A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classes Gramaticais. Advérbio e Locução adverbial Tempo: hoje, ontem, agora, de repente Lugar: aqui, ali, em cima, em casa... Modo: bem,mal, à toa, calmamente...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classes Gramaticais. Advérbio e Locução adverbial Tempo: hoje, ontem, agora, de repente Lugar: aqui, ali, em cima, em casa... Modo: bem,mal, à toa, calmamente..."— Transcrição da apresentação:

1 Classes Gramaticais

2 Advérbio e Locução adverbial Tempo: hoje, ontem, agora, de repente Lugar: aqui, ali, em cima, em casa... Modo: bem,mal, à toa, calmamente... Intensidade: muito, pouco, bastante... Dúvida: talvez, provavelmente... Negação: não, nunca, de modo algum.. Afirmação: sim, certamente, com certeza

3 Artigos definidos ou pronomes? Os artigos definidos: o, a, os, as,acompanham os substantivos: a aluna os meninos Os pronomes: o, a, os, as, substituem os nomes: Comprei o lápis e o apontei.

4 Adjetivo e locução adjetiva O adjetivo é a classe gramatical das características (uma palavra): lindo, inteligente, cruel, bom, mau As locuções adjetivas caracterizam os seres (mais de uma palavra): camisa cor-de-rosa, lápis de cor, óculos de sol, sandália de couro

5 Verbo e locução verbal Verbo é toda palavra que se conjuga: brinco, estudamos, correm, jogam... Locução verbal: dois verbos um completando o outro: Vou brincar, estamos estudando, haviam jogado

6 Uso dos porquês 1) Por que você conversa tanto? Frase interrogativa 2) Você conversa tanto, por quê? Final de frase interrogativa. 3)Gostaria de saber por que você conversa tanto. Frase interrogativa indireta 4) Gostaria de saber o porquê de tanta conversa. (acompanhado do artigo O)

7 Verso, frase, oração Verso: uma linha de uma poesia. Amor é fogo que arde sem se ver Frase: uma palavra ou um conjunto de palavras que transmitem uma informação. Oi! Socorro! Que medo! Oração: é todo a frase, mas que tem verbo. Eu vou estudar muito.

8 Exercícios Complete com os tipos de porquês. a)Diga-me ao menos o __________________ de sua animação. b) Sei que há algo errado _________________ ninguém apareceu até agora. c)Você continua implicando comigo, _________________ ? d)_________________ você faltou à aula no dia do teste? e) Ele contou ________________ faltou ao encontro. f)Eu gosto de programas musicais __________________ me deixam mais sensível. g) Não é fácil contar o _______________ de tantas guerras. h) Explique _______________ chove tanto. i)________________ não houve aula no dia 7 de setembro? j) O Brasil precisa de todos nós __________________ somos o alicerce da Pátria.

9 Assinale a alternativa em que o vocábulo o é pronome. a) O secretário informou que o aluno não virá ao reforço. b) O lobo-guará é um animal em extinção. c) Você não foi ao cinema porque não quis, eu o avisei de que iríamos. d) O aluno resolveu o exercício com rapidez e segurança. e) Trouxe o lápis para responder o teste.

10 Novas Regras

11 Novas Regras

12

13

14

15 Novas Regras - Hífen

16

17

18

19 Novas Regras


Carregar ppt "Classes Gramaticais. Advérbio e Locução adverbial Tempo: hoje, ontem, agora, de repente Lugar: aqui, ali, em cima, em casa... Modo: bem,mal, à toa, calmamente..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google