A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN. Pense e responda: O que já foi possível realizar com os alunos até agora? Quais mecanismos/instrumentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN. Pense e responda: O que já foi possível realizar com os alunos até agora? Quais mecanismos/instrumentos."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN

2 Pense e responda: O que já foi possível realizar com os alunos até agora? Quais mecanismos/instrumentos foram utilizados?

3 Auto-avaliação O que é auto-avaliação oral? A partir de uma lista dos conteúdos trabalhados solicitar que os alunos digam como se desenvolveram em relação a cada item. O aluno deve dizer o que sabe e o que não sabe sem medo de ser punido. Pode ser feita a cada 15 dias.

4 Auto-avaliação O que é auto-avaliação escrita? Ao final de cada trimestre o aluno escreve uma avaliação pessoal sobre os conteúdos estudados naquele período, colocando aqueles que foram compreendidos e os que não foram apreendidos. O professor pode colocar algumas perguntas que vão orientar o aluno nessa auto-avaliação.

5 Questionário Ao planejar um questionário deve-se evitar textos ambíguos e observar o tempo que será necessário para respondê-lo adequadamente. Exemplo: Você faz a separação do lixo? De que maneira você faz a separação do lixo? Descreva.

6 Questões objetivas Perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível. Exemplo: Quem exerce o poder executivo? ( ) Presidente ( ) Governador ( ) Prefeito ( ) Todas as anteriores

7 Questões mais amplas Para aproveitar melhor o conteúdo: Livro Viver, Aprender, volume 3, pg 180 (matemática) Livro Viver, Aprender, volume 3, pg 36 (língua portuguesa)

8 Produção de texto De acordo com o tema deste trimestre: CIDADANIA: DIREITOS E DEVERES. FAMÍLIA E VALORES.

9 Sugestões para produção: Como você observou, a nossa sociedade foi formada por diversas raças, muitas vindas de lugares distantes. Conte de onde veio sua família e quais as diferenças que encontraram quando chegaram nesta cidade.

10 Sugestões para produção: Ao estudar a Declaração Universal dos Direitos humanos, percebemos que esses direitos são os nossos direitos. Escreva um texto falando sobre esses direitos, se são respeitados ou não, por que e o que fazer.

11 Sugestões para produção: Muita gente acha que a cadeia resolve o problema da criminalidade. Outros acham que só mesmo a pena de morte pode acabar com esses indivíduos que vivem do crime. Você concorda com estas afirmações? Defenda a sua opinião. Dê o seu depoimento.

12 Correção da produção de texto Pontuação (nota de 0 a 10) Aspectos que devem ser observados em cada período: 1º ciclo (2º do 1º) Mínimo de 10 linhas Titulo – 1,0 Coesão – Coerência – (início, meio e fim) – ater-se ao tema – 4,0 Uso de pontuação e letra maiúscula – 1,0 Noção de parágrafo – 1,0 Ortografia – não usa segmentação e juntura 1,0 Legibilidade da letra – 1,0 Concordância verbal e nominal – 1,0

13 Correção da produção de texto 2º ciclo (1º e 2º períodos do 2º ciclo) Mínimo de 20 linhas Titulo – 1,0 Coesão –Coerência na exposição de idéias e argumentos – 3,0 Encadeamento entre as partes do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão – 2,0 Uso de pontuação e letra maiúscula - 0,5 Uso adequado do parágrafo – 0,5 Ortografia – observar todos os aspectos – 1,0 Legibilidade da letra – 1,0 Concordância verbal e nominal – 1,0

14 A maioria das escolas promove exames, que não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação ao contrário diagnóstica e inclusiva. A avaliação na maioria das vezes está centrada no professor e no sistema de ensino e não em quem aprende. Cipriano Luckesi


Carregar ppt "AVALIAÇÃO ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN. Pense e responda: O que já foi possível realizar com os alunos até agora? Quais mecanismos/instrumentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google