A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Eugenia Fernandes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Eugenia Fernandes"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Eugenia Fernandes
SINTAXE DO PERÍODO COMPOSTO Profa. Eugenia Fernandes

2 Período Composto por Coordenação
ORAÇÕES COORDENADAS

3 ADITIVAS Ligam dois termos ou duas orações, expressando ideia de adição, soma ou acréscimo: e, nem (e não), mas ainda, mas também, e como também (empregadas depois de não só), etc. A praça continuava ensolarada e havia babás com crianças. O médico não só examinou o cliente, mas ainda prescreveu-lhe uma dieta.

4 ADVERSATIVAS Estabelecem uma relação de oposição, contraste ou sentido adverso entre dois termos ou duas orações: mas, porém, contudo, todavia, senão, entretanto, no entanto, não obstante, e (com valor de mas). Mariana revirou as gavetas, porém não encontrou nada. Amo; no entanto, não sou correspondida. O sapato serviu-lhe com perfeição, contudo a cliente não ficou satisfeita.

5 ALTERNATIVAS Ligam palavras ou orações, estabelecendo entre elas uma relação de alternância, escolha, opção ou exclusão: ou, ou...ou, ora... ora, quer... quer, já... já, seja... seja, A criança ora agitava-se no berço, ora adormecia febril. Ficarão juntos, quer a viagem seja de carro, quer seja de avião. Ou você estuda, ou nada entenderá. Não sei se caso ou se compro uma bicicleta.

6 CONCLUSIVAS Iniciam orações que expressam uma conclusão ou uma ideia consequente do que se disse anteriormente: logo, portanto, assim, por isso, por conseguinte, pois (posposto ao verbo), etc. Não guardou nenhuma economia, logo vive de favores. A chuva caíra mansa durante dias; acabara, pois, a seca. Eu estudei muito, portanto estou preparado para a prova.

7 EXPLICATIVAS Ocorre quando a segunda oração dá uma explicação sobre o motivo ou a razão do que se afirmou na primeira: que (= porque), pois (anteposto ao verbo), porque, porquanto. Os hóspedes ficaram satisfeitos, pois foram bem atendidos. Não insista, que ele não irá ao encontro. Saia, porque o professor está pedindo.

8 Período Composto por Subordinação
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

9 Orações Subordinadas Substantivas
 Apresenta valor de substantivo e exerce, em relação à oração principal, a função de sujeito, predicativo, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal ou aposto. Espero que você venha. Espero a sua vinda. Trata-se de um gol que não se pode defender. Trata-se de um gol indefensável.

10 Não sei SE essas medidas darão resultados.
ORAÇÃO PRINCIPAL  A oração subordinada substantiva tem valor de substantivo e vem introduzida, geralmente, por conjunção integrante (que/se). Não sei SE essas medidas darão resultados.

11 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
SUBJETIVA Exerce a função de SUJEITO do verbo da oração principal. Acontece que não gosto mais daqui. Convém que eu não me manifeste. É bom que fiquem mudos nesse momento.

12 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
OBJETIVA DIRETA Exerce a função de OBJETO DIRETO do verbo da oração principal. Pensei que fosse conjuntivite. Aposto que você não pode.

13 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
OBJETIVA INDIRETA Exerce a função de OBJETO INDIRETO do verbo da oração principal. Necessito de que você me ajude. Lembrou-se de que ainda não entregar a pesquisa ao professor. Ela queixou-se de que estava com dor nas costas.

14 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
PREDICATIVA Exerce a função de PREDICATIVO do verbo da oração principal. A verdade é que não parece se dedicar muito ao estudo. A minha esperança é que no serviço militar, ele crie jeito.

15 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
COMPLETIVA NOMINAL Exerce a função de COMPLEMENTO NOMINAL do verbo da oração principal. Estou convencido de que ele é o seu namorado. Chegou a prova de que a felicidade completa é feita de pequenas alegrias.

16 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
APOSITIVA Exerce a função de APOSTO do verbo da oração principal. Eu lhe disse apenas isso: que não se aborrecesse com ela. O Ministério da Saúde adverte: (que) fumar é prejudicial à saúde.


Carregar ppt "Profa. Eugenia Fernandes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google