrita.

15 COMPETÊNCIA V – Proposição - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema (competência avaliada, apenas, no Ensino Médio)

16 Nível 1 Insuficiente Nível 2 Razoável Nível 3 Bom Nível 4 Muito bom Apresenta dificuldades em compreender a proposta de redação e desenvolve um texto que tangencia o tema. Compreende razoavelmente a proposta de redação e desenvolve razoavelmente o tema, parafraseando os textos da proposta ou apresentando uma série de idéias associadas (listas) ao tema. Compreende bem a proposta de redação e desenvolve bem o tema, apresentando indícios de um projeto temático pessoal. Compreende muito bem a proposta de redação e desenvolve muito bem o tema, com base na definição de um projeto temático pessoal.

17 Apresenta dificuldades em compreende r a proposta de redação e apresenta indícios do gênero. Compreende razoavelme nte a proposta de redação e desenvolve razoavelme nte os elementos constituintes do gênero indicado. Compreende bem a proposta de redação e desenvolve bem os elementos constituintes do gênero, mesmo que com desvios. Compreende muito bem a proposta de redação e desenvolve muito bem os elementos constituintes do gênero. Nível 1 Insuficiente Nível 2 Razoável Nível 3 Bom Nível 4 Muito bom

18 Organiza precariamente as partes do texto, apresentando grande dificuldade em articular as proposições; e demonstra pouco domínio na utilização dos recursos coesivos. Organiza razoavelmente as partes do texto, apresentando redundâncias ou inconsistências constantes, mas com alguns elos entre partes e proposições do texto, demonstrando um domínio básico na utilização dos recursos coesivos. Organiza bem as partes do texto, apresentando problemas pontuais na articulação entre as partes e / ou as proposições, e demonstra um bom domínio no uso dos recursos coesivos. Organiza muito bem as partes do texto e demonstra um bom domínio no uso dos recursos coesivos. Nível 1 Insuficiente Nível 2 Razoável Nível 3 Bom Nível 4 Muito bom

19 Apresenta muitas inadequações, no registro do texto, referentes à norma gramatical, à escrita das palavras, à segmentação de palavras e frases e / ou à pontuação. Apresenta inadequações no registro do texto, referentes à norma gramatical, à escrita das palavras, à segmentação de palavras e frases e / ou à pontuação, mas com indícios de seu domínio básico. Demonstra, no registro do texto, bom domínio das regras normativas do sistema de representação da escrita, mesmo que apresente alguns desvios recorrentes no uso dessas regras. Demonstra, no registro do texto, bom domínio das regras normativas do sistema de representação da escrita. Nível 1 Insuficiente Nível 2 Razoável Nível 3 Bom Nível 4 Muito bom

20 Elabora proposta de intervenção precariamente relacionada ao tema Elabora proposta de intervenção razoavelmente relacionada ao tema, mas incipientemente articulada com a argumentação necessária ao posicionamento crítico Elabora proposta de intervenção bem relacionada ao tema, mas ainda pouco articulada, do ponto de vista da argumentação necessária ao posicionamento crítico Elabora proposta de intervenção muito bem relacionada ao tema e muito bem articulada à argumentação necessária ao posicionamento crítico Nível 1 Insuficiente Nível 2 Razoável Nível 3 Bom Nível 4 Muito bom

21 1. Correção – na U.E 2. Formação da banca ( correção em dupla) a. Correção amostral para consolidação dos critérios. b. Correção propriamente dita. 3. Preenchimento – FOLHA DE REDAÇÃO (a lápis) 4. Período de correção – a princípio até 10/12/08

22 A CENP produzirá um vídeo sobre Características dos gêneros Carta e Artigo de opinião com Análises de produções dos alunos e apresentação da Planilha de avaliação das produções escritas que, no período de 24 de novembro a 10 de dezembro, o Professor Coordenador das escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio poderá acessar, no site do São Paulo Faz Escola, para refletir com os professores de Língua Portuguesa sobre os critérios de avaliação das provas escritas do Saresp Plantão na DE - Dúvidas – correção das redações de 01 a 10/12/08 PCOPs Sheila e Dalmacia (


Carregar ppt "SARESP 2008SARESP 2008 MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google