A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
SARESP DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA

2 REALIZAÇÃO DAS PROVAS 1º dia da aplicação (10 de novembro):
Língua Portuguesa – 2ª série do Ensino Fundamental Língua Portuguesa e Redação – 4ª, 6ª, 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio

3 2º dia da aplicação (11de novembro)
Matemática – 2ª,4ª,6ª e 8ª séries do Ensino fundamental e 3ª série do Ensino Médio Questões abertas de Matemática – 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio (amostra para a rede estadual)

4 3º dia da aplicação (12 de novembro) – somente para a rede estadual
Ciências Humanas (História e Geografia) – 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio

5 O horário do início das provas será o mesmo do início das aulas.
A duração mínima da prova é de 2 horas até, no máximo, 3 horas, por dia de aplicação. Nenhum professor pode aplicar prova na escola em que leciona, à exceção do professor da 2ª série do EF que aplicará a prova em turma de alunos diferente daquela em que leciona.

6 DISTRIBUIÇÃO 1º momento: Distribuição das caixas e pacotes com os questionários de pais e alunos 16 de outubro 2º momento: Distribuição das caixas e pacotes com os materiais de treinamento 04 de novembro 3º momento: Distribuição das caixas e pacotes com as provas 09 de novembro

7 NIVEL REGIONAL - Coordenador de avaliação – Redes Municipal e Particular
Antes da Aplicação Organizar a aplicação dos questionários dos pais e dos alunos Elaborar, junto com coordenador de avaliação na DE, o plano de aplicação Participar/realizar treinamento Indicar professores de Língua Portuguesa/treinamento: correção 2ª EF/redação Organizar recebimento/entrega dos materiais de aplicação Durante a Aplicação Coordenar o plantão de dúvidas Supervisionar o processo de avaliação Após a Aplicação Coordenar recebimento das caixas das escolas e entregar na DE 1º momento: provas 4ª, 6ª, 8ª EF e 3ª EM/folhas resposta/formulários 2º momento: folhas respostas 2ª EF/folhas e redações/Formulários Organizar o processo correção das provas Divulgar os resultados para cada escola

8 1º MOMENTO CAIXA 1 QUESTIONÁRIOS DE PAIS E ALUNOS
Pacotes da Caixa (um por turma) Conteúdo: Questionários de Pais e Alunos Folhas de Respostas

9 DEVOLUÇÃO (05/11/2009) CORREIO DE/SME Pacote
Controle de Entrega/Devolução dos Questionários Conteúdo: Planilha de Controle de Entrega e Devolução dos Questionários

10 2º MOMENTO CAIXA 2 MATERIAL DE TREINAMENTO DA ESCOLA Pacotes da Caixa
Conteúdo: Carta de Apresentação do Aplicador Manual de Orientação Manual de Operações e Logística Manual do Aplicador Manual do Fiscal Manual do Sistema Integrado de Avaliação Vídeo

11 3º MOMENTO CAIXA 6 1º DIA DE APLICAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA – 2ª série do EF Pacotes da Caixa (um por turma) Conteúdo: Cadernos de Prova do Aluno com Folhas de Respostas da 2ª série Caderno do Professor (apenas para a 2ª Série do Ensino Fundamental) Formulário de Controle da Aplicação Lista de Presença

12 Devolução – 3º Momento (27/11/2009)
Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da caixa (um por turma) 1º dia de aplicação: Provas de Língua Portuguesa – 2ª série EF Conteúdo: Folhas de respostas da 2ª série com correção feita pelo professor-corretor Formulário de Controle da Aplicação

13 Devolução – 3º Momento (27/11/2009)turma pertencente à amostra
Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da caixa (um por turma) 1º dia de aplicação: Provas de Língua Portuguesa – 2ª série EF Conteúdo: Folhas de respostas da 2ª série com correção feita pelo professor-corretor Cadernos de prova do aluno com folhas de respostas da 2ª série Formulário de Controle da Aplicação

14 3º Momento Caixa 7 LÍNGUA PORTUGUESA – Pacotes da Caixa (um por turma)
Conteúdo: Cadernos de Prova do Aluno com Folhas de Respostas Formulário de Controle da Aplicação Lista de Presença

15 Devolução – 2º Momento (13 e 16/11/2009)
Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da Caixa (um por turma) 1º Dia de Aplicação: Provas de Língua Portuguesa (4ª, 6ª, 8ª EF e 3ª EM) Conteúdo: Cadernos de Prova do aluno com folhas de Respostas (utilizadas ou não) Formulário de Controle da Aplicação

16 3º MOMENTO CAIXA 8 1º DIA DE APLICAÇÃO REDAÇÃO
Pacotes da Caixa (um por turma) Conteúdo: Cadernos Redação do Aluno Folha de Resposta para a correção

17 Devolução – 3º Momento (27/11/2009)
Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da Caixa (um por turma) 1º Dia de Aplicação: Provas de Redação Conteúdo: Cadernos de Redação do Aluno (utilizados ou não) Folha de Resposta por turma com a correção dos professores As provas de Redação e da 2ª série do EF vão acondicionadas em caixas separadas porque os pacotes permanecerão nas escolas para correção.

18 3º MOMENTO CAIXA 9 2º DIA DE APLICAÇÃO MATEMÁTICA – 2ª série do EF
Conteúdo: Cadernos de Prova do Aluno com Folhas de Respostas da 2ª série Caderno do Professor da 2ª Série do E F Formulário de Controle da Aplicação Lista de Presença

19 Devolução – 3º Momento (27/11/2009)
Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da Caixa (um por turma) 2º Dia de Aplicação: Provas de Matemática – 2ª série do EF Conteúdo: Folhas de respostas da 2ª série com a correção feita pelo professor-corretor Formulário de Controle de Aplicação

20 Turma Pertencente à Amostra Devolução – 3º Momento (27/11/2009)
Conteúdo: Folhas de respostas da 2ª série com a correção feita pelo professor-corretor Cadernos de prova do aluno com folhas de respostas da 2ª série somente se a turma faz parte da amostra Formulário de Controle de Aplicação

21 3º MOMENTO 2º DIA DE APLICAÇÃO
MATEMÁTICA – 4ª, 6ª, 8ª do EF e 3ª do EM Conteúdo: Cadernos de Prova do Aluno com Folhas de Respostas Formulário de Controle da Aplicação Lista de Presença Caderno com questões abertas de Matemática para uma amostra de turmas da Rede Estadual com Folha de Respostas para correção

22 Devolução – 2º Momento (13 e 16/11/2009)
Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da Caixa (um por turma) 2º Dia de Aplicação: Provas de Matemática – 4ª, 6ª, 8ª do EF e 3ª do EM Conteúdo: Cadernos de Prova do aluno com Folhas de Respostas (utilizados ou não) Formulário de Controle de Aplicação Caderno com questões abertas de Matemática para uma amostra de turmas da Rede Estadual com Folha de Respostas para correção

23 3º MOMENTO CAIXA 11 3º DIA DE APLICAÇÃO (somente para a rede estadual)
HISTÓRIA E GEOGRAFIA Pacotes da Caixa (um por turma) Conteúdo: Cadernos de Prova do Aluno com Folhas de Respostas Formulário de Controle da Aplicação Lista de Presença

24 Devolução – 2º Momento (13 e 16/11/2009)
Material a ser devolvido no pacote: Pacotes da Caixa (um por turma) 3º DIA DE APLICAÇÃO - HISTÓRIA E GEOGRAFIA Conteúdo: Cadernos de Prova do Aluno com Folhas de Respostas (utilizados ou não) Formulário de Controle da Aplicação

25 3º MOMENTO CAIXA 12 MATERIAIS DA ESCOLA E PROVAS ESPECIAIS
Pacotes da Caixa 1. Provas Especiais 1º dia Provas Especiais do 1º dia 2. Provas Especiais 2º dia Provas Especiais do 2º dia 3. Provas Especiais 3º dia Provas Especiais do 3º dia 4. Pacote Kit da Escola Relatório de Observação dos Pais Formulário de Controle da Aplicação Reserva Termo de Compromisso do Aplicador Formulário de Verificação de Atividades do Fiscal 5. Pacote com Cadernos Reserva do Professor para a 2ª série do EF Cadernos do Professor

26 Devolução – 2º momento (13 e 16/11/2009)
1. Provas Especiais 1º dia Conteúdo: Língua Portuguesa 2. Provas Especiais 2º dia Matemática 3. Provas Especiais 3º dia História e Geografia 4. Pacote Kit da Escola Relatório de Observação dos Pais Termo de Compromisso do Aplicador Formulário de Verificação de Atividades do Fiscal 5. Pacote com Cadernos Reserva do Professor para a 2ª série do Ensino Fundamental

27 Devolução – 3º Momento (27/11/2009)
Pacotes da Caixa 1. Provas Especiais 1º dia - Redação

28 CAIXA 11 ROTEIROS DE CORREÇÃO DAS PROVAS DE 2ª SÉRIE Pacotes da Caixa
Roteiro de Correção da 2ª Série Conteúdo: Roteiro de Correção

29 Relatórios das Escolas
1. Relatório de Alocação dos Meus Professores 2. Relatório de Alocação na Minha Escola

30 ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES APLICADORES
Professor em exercício das redes de educação básica participantes do SARESP – 2009, o treinamento para aplicação das provas será realizado na escola em que leciona. Professor que não está em exercício em escolas participantes do SARESP , o treinamento para a aplicação das provas será feito na escola onde realizará as atividades de aplicador.

31 Professor Aplicador Antes da aplicação da prova
Participar do processo de treinamento Estudar cuidadosamente os procedimentos para aplicação das provas Assistir ao vídeo instrucional sobre procedimentos de aplicação das provas

32 Professor Aplicador No dia da aplicação das provas
Estar de posse do manual Comparecer à escola onde realizará a aplicação com antecedência para: Mostrar a carta de apresentação ao Diretor da escola, que deverá ser destacada do manual Assinar termo de compromisso (um para cada turma e dia da aplicação) Receber do Diretor o material destinado à aplicação

33 Materiais Pacotes de prova com duplo lacre, organizados por DE, Município, Rede de Ensino, escola, dia de aplicação, série, turno e turma. Devem ser abertos pelo aplicador na sala de aula. Os pacotes de provas são brancos com tarjas coloridas para identificação dos turnos de aplicação: Manhã – Verde Tarde – Amarela Noite - Vermelha

34 Materiais 1º dia de aplicação – 10/11/2009
Caderno de prova de Língua Portuguesa e Caderno de Redação Lista de Presença dos alunos Formulário de controle de aplicação

35 Materiais 2º dia de aplicação – 11/11/2009
Caderno de prova de Matemática Caderno de prova de Matemática com questões abertas (apenas para as escolas estaduais com turmas sorteadas para a amostra) Lista de presença dos alunos Formulário de controle de aplicação

36 Materiais 3º dia de aplicação – 12/11/2009
Caderno de prova de Ciências Humanas (História e Geografia) Lista de presença dos alunos Formulário de controle de aplicação

37 Provas Reserva Haverá duas provas reservas, sem pré-identificação. Podem ser utilizadas quando o número de alunos exceder o previsto. Não podem ser utilizadas provas pré-identificadas de alunos que faltaram no dia da aplicação.

38 Folha de Respostas A folha de respostas estará grampeada no Caderno de provas e contém todos os dados de identificação. Deve ser destacada pela lateral serrilhada.

39 Explicações Complementares
Depois do início da prova, não aceitar alunos retardatários. Abrir o pacote, na sala de aula, destacando a serrilha na linha pontilhada do primeiro lacre. Retirar do pacote os Cadernos de Prova (inclusive os reservas) e anotar no Formulário de Controle da Aplicação. Se os Cadernos de Prova forem inferiores ao número informado na etiqueta, registrar no Formulário de Controle de Aplicação o total dos cadernos que faltaram para a turma. Anotar, na lousa, o horário de início e término da prova, bem como o tempo mínimo de permanência em sala de aula. Os alunos com necessidades educacionais especiais participam da avaliação e devem ter um tempo maior para a realização das provas.

40 Aplicação da Prova Entregar os Cadernos de Prova juntamente com as Folhas de Respostas chamando os alunos pelo nome de acordo com a lista de presença. Assinalar com um X na lista de presença após a entrega das provas. Se houver algum aluno na sala, cujo nome não conste na lista de presença, utilizar o Caderno de Prova com a Folha de Respostas reserva (preencher os dados do aluno nos espaços em branco)

41 Aplicação da Prova Solicitar aos alunos a conferência de seus dados pessoais na Folha de Respostas. Em caso de erro, comunicar ao Diretor da escola. O aluno deve colocar o nome completo no Caderno de Prova e na prova de Redação. Não deixar nenhuma questão em branco. Usar caneta esferográfica azul ou preta ou lápis para marcar a Folha de Respostas.

42 Instruções Específicas – 4ª, 6ª, 8ª séries do EF e 3ª série do EM
Explicar aos alunos que as respostas da prova devem ser transcritas para a Folha de Respostas. Ler com os alunos as instruções na Folha de Respostas do Caderno de Prova. Os Cadernos de Provas, com as provas ampliadas e em braile, deverão ser devolvidos juntos dentro do pacote de origem. O preenchimento das Folhas de Respostas das provas ampliadas deverá realizado pelo Aplicador, após o término do horário de aplicação. Aprova em braile não possui Folha de Respostas e deverá ser colocada no envelope de retorno.

43 Instruções Específicas -
Somente permitir que o aluno saia da sala em circunstâncias específicas. Se houver necessidade do aluno sair da sala de aula, o aplicador deve recolher o Caderno de prova e devolvê-lo no retorno do aluno. Se o aluno não retornar à sala de aula, registrar o ocorrido na capa do Caderno de prova.

44 Concluindo a Aplicação
Recolher todas as Folhas de Respostas juntamente com os cadernos de Prova. Verificar se todos os Cadernos de Prova foram devolvidos pelos alunos. Preencher devidamente todos os campos do Formulário de Controle da Aplicação

45 Concluindo a Aplicação
Colocar os instrumentos no pacote, observando a seguinte sequência: 1º - Formulário de Controle da Avaliação; 2º - Folhas de Respostas preenchidas; 3º - Cadernos de Prova preenchidos; 4º - Folhas de Respostas em branco; 5º - Cadernos de Prova em branco. Colocar os Cadernos de Prova em braile ou ampliadas no pacote específico, quando houver.

46 Atenção! A lista de presença da turma não pode ser colocada no pacote.
Lacrar o pacote, na sala de aplicação. Entregar o pacote de provas e a lista de presença dos alunos ao Diretor. Ligar para o (URA) para confirmar a aplicação da prova através de senha pessoal e do número do pacote de provas aplicado e aguardar a confirmação da aplicação.


Carregar ppt "DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google