A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE. Na situação ilustrada na cena 1, você compreende perfeitamente as mensagens que os apresentadores do telejornal transmitem,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE. Na situação ilustrada na cena 1, você compreende perfeitamente as mensagens que os apresentadores do telejornal transmitem,"— Transcrição da apresentação:

1 QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE

2 Na situação ilustrada na cena 1, você compreende perfeitamente as mensagens que os apresentadores do telejornal transmitem, ou seja, eles conseguem comunicar-se com você. Na situação ilustrada na cena 1, você compreende perfeitamente as mensagens que os apresentadores do telejornal transmitem, ou seja, eles conseguem comunicar-se com você. Na cena 2, o menino e a menina conseguem se comunicar porque as palavras que utilizam estão organizadas em unidades que possuem sentido completo. Na cena 2, o menino e a menina conseguem se comunicar porque as palavras que utilizam estão organizadas em unidades que possuem sentido completo. Essas unidades de texto verbal (oral ou escrito) com sentido completo pelas quais expressamos nosso pensamento e estabelecemos comunicação recebem o nome de FRASE. Essas unidades de texto verbal (oral ou escrito) com sentido completo pelas quais expressamos nosso pensamento e estabelecemos comunicação recebem o nome de FRASE.

3 FRASE, ENTOAÇÃO E CONTEXTO FRASE, ENTOAÇÃO E CONTEXTO Na linguagem falada, a entoação, ou seja, o modo como proferimos as palavras, indica o início e o final da frase. Na escrita, o início é assinalado pela letra maiúscula e o final pelo ponto: Na linguagem falada, a entoação, ou seja, o modo como proferimos as palavras, indica o início e o final da frase. Na escrita, o início é assinalado pela letra maiúscula e o final pelo ponto: Final Final De interrogação De interrogação De exclamação De exclamação Ou as reticências* Ou as reticências* Tragédia!Não.

4 MMA... O que irá fazer com que uma palavra constitua uma frase é o contexto e a entoação com que ela é proferida. O que irá fazer com que uma palavra constitua uma frase é o contexto e a entoação com que ela é proferida. Fora do contexto, a palavra NÃO, por exemplo, não constitui frase. Entretanto, se for dita com a devida entoação por uma pessoa como resposta a uma pergunta, pode vir a constituir frase. Fora do contexto, a palavra NÃO, por exemplo, não constitui frase. Entretanto, se for dita com a devida entoação por uma pessoa como resposta a uma pergunta, pode vir a constituir frase.

5 Às vezes, economizamos palavras, pois a situação de comunicação nos permite. Veja: Às vezes, economizamos palavras, pois a situação de comunicação nos permite. Veja: A menina poderia ter dito: A menina poderia ter dito: Não assisti ao telejornal ontem à noite. Não assisti ao telejornal ontem à noite.

6 Outro exemplo: Sendo assim: FRASE é toda palavra ou conjunto de palavras capaz de transmitir uma mensagem e estabelecer comunicação.

7 FRASE NOMINAL E VERBAL Veja: Enchente castiga cidades na China. Você viu o telejornal ontem à noite? Onde você mora ? Frase Verbal (ou período) é aquela que apresenta verbo.

8 FRASE NOMINAL E VERBAL Veja: Frase Nominal é aquela que não apresenta verbo. Ali. [ ali = advérbio] Não. [não = advérbio] Boa noite! [boa = adjetivo e noite=substantivo

9 Algo mais As frases nominais, por serem curtas e diretas, são muito usadas em anúncios publicitários, títulos (de livros, filmes, programas de TV, por exemplo), além de manchetes de jornais e revistas.

10 TIPOS DE FRASE DECLARATIVAS: são usadas para informar, opinar, definir, relatar Afirmativas: O telejornal começou mais cedo. Negativas: O telejornal NÃO começou mais cedo. INTERROGATIVAS são utilizadas para fazer uma pergunta O que aconteceu? Quando você chegou? Está chovendo?

11 TIPOS DE FRASE IMPERATIVAS são usadas para exprimir uma ordem, conselho ou solicitação. Devolva os livros à biblioteca. Não deixe de fazer os exercícios. Conte como foi a viagem. EXCLAMATIVAS são usadas para exprimir espanto, admiração, surpresa. Que tragédia! Não acredito no que aconteceu. Você veio!

12 Atividade Livro Amarelo p. 18 e 19 Q. 1 a 4


Carregar ppt "QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE. Na situação ilustrada na cena 1, você compreende perfeitamente as mensagens que os apresentadores do telejornal transmitem,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google