A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orações subordinadas. Subordinação: é a dependência sintática que existe de uma oração em relação a outra denominada PRINCIPAL Precisamos de que alguém.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orações subordinadas. Subordinação: é a dependência sintática que existe de uma oração em relação a outra denominada PRINCIPAL Precisamos de que alguém."— Transcrição da apresentação:

1 Orações subordinadas

2 Subordinação: é a dependência sintática que existe de uma oração em relação a outra denominada PRINCIPAL Precisamos de que alguém nos ajude. principal subordinada

3 SUBORDINADAS: SUBSTANTIVAS: iniciadas por uma conjunção chamada de INTEGRANTE (que/ se). Exercem funções sintáticas próprias de substantivos (sujeito, predicativo, objetos direto e indireto, complemento nominal, aposto) DICA: podem ser substituídas pelo pronome ISSO Convém / que você me perdoe. P conj. Integ. Subord. Subst. Subjetiva

4 OBSERVE: Convém que você me perdoe. = ISSO ISSO convém. Sujeito

5 Classificam-se em: SUBJETIVA: É necessário /que me entendas. P Or.subord.subst.SUBJETIVA = ISSO OBS: - Principal: verbo na 3ª. Pessoa do sing. - Verbo na voz passiva sintética ou analítica - Verbos como convir, cumprir, ocorrer, acontecer, parecer, suceder…

6 OBJETIVA DIRETA: Sinto /que se podem mudar muitas coisas. P Or.subord.subst.OBJETIVA DIRETA (= ISSO) O quê?

7 OBJETIVA INDIRETA: prep. Não se esqueça /de que ainda não P resolvemos o problema. Or.sub.subst. OBJETIVA INDIRETA (=dISSO)

8 COMPLETIVA NOMINAL: prep. Tenho certeza /de que ainda há esperança. P Or.sub.subst.COMPLETIVA NOMINAL (= dISSO)

9 PREDICATIVA: Minha vontade é /que superemos as atuais dificuldades. P VL Or.sub.sub.PREDICATIVA

10 APOSITIVA: Faço apenas um pedido:/que você reveja sua opinião. P Or.sub.subst. APOSITIVA

11 As outras subordinadas são: ADJETIVAS ADVERBIAIS


Carregar ppt "Orações subordinadas. Subordinação: é a dependência sintática que existe de uma oração em relação a outra denominada PRINCIPAL Precisamos de que alguém."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google