A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em 2013, a aplicação dos testes do SAEP seguirá o seguinte cronograma: DATAANO/SÉRIEDISCIPLINA 16/04/20136º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em 2013, a aplicação dos testes do SAEP seguirá o seguinte cronograma: DATAANO/SÉRIEDISCIPLINA 16/04/20136º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Em 2013, a aplicação dos testes do SAEP seguirá o seguinte cronograma: DATAANO/SÉRIEDISCIPLINA 16/04/20136º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa, Matemática e Questionários. 16/04/20131º ano do Ensino Médio Língua Portuguesa, Matemática e Questionários.

3 SAEP – 1ª ETAPA 2013 Língua Portuguesa e Matemática 6º ANO DO EF - 44 QUESTÕES OBJETIVAS. 1º ANO DO EM - 52 QUESTÕES OBJETIVAS.

4 Equipe de Aplicação Coordenador Geral Coordenador Regional Coordenador de Escola Aplicador

5 Coordenador Geral Função assumida pelo Coordenador da Avaliação da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) e sua equipe. RESPONSABILIDADES: Processo de avaliação do SAEP: Organização; Coordenação; Desenvolvimento; Suporte necessário aos demais agentes.

6 Coordenador Regional Função exercida por profissionais lotados nos Núcleos Regionais de Educação (NRE), com experiência em avaliação externa. RESPONSABILIDADES: Implementação geral dos trabalhos no NRE: Administrar; Coordenar; Assegurar a qualidade requisitada e o cumprimento do cronograma estabelecido.

7 Coordenador de Escola Função exercida pelo(a) diretor(a) ou vice-diretor(a) da escola avaliada. RESPONSABILIDADES: Treinar os Aplicadores da escola; Controlar a qualidade e segurança do processo avaliativo; Entregar e recolher todo o material das turmas aos aplicadores sob sua responsabilidade; Encaminhar o material à Coordenação Regional.

8 Aplicador Função exercida por professores da escola avaliada, que não atuam como docentes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. RESPONSABILIDADES: Aplicar os testes nos turnos manhã, tarde e noite, conforme o horário de funcionamento das turmas, observando todas as orientações do treinamento.

9 Manuais SAEP 2013

10

11 Treinamento dos Coordenadores de Escola Planejar e executar o treinamento dos Coordenadores de Escola. Receber os Termos de Compromisso dos Coordenadores de Escola devidamente preenchidos e assinados. Destacar, durante o treinamento dos Coordenadores de Escola, os seguintes pontos:

12 Sigilo no armazenamento, aplicação e devolução dos testes ; Definição de local seguro para o acondicionamento e distribuição dos testes; Treinamento dos Aplicadores.

13 Cadastrar os Coordenadores de Escolares e aplicadores da prova; Orientar os coordenadores escolares quanto ao preenchimento dos questionários do diretor e dos professores de Língua Portuguesa e Matemática das turmas avaliadas que serão disponibilizados em plataforma on-line.

14 Orientar o Coordenador de Escola para cobrir, ou retirar da sala de aula, cartazes com nomes de alunos, listas de palavras, alfabeto, tabela periódica e/ou outros materiais escritos. Orientar o Coordenador de Escola para providenciar lápis, borracha e caneta esferográfica com tinta na cor azul ou preta para serem distribuídos aos alunos, caso necessário.

15 Entregar a cada Coordenador de Escola os Formulários de Rastreamento de Unidades da escola para qual foi alocado e recolhê-lo após a aplicação dos instrumentos.

16 Nos dias da Aplicação dos Testes Acompanhamento da aplicação Realizar plantão para atendimento de eventuais situações que possam prejudicar o bom andamento da aplicação. Diante de situações imprevistas, entrar em contato imediato com o CAEd ou SEED.

17 Após a Aplicação dos Testes Recebimento, conferência, coleta dos materiais de aplicação e relatório de campo Receber do Coordenador de Escola os pacotes de todas as turmas sob a responsabilidade dele e fazer a devida conferência, utilizando o Formulário de Controle de Unidade (entregue junto com as caixas).

18 Receber do Coordenador de Escola o Formulário de Controle das Atividades da Escola devidamente preenchido.

19 Após conferir se o material está correto, o Coordenador Regional deverá entregar ao(s) Coordenador(es) de Escola os pacotes contendo os instrumentos a serem aplicados e, nesse momento, coletar sua assinatura no Formulário de Rastreamento de Unidades – Via do Coordenador Regional.

20 Ana Maria Ana Maria

21 No momento da entrega do material ao Coordenador de Escola, o Coordenador Regional deverá entregar a cada Coordenador de Escola o mesmo Formulário – Via do Coordenador de Escola, pois, dessa forma, o Coordenador de Escola terá o mesmo controle ao entregar e receber o material para cada Aplicador sob sua responsabilidade.

22 No momento da devolução dos pacotes contendo os instrumentos a serem aplicados, é necessário seguir o mesmo procedimento da entrega. Lembrar que junto com o material de aplicação também deverá ser devolvida a caixa controle contendo todos os Formulários de Rastreamento de Unidades.

23 Ana Maria Ana Maria

24

25 PROCEDIMENTOS Antes do dia da Aplicação dos Testes. Nos dias da Aplicação dos Testes. Após a Aplicação dos Testes.

26 Antes do dia da Aplicação dos Testes Participar do treinamento do Coordenador de Escola ministrado pelo Coordenador Regional.

27 Assinar o Termo de Compromisso com o Coordenador Regional no dia do treinamento. Divulgar a avaliação em sua escola. Construir um plano de aplicação da sua escola com nome do(s) Aplicador(es), horário e indicação das turmas e número de alunos.

28 Recebimento dos materiais Comparecer ao local informado pelo Coordenador Regional para a retirada das caixas com os pacotes das turmas da escola onde atua. IMPORTANTE Verificar se há pacotes para todas as turmas a serem avaliadas e se o número de testes da turma, registrado na etiqueta do pacote é suficiente para o atendimento dos alunos.

29 Modelo de etiqueta de caixa

30 Modelo de etiqueta de pacote

31

32 Os materiais de aplicação serão entregues pelos Coordenadores Regionais. ATENÇÃO! A abertura e o fechamento dos pacotes de testes serão realizados pelo Aplicador, na presença dos alunos, no momento da aplicação da avaliação.

33 Terminar a conferência dos volumes e atestar, perante o Coordenador Regional, o recebimento no Formulário de Rastreamento de Unidades. Coordenadora de escolaCoordenadora Regional Pacote:

34 Ana Maria Ana Maria

35 Caso seja encontrada alguma divergência, informá-la imediatamente. Providenciar local seguro para armazenamento das caixas e instrumentos do processo avaliativo. Responsabilizar-se e zelar pelo bom andamento de todo o processo avaliativo em sua escola.

36 Seleção dos Aplicadores e orientações para o acompanhamento Selecionar os Professores Aplicadores, atendendo à descrição do perfil estabelecido. Realizar o treinamento dos Aplicadores. Fazer o Plano de Aplicação (ver anexo-pág. 23), com a definição dos nomes e CPF dos Aplicadores e as respectivas turmas onde irão atuar.

37

38 Garantir um local seguro para acondicionamento dos testes, antes da aplicação e após. Cobrir, ou retirar da sala de aula, cartazes com nomes de alunos, listas de palavras, alfabeto, tabela periódica e/ou outros materiais escritos que possam ser consultados pelos alunos no dia da aplicação dos testes.

39 Nos dias da Aplicação dos Testes Acompanhamento da aplicação Chegar à escola com 30 (trinta) minutos de antecedência do horário previsto para início do teste, em cada turno, para distribuição dos pacotes para os Aplicadores. Verificar se as salas estão arrumadas para a aplicação da avaliação, ou seja, se as carteiras estão organizadas em fila e se os materiais pedagógicos expostos na sala de aula foram cobertos e/ou retirados.

40 Verificar a presença do Aplicador na escola e providenciar substituto(s) se necessário. Entregar, para cada Aplicador, o pacote contendo os instrumentos de avaliação, certificando-se de que estão lacrados. Cada aplicação terá duração máxima de 3 (três) horas.

41 Solicitar a cada Aplicador que confira se o pacote que ele está recebendo está de acordo com a turma sob sua responsabilidade. Pedir a cada Aplicador que ateste o recebimento do pacote assinando o Formulário de Rastreamento de Unidades (via do Coordenador de Escola), no campo destinado para esse fim.

42 Após iniciada a aplicação, nenhum aluno poderá entrar na sala de aula e sua saída só poderá ocorrer após 60 (sessenta) minutos do início da aplicação. Realizar plantão para acompanhamento do trabalho dos Aplicadores, registrando ocorrências que prejudicarem a aplicação das avaliações no Formulário de Controle de Atividades da Escola e os encaminhamentos adotados.

43 Transcrição para o Cartão de Respostas Para responder às questões, os alunos deverão portar: caneta esferográfica azul ou preta, para transcrição de suas respostas no Cartão de Respostas.

44 Orientações para a aplicação dos questionários aos Professores Regentes Cadastrar e orientar os professores de Língua Portuguesa e Matemática das turmas avaliadas quanto ao preenchimento dos questionários que serão disponibilizados em plataforma on-line.

45 Após a aplicação dos testes Recebimento, conferência e coleta dos materiais de aplicação Responsabilizar-se pelo recebimento, conferência e pela devolução de todo o material da avaliação. Receber de cada Aplicador, imediatamente após a aplicação do teste, os pacotes com as avaliações feitas pelos alunos e solicitar que os mesmos assinem o Formulário de Rastreamento de Unidades a fim de atestar a devolução de cada pacote contendo os instrumentos.

46 Zelar pelo recolhimento dos materiais de avaliação e pelo correto empacotamento para devolução à Coordenação Regional. Devolver ao Coordenador Regional, após a aplicação da avaliação, todas as caixas com os pacotes de testes aplicados na escola devidamente conferidos e lacrados. Entregar ao Coordenador Regional: o Termo de Compromisso, Formulário de Controle das Atividades da Escola e o Formulário de Rastreamento de Unidades da Escola sob sua responsabilidade, devidamente preenchidos.

47

48 PROCEDIMENTOS Antes do dia da Aplicação dos Testes. Nos dias da Aplicação dos Testes. Após a Aplicação dos Testes.

49 Antes do dia da Aplicação dos Testes Assinar o Termo de Compromisso e entregá-lo ao Coordenador de Escola na ocasião do treinamento. Verificar a turma onde aplicará o teste. Preparar o material necessário para a aplicação:

50 Receber o pacote plástico, lacrado, lembrando-se de conferir se as informações constantes na etiqueta do pacote de testes estão de acordo com a turma sob sua responsabilidade, como ilustrado no exemplo da imagem abaixo.

51

52 Nos dez minutos que antecedem à Aplicação Verificar se todo o material pedagógico (cartazes, alfabeto, mapas, tabela periódica, entre outros) exposto foi retirado ou coberto. Organizar as carteiras em filas, caso não seja essa a disposição delas na sala de aula. Solicitar aos alunos que deixem sobre a carteira somente o lápis, a borracha e a caneta esferográfica com tinta na cor azul ou preta.

53 Iniciando a Aplicação dos Testes Iniciar a aplicação de acordo com a tabela a seguir: TURNOSINÍCIOTÉRMINO MATUTINO08:3011:30 VESPERTINO14:0017:00 NOTURNO19:2022:20 INTERMEDIÁRIO30 minutos após o início das aulas 3 horas após o início do teste

54 ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO PACOTE DE TESTESKIT DA ESCOLA Lista de Presença. Formulário de Controle da Aplicação. Cadernos de Testes com Cartão de Respostas. Dois Cadernos de Testes reservas. Questionário dos Professores e do(a) Diretor(a), para as escolas sem acesso à internet.

55 O Caderno de Testes é composto de questões de Língua Portuguesa, de Matemática, do Questionário do Aluno e do Cartão de Respostas. Após iniciada a aplicação, nenhum aluno poderá entrar na sala de aula e sua saída só poderá ocorrer após 60 (sessenta) minutos do início da aplicação.

56 Caso o Aluno apresente alguma deficiência, indique o código, marcando a quadrícula que corresponde à deficiência, conforme listagem a seguir. Caso não seja possível esse aluno fazer o teste, se ele se recusar a responder ou, ainda, desistir de concluí-lo durante a aplicação, adotar os procedimentos necessários para atendê-lo.

57 AAltas Habilidades/ Superdotação IDistúrbios de aprendizagem BAutismo clássicoJSíndrome de Asperger CBaixa visãoKSíndrome de Rett DCegueiraLSurdez EDeficiência AuditivaMSurdocegueira FDeficiência FísicaNTranstorno deficit de atenção e hiperatividade GDeficiência IntelectualOTranstorno desintegrativo da infância HDeficiência MúltiplaPTranstornos mentais e de comportamento

58 ATENÇÃO O pacote de testes só poderá ser aberto na presença dos alunos.

59 Formulário de Controle de Aplicação

60

61

62 Cartão de Respostas

63

64 M A D A L E N A C A M P O S Madalena Campos

65 Lista de Presença MADALENA CAMPOS

66 Passo 1: Distribuir os Cadernos de Testes aos alunos. Passo 2: Dizer aos alunos que o teste terá duração total de 3 (três) horas e que a saída deles só poderá ocorrer após 60 (sessenta) minutos do início da aplicação. Passo 3: Informar que o Cartão de Respostas não pode ser destacado do Caderno de Testes. Passo 4: Ler as orientações que se encontram na capa do Caderno de Testes para os alunos. Passo 5: Solicitar aos alunos que escrevam, na capa dos Cadernos de Testes e no Cartão de respostas, o nome completo, de forma legível.

67 Orientações quanto ao preenchimento do nome para o Cartão de Respostas: Escrever no quadro: Utilizar letra de forma. Usar um quadrado para cada letra. Deixar um quadrado em branco entre cada palavra. Orientações quanto ao preenchimento das respostas para o Cartão de Respostas: Informar aos alunos que: a transcrição das respostas para o Cartão de Respostas será de responsabilidade deles;

68 Passo 6: escrever no quadro o exemplo de marcação correta no Cartão de Respostas, conforme modelo a seguir:

69 Passo 7: Avisar aos alunos, a 30 (trinta) minutos e a 10 (dez) minutos do final da aplicação, que a atividade logo terminará e que você recolherá os cadernos de testes de cada aluno na carteira. Passo 8: Certificar-se que todos os alunos preencheram o Cartão de Respostas. Passo 9: Recolher, ao encerrar do tempo, todos os Cadernos de Testes. Passo 10: Preencher todos os dados solicitados na Lista de Presença e no Formulário de Controle da Aplicação. Passo 11: Ao finalizar a aplicação, destacar do Formulário de Controle da Aplicação o Comprovante de Aplicação – Via do Aplicador. esse comprovante deverá ficar com o Aplicador e, no momento da entrega do Pacote da Turma para o Coordenador de escola, ele deverá solicitar que o Coordenador de escola o assine. A outra parte do Formulário de Controle da Aplicação deverá ser acondicionada no Pacote da Turma, junto com os outros instrumentos. Passo 12: Lacrar o pacote seguindo as instruções contidas nele e devolvê-lo ao Coordenador de Escola. Todos os instrumentos utilizados, ou não, devem retornar dentro do pacote.

70 Após a Aplicação Lacrar o pacote, em sala de aula, seguindo as orientações contidas nele. Devolver ao Coordenador de Escola todos os pacotes de forma organizada e assinar o Formulário de Rastreamento de Unidades que estará com o Coordenador de Escola a fim de atestar a entrega.

71 MATERIAIS PARA SEREM DEVOLVIDOS PACOTES DE PROVAS LACRADOS DENTRO DAS RESPECTIVAS CAIXAS ABERTAS; FORMULÁRIO DE RASTREAMENTO DA UNIDADE, DEVIDAMENTE PREENCHIDO E ASSINADO; FORMULÁRIO DE CONTROLE DE APLICAÇÃO DA ESCOLA, DEVIDAMENTE PREENCHIDO E ASSINADO; TERMO DE COMPROMISSO DEVIDAMENTE ASSINADO.

72 RETIRADA DO MATERIAL MUNICÍPIOS DIA 10/04/2013 A PARTIR DAS 13H 30MIN, CONFORME CRONOGRAMA LONDRINA DIA 11/04/2013 A PARTIR DAS 8H 30MIN, CONFORME CRONOGRAMA

73 DEVOLUÇÃO DO MATERIAL MUNICÍPIOS DIA 17/04/2013 A PARTIR DAS 13H 30MIN, CONFORME CRONOGRAMA LONDRINA DIA 18/04/2013 A PARTIR DAS 8H 30MIN, CONFORME CRONOGRAMA

74

75 Diante de situações imprevistas, entrar em contato imediato com o Coordenador Regional. Fones:

76 ISABEL - MARI - POLYANE - RENATA - SANDRA - SUELI - ZILDA -

77 Agradecemos a sua participação!


Carregar ppt "Em 2013, a aplicação dos testes do SAEP seguirá o seguinte cronograma: DATAANO/SÉRIEDISCIPLINA 16/04/20136º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google