Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
AVALIAÇÃO ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
2
Pense e responda: O que já foi possível realizar com os alunos até agora? Quais mecanismos/instrumentos foram utilizados?
3
Auto-avaliação O que é auto-avaliação oral?
A partir de uma lista dos conteúdos trabalhados solicitar que os alunos digam como se desenvolveram em relação a cada item. O aluno deve dizer o que sabe e o que não sabe sem medo de ser punido. Pode ser feita a cada 15 dias.
4
Auto-avaliação O que é auto-avaliação escrita?
Ao final de cada trimestre o aluno escreve uma avaliação pessoal sobre os conteúdos estudados naquele período, colocando aqueles que foram compreendidos e os que não foram apreendidos. O professor pode colocar algumas perguntas que vão orientar o aluno nessa auto-avaliação.
5
Questionário Ao planejar um questionário deve-se evitar textos ambíguos e observar o tempo que será necessário para respondê-lo adequadamente. Exemplo: Você faz a separação do lixo? De que maneira você faz a separação do lixo? Descreva.
6
Questões objetivas Perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível. Exemplo: Quem exerce o poder executivo? ( ) Presidente ( ) Governador ( ) Prefeito ( ) Todas as anteriores
7
Questões mais amplas Para aproveitar melhor o conteúdo:
Livro Viver, Aprender, volume 3, pg 180 (matemática) Livro Viver, Aprender, volume 3, pg 36 (língua portuguesa)
8
Produção de texto De acordo com o tema deste trimestre:
“CIDADANIA: DIREITOS E DEVERES. FAMÍLIA E VALORES.”
9
Sugestões para produção:
Como você observou, a nossa sociedade foi formada por diversas raças, muitas vindas de lugares distantes. Conte de onde veio sua família e quais as diferenças que encontraram quando chegaram nesta cidade.
10
Sugestões para produção:
Ao estudar a Declaração Universal dos Direitos humanos, percebemos que esses direitos são os nossos direitos. Escreva um texto falando sobre esses direitos, se são respeitados ou não, por que e o que fazer.
11
Sugestões para produção:
Muita gente acha que a cadeia resolve o problema da criminalidade. Outros acham que só mesmo a pena de morte pode acabar com esses indivíduos que vivem do crime. Você concorda com estas afirmações? Defenda a sua opinião. Dê o seu depoimento.
12
Correção da produção de texto
Pontuação (nota de 0 a 10) Aspectos que devem ser observados em cada período: 1º ciclo (2º do 1º) Mínimo de 10 linhas Titulo – 1,0 Coesão – Coerência – (início, meio e fim) – ater-se ao tema – 4,0 Uso de pontuação e letra maiúscula – 1,0 Noção de parágrafo – 1,0 Ortografia – não usa segmentação e juntura 1,0 Legibilidade da letra – 1,0 Concordância verbal e nominal – 1,0
13
Correção da produção de texto
2º ciclo (1º e 2º períodos do 2º ciclo) Mínimo de 20 linhas Titulo – 1,0 Coesão –Coerência na exposição de idéias e argumentos – 3,0 Encadeamento entre as partes do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão – 2,0 Uso de pontuação e letra maiúscula - 0,5 Uso adequado do parágrafo – 0,5 Ortografia – observar todos os aspectos – 1,0 Legibilidade da letra – 1,0 Concordância verbal e nominal – 1,0
14
A maioria das escolas promove exames, que não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação ao contrário diagnóstica e inclusiva. A avaliação na maioria das vezes está centrada no professor e no sistema de ensino e não em quem aprende. Cipriano Luckesi
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.