A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orações Subordinadas Substantivas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orações Subordinadas Substantivas"— Transcrição da apresentação:

1 Orações Subordinadas Substantivas
ORAÇÃO: Porque possui verbo SUBORDINADA: Porque exerce função sintática para um termo da O.P. SUBSTANTIVA: Porque exerce funções sintáticas próprias do substantivo Sujeito Objeto direto Objeto indireto Complemento nominal Aposto Predicativo (do sujeito) Agente da passiva

2 SUBJETIVAS – exercem a função de sujeito de um verbo de O.P.
V.L. + P. Suj. É fundamental que construamos amizades sólidas Ficou claro que ele é inocente? Está certo que nossa empresa vencerá a licitação. Seria bom se fizéssemos as pazes. Parece provável que o seu time seja campeão. Cuidado:  Sou favorável a que se faça uma investigação séria. C.N. Não acho impossível que ele seja culpado. O.D.

3 Voz Passiva (sintética ou analítica)
Comenta-se que haverá nova eleição. Constatou-se que tudo não passou de um equívoco. Decidiu-se que o acordo seria desfeito. Alegou-se ao juiz que o réu era doente mental. Comunicou-se aos alunos que não haveria feriado.

4 Verbos Unipessoais - convém, cumpre, importa, urge, parece, corre, acontece, ocorre, sucede, agrada, apraz, admira, dói, espanta, satisfaz, etc. Convém que o inquérito seja desarquivado. Urge que cuidemos melhor de nossos idosos. “Espanta que tanta gente minta descaradamente...” Agradou aos professores que muitos alunos tenham sido aprovados.

5 COMO IDENTIFICAR VERBOS UNIPESSOAIS
Aconteceu um acidente Suj. Presenciou um acidente O.D.

6 2. OBJETIVAS DIRETAS – exercem a função de objeto direto de um verbo da oração principal.
Suj. + VTD ou VB Eu desejo que você seja muito feliz. Ignoramos se ela dispunha de tempo. Peço-lhes que me perdoem. O professor exigiu que o aluno se retirasse. Sabes se houve aula ontem?

7 SUJ. + VTI + preposição OU VB
3. OBJETIVAS INDIRETAS – exercem a função de objeto indireto de um verbo da oração principal. SUJ. + VTI preposição OU VB Lembre-se de que tudo na vida é relativo. Discordo de que ele tenha sido o causador do acidente. Nossa cidade precisa de que seus munícipes sejam mais educados. Avisei-os de que a guerra era iminente. A vitória depende de que lutemos com afinco.

8 3. COMPLETIVAS NOMINAIS – Atuam como complemento de um nome da O. P
3. COMPLETIVAS NOMINAIS – Atuam como complemento de um nome da O.P. Suj. + Verbo + Nome + preposição Tenho esperança de que tudo se resolva. Tive a sensação de que estava sendo seguido. Somos favoráveis a que o crime seja prescrito. O advogado estava convicto de que o réu era inocente. Havia a necessidade de que o professor interferisse.

9 SUJ. + VERBO + NOME + dois pontos
APOSITIVAS – atuam como aposto de um substantivo da OP SUJ. + VERBO + NOME dois pontos Vírgula ou travessão Eles chegaram a uma conclusão: que jamais seriam amigos. Os noivos fizeram um juramento: que jamais iriam brigar. Peço-te um grande favor: que não desconfies de um mim. Digo-vos uma verdade: que ninguém é uma ilha. O seu grande sonho, que não houvesse miséria no mundo, não passava de utopia.

10 6. PREDICATIVAS - são as que funcionam como predicativo de um nome da O.P. SUJ. + V. L. A sua grande esperança é que seu filho seja encontrado. A verdade é que tudo não passou de um sonho. O problema foi que ninguém estudou suficientemente. Minha conclusão é que eles estão mentindo.

11 7. AGENTIVAS- atuam como agente da passiva. SUJ. PACIENTE + __LOC
7. AGENTIVAS- atuam como agente da passiva. SUJ. PACIENTE + __LOC. VERBAL__ Ser + particípio O cão foi sacrificado por quem o adotou. O governo está sendo criticado por quem sempre o apoiou.

12 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS REDUZIDAS
Não vêm introduzidas por conjunção; O verbo deve estar no infinitivo. "É preciso amar as pessoas como se..." Jurou ter abandonado o álcool. Esqueceu-se de fechar a porta do carro. Não há razão para mentir. Meu desejo era sair dali. Lembrei-me de uma promessa: promover uma festa.

13 ORAÇÃO REDUZIDA ESPECIAL
Mandei-/as fazer silêncio Mandei / as crianças fazer - fazerem silêncio Deixe-me contar o que sei. Fi-los confessar o crime. Ouvi-as sussurrar. Sentiu-se fraquejar diante do perigo.


Carregar ppt "Orações Subordinadas Substantivas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google