A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Frase - Oração - Período

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Frase - Oração - Período"— Transcrição da apresentação:

1 Frase - Oração - Período
Profª. Célia Trindade de A. e Silva

2 Frase  Frase: qualquer enunciado de sentido acabado. Ex.: Nossa! Arre! Fogo! Silêncio!

3 Oração É o enunciado lingüístico organizado em função de um verbo e constituído de sujeito e predicado, ou ao menos de predicado. Ex.: Charles Chaplin nunca morrerá. predicado sujeito Ex.: Nevou muito em Santa Catarina predicado

4 Ex.: O tribunal autorizou sua candidatura.
Período É um enunciado lingüístico com sentido acabado. Ele inicia com letra maiúscula e termina por: Ponto Final Ex.: O tribunal autorizou sua candidatura. Ponto de interrogação Ex.: Quais serão os motivos da revolta? Ponto de exclamação Ex.: Quanta humilhação nos impuseram!

5 Classificação do período
Período simples: é aquele que possui apenas uma oração. A oração que constitui o período simples é chamada oração absoluta. Ex.: Ela ainda mantém seu prestígio e esplendor. Ex.: Ninguém lamentou a sua renúncia.

6 Período composto Período composto: é aquele que consta de duas ou mais orações. 1 2 Ex.: Rodrigo foi até o quarto, / acendeu a luz/ e procurou o livro. 3 No período composto podem ocorrer três tipos de oração: principal subordinada coordenada

7 Oração principal x oração subordinada
Observe: O tribunal autorizou / que você se candidatasse. Oração 1 principal Oração 2 subordinada Nesse caso, o período é composto, pois contém 2 orações. Oração subordinada: é aquela que se encaixa em outra oração, desempenha uma função sintática em relação a esta. Oração principal: é aquela na qual se encaixa uma subordinada.

8 Tipos de orações subordinadas
Substantiva: é aquela que desempenha função sintática própria de substantivo – sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo, aposto. adjetiva: é aquela que desempenha função sintática de adjunto adnominal. adverbial: é aquela que desempenha função sintática própria de adjunto adverbial.

9 Classificação da oração subordinada substantiva
Orações subordinadas substantivas ligadas ao verbo da oração principal Se uma oração subordinada substantiva vem ligada ao verbo da oração principal, pode, teoricamente, funcionar como:  Sujeito substantiva subjetiva  Objeto direto substantiva objetiva direta  Objeto indireto - substantiva objetiva indireta

10 Oração subordinada substantiva subjetiva
Interessa-me / que você compareça. Oração subordinada substantiva subjetiva Oração principal Quando a oração substantiva é subjetiva:  O verbo da oração principal está sempre na terceira pessoa do singular;  Não há sujeito na oração principal.

11 Oração subordinada substantiva objetiva direta
1 2 Os aventureiros não permitem / que os índios vivam em paz. Oração principal Oração subord. substantiva objetiva direta A oração objetiva direta:  Sempre se liga a um verbo da oração principal, sem preposição;  Indica o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo.

12 Oração subord. substantiva objetiva indireta
1 2 Ninguém desconfiava / de que o plano pudesse fracassar. 1. Oração principal 2. Oração subord.substantiva objetiva indireta A oração objetiva indireta:  liga-se ao verbo da oração principal, com preposição.  indica o alvo ou o destinatário do proceso verbal.

13 Orações subord. subst. ligadas ao nome da oração principal
Se uma oração subordinada substantiva vem ligada a um nome da oração principal, pode, teoricamente, funcionar como: predicativo do sujeito ... predicativa  complemento nominal ... completiva nominal  aposto apositiva

14 Oração subordinada substantiva predicativa
1 2 O problema é / que o prazo se esgotou. 1. Oração principal 2. Oração subord. substantiva predicativa A oração predicativa sempre se liga:  Ao sujeito da oração principal;  Através de verbo de ligação (verbo ser na grande maioria das vezes.)

15 Oração subord. Subst. Completiva nominal
2 1 Ninguém tinha desconfiança / de que o plano pudesse fracassar. 1. Oração principal 2. Oração subord. subst. completiva nominal A oração completiva nominal se liga:  a um nome da oração principal;  através de preposição (a, de, com, po, para, em, ...

16 Oração subordinada substantiva apositiva
1 2 Existe nos presídios esta lei: / que ninguém denuncia ninguém. 1. Oração principal 2. Oração subord. substantiva apositiva A oração subordinada apositiva se liga:  a um nome da oração principal;  sem preposição e sem a mediação de verbo de ligação.

17 Objetiva indireta X completiva nominal
Apesar de muita semelhança no plano formal, a substantiva completiva nominal não se confunde com a objetiva indireta porque: a substantiva completiva nominal liga-se a um nome da oração principal. Ex.: Ninguém teve dúvida / de que ele mentiu. a substantiva objetiva indireta liga-se a um verbo da oração principal. Ex.: Ninguém duvidou / de que ele mentiu.

18 Orações subordinadas substantivas
As subordinadas substantivas normalmente se iniciam por conjunção coordenativa integrante (que / se). Podem, entretanto, vir introduzidas por outras partículas, tais como: pronomes interrogativos (quem, que, qual,...) Ex.: Ninguém imagina / qual será a resposta. V.T.D advérbios interrogativos (onde, como, quando) Ex.: Eu não tenho / onde morar. V.T.D

19 “As coisas se desgastam com o uso diário; a inteligência e a vontade, porém, quanto mais as usamos mais vigorosas ficam.”


Carregar ppt "Frase - Oração - Período"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google