A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gramática da Sapatilha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gramática da Sapatilha"— Transcrição da apresentação:

1 Gramática da Sapatilha

2 Identificação Colégio Nossa Senhora de Fátima Prof.Patrícia Farias
Alunas:Amanda Carolina Caroline Eunice Fernanda Gabriela Sara

3 Súmario Tipos de predicado Transitividade verbal Complementos verbais
Adjunto adverbial Tipos de sujeitos Adjunto adnominal Aposto Vocativo

4 Tipos de Predicado Tipos de Predicado:O predicado se divide em dois grupos,verbal e nominal. Predicado Verbal:Constitui de um verbo ou locução verbal que expressa a idéia de ação. Este verbo pode ser transitivo ou intransitivo. O núcleo do predicado verbal é o verbo (que é chamado de significativo) pois traz em si a idéia de ação. Ex;A bailarina dançava feliz Sujeito:A bailarina Núcleo do Sujeito:bailarina Predicado:dançava feliz Tipo de predicado:verbal Núcleo do predicado verbal:dançava

5 Predicado Nominal: É formado por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito.O predicado nominal nos informa algo a respeito do sujeito.Indica um estado ou uma qualidade do sujeito. O núcleo do predicado nominal é o predicativo do sujeito. Ex: A bailarina era bonita Sujeito:a bailarina Núcleo de sujeito:bailarina Predicado:era bonita Tipo de Predicado:nominal Verbo de ligação:era Predicado do sujeito:bonita Núcleo do predicado nominal:bonita

6 Transitividade Verbal
O verbo, quanto à predicação, pode ser classificado em: Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado). Ex:A bailarina comprou as sapatilhas solicitadas. Transitivo indireto:esse vem acompanhado de um objeto com preposição obrigatória (objeto indireto). Ex:As bailarinas devem obedecer aos pais.

7 Transitivo direto e indireto: aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição (objeto direto) e de um objeto com preposição (objeto indireto). Ex:O jornal dedicou uma página a bailarina Intransitivo: É o verbo considerado de sentido completo, que não exige complemento que lhe integre o sentido. Ex:A bailarina dança.

8 Complementos Verbais Os complementos verbais completam o sentido dos verbos transitivos. Estes complementos podem ligar-se ao verbo através de uma preposição ou sem o auxílio dela. Quando há necessidade de preposição, o objeto é dito indireto; quando ela não é necessária, o objeto é dito direto. Alguns verbos podem aceitar ao mesmo tempo um objeto direto e outro indireto. Em alguns casos, por questões de estilo, adiciona-se uma preposição ao objeto direto. Neste caso o objeto direto é dito preposicionado. Ex: Bailarinas possuem sapatilhas

9 Adjunto Adverbial Adjunto Adverbial: Adjunto adverbial é,como o nome indica,o termo de valor adverbial que denota alguma circunstância do fato expresso pelo verbo,ou intensifica o sentido deste,de um adjetivo,ou de um advérbio. O adjunto adverbial pode vir representado por:Advérbio,Locução adjetiva e Oração adverbial.

10 Classificação dos adjuntos adverbiais
De fim ou finalidade : Ex: A bailarina ensaiou muito para o espetáculo no teatro De instrumento: Ex: A bailarina amarrou a fita da sapatilha De lugar: Ex: A professora dançou no palco do teatro municipal De meio: Ex:A bailarina vai para a escola de ballet de ônibus De negação: Ex: A professora não gostou do espetáculo De tempo: ex: A bailarina apresentou no sábado passado

11 Tipos de Sujeito Tipos de Sujeito: O sujeito pode ser, segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), classificado em simples, composto, indeterminado, desinencial. Nesse último caso,temos o que se convencionou chamar de oração sem sem sujeito. Simples:É o sujeito que apresenta apenas um núcleo. Composto: É aquele que apresenta mais de um núcleo representativo, escrito na oração. Desinencial: Sujeito desinencial é aquele que não vem expresso na oração, mas pode ser facilmente identificado pela desinência do verbo.

12 Inderteminado: Sujeito indeterminado é o que não se nomeia ou por não se querer ou por não se saber fazê-lo. Podemos dizer que o sujeito é indeterminado quando o verbo não se refere a uma pessoa determinada, ou por se desconhecer quem executa a ação ou por não haver interesse no seu conhecimento. Aparecerá a ação, mas não há como dizer quem a pratica ou praticou. Há três maneiras de identificar um sujeito indeterminado: a)O verbo se encontra na 3ª pessoa do plural. b)Com um Verbo Transitivo Indireto, somente na terceira pessoa do singular, mais a partícula se. c) Com um Verbo Intransitivo, somente na terceira pessoa do singular, mais a palavra se,índice de indeterminação do sujeito. Desinencial: Sujeito desinencial é aquele que não vem expresso na oração, mas pode ser facilmente identificado pela desinência do verbo.

13 Exemplos Simples: A bailarina é uma garota muito bonita
Composto: A bailarina professora e a aluna fizeram uma apresentação Indeterminado:Dizem que elas estão bem... Desinencial :As bailarinas usam sapatinhos.Dançam na pontinha do pé

14 Adjunto Adnominal É a palavra ou expressão que acompanha um ou mais nomes conferindo-lhe um atributo. Trata-se, portanto, de um termo de valor adjetivo que modificará o nome a que se refere.Os adjuntos adnominais não determinam ou especificam o nome, tal qual os determinantes . Ao invés disso, eles conferem uma nova informação ao nome e por isso são chamados de modificadores .Além disso, os adjuntos adnominais não interferem na compreensão do enunciado. Por esse motivo, eles pertencem aos chamados termos acessórios da oração .Os adjuntos adnominais podem ser formados por artigo, adjetivo, locução adjetiva, pronome adjetivo, numeral e oração adjetiva.

15 Exemplos A bailarina quando dança parece uma pluma.
A bailarina alegre dança suavemente pelo salão. A primeira vez que a bailarina dançou todos aplaudiram.

16 A sapatilha,aquela rosa ,é a minha preferida.
Aposto Aposto: é o termo que, acrescentado a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido de um nome; aparece geralmente separado por vírgulas ou depois de dois pontos. A bailarina,aquela menina que faz curso de inglês foi para sua apresentação. A sapatilha,aquela rosa ,é a minha preferida.

17 Vocativo Vocativo: é um termo descolado sintaticamente da oração, não pertence nem ao sujeito, nem ao predicado. Ele serve para invocar o receptor da mensagem . Bailarina,vamos dançar? Turma,vocês dançam ballet muito bem.


Carregar ppt "Gramática da Sapatilha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google