A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERMOS RELACIONADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERMOS RELACIONADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA."— Transcrição da apresentação:

1 TERMOS RELACIONADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA

2 OBJETO DIRETO Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo. Em geral, o objeto direto não vem introduzido por preposição. Carla vendia livros. Os passageiros esperavam o trem.

3 OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO Pode, às vezes, ocorrer com preposição não exigida pelo verbo. Bebeu do vinho.(OD preposicionado) Vence o bem ao mal.(OD preposicionado) Eles amam a Deus. (OD preposicionado)

4 OBJETO INDIRETO Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo indireto. Geralmente, vem introduzido por uma preposição exigida pelo verbo. Carlos gosta de música. Todos confiam em você.

5 OBJETO PLEONÁSTICO A mim, ninguém me engana. Esses versos, foi o Nicolau que os escreveu. Muitas vezes, por uma questão de ênfase, antecipamos o objeto, colocando-o no início da frase, e depois o repetimos através de um pronome oblíquo átono. A esse objeto repetido damos o nome de objeto pleonástico ou enfático.

6 Pronomes oblíquos na função de objeto Pronomes oblíquos FunçãoExemplo O, A, OS, ASOBJETO DIRETO Todos o conhecem LHE, LHESOBJETO INDIRETO Eu jamais lhe obedeci. ME, MIM, TE, TI, SE, SI, NOS... Dependem do verbo ao qual servem de complemento. Todos nos conhecem. A proposta nos interessava.

7 ADJUNTO ADVERBIAL Termo que se relaciona ao verbo para indicar determinadas circunstâncias em que ocorre o fato verbal. Talvez ele não vá à cidade a pé hoje. Talvez: AA dúvida Não: AA negação À cidade: AA lugar À pé: AA modo Hoje: AA tempo.

8 AGENTE DA PASSIVA Elemento que, numa oração na voz passiva, pratica a ação recebida pelo sujeito. Voz ativa : Turistas curiosos invadiram as ruas do vilarejo. Voz passiva: As ruas do vilarejo foram invadidas por turistas curiosos. Por turistas curiosos: agente da passiva


Carregar ppt "TERMOS RELACIONADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google