A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período Composto por subordinação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período Composto por subordinação"— Transcrição da apresentação:

1 Período Composto por subordinação
Orações subordinadas substantivas Profa: Célia Trindade de Araújo e Silva

2 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas frases que seguem: Ninguém lamentou sua renúncia. verbo transi- tivo direto sujeito objeto direto Nesse caso, temos um período simples, uma oração ab- soluta. Nessa oração o objeto direto vem representado basicamente por um substantivo renúncia.

3 Mas o objeto direto pode ser constituído por uma oração
inteira, como no caso que segue: 1ª oração 2ª oração Ninguém lamentou / que você renunciasse. sujeito verbo transi- tivo direto objeto direto No caso, o período é composto (duas orações): a oração 2 encaixa-se como objeto direto do verbo lamentou da oração 1. Portanto, classifica-se como: • subordinada: porque funciona como um termo da 1; • substantiva: porque desempenha uma função própria do substantivo (objeto direto).

4 CLASSIFICAÇÃO SUBORD. SUBSTANTIVA
Orações subordinadas substantivas ligadas ao verbo da oração principal. Se uma oração subordinada substantiva vem ligada ao verbo da oração principal, pode, teoricamente, funcionar como: • sujeito subjetiva objeto direto objetiva direta objeto indireto objetiva indireta

5 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA
É aquela que funciona como sujeito do verbo da ora- ção principal. Ex: Interessa-me / que você compareça à reunião. oração principal oração subordinada substantiva subjetiva Quando a oração substantiva é subjetiva: O verbo da oração principal está sempre na 3ª pes- soa do singular (interessa-me); Não ocorre sujeito dentro dos limites da oração prin- cipal (o sujeito é a própria oração subordinada).

6 Oração subordinada substantiva subjetiva
Estruturas básicas da oração principal Exemplo Verbo de ligação + predicativo do sujeito Ex: Seria bom / que todos voltassem logo. Verbo unipessoal Convém / que ele nos ajude. Verbo na voz passiva Ficou decidido / que ele virá amanhã.

7 Oração subordinada substantiva objetiva direta
É aquela que funciona como objeto direto do verbo da oração principal. 1ª oração 2ª oração Eles não permitem / que os índios vivam em paz. oração principal oração subordinada substantiva objetiva direta A oração objetiva direta: sempre se liga a um verbo da oração principal sem preposição; • indica o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo.

8 Oração subordinada substantiva objetiva direta
Estrutura básica da oração principal Exemplo Sujeito + verbo transitivo direto Ex: Ela disse que o viu. Sujeito + verbo transitivo direto e indireto + objeto indireto Ex: Ela informou-lhe / que chegará atrasada.

9 Oração subordinada subst. objetiva indireta
É aquela que funciona como objeto indireto da oração principal. 1ª oração 2ª oração Ex: Ninguém desconfiava de que o plano fracassasse. Oração principal Oração subordinada substantiva objetiva indireta A oração objetiva indireta: • liga-se ao verbo da oração principal, com preposi- ção. • indica o alvo ou o destinatário do processo verbal.

10 Oração subordinada substantiva objetiva indireta
Estrutura básica da oração principal Exemplo Sujeito + verbo transitivo indireto Ex: Ele necessita de que o ajude. Sujeito + verbo transitivo direto e indireto + objeto direto Ex: Ela informou-o / de que chegará atrasada.

11 Orações subordinadas substantivas ligadas ao
Nome da oração principal Se uma oração subordinada substantiva vem ligada a um nome da oração principal, pode, teoricamente, funcionar como: Predicativo do sujeito substantiva predicativa Complemento nominal..... substantiva completiva nominal Aposto substantiva apositiva

12 Oração subord. substantiva predicativa
É aquela que funciona como predicativo do sujeito da oração principal. 1ª oração 2ª oração Ex.: O problema é / que o prazo já se esgotou. Oração subordinada Substantiva predicativa Oração principal A oração subordinada substantiva predicativa se liga: Ao sujeito da oração principal; Através do verbo de ligação (verbo ser, na grande maioria dos casos.

13 Oração subordinada substantiva predicativa
Estrutura básica da oração principal Exemplo Sujeito + verbo de ligação Ex: O certo é que ele sumiu.

14 Oração subord. substantiva completiva nominal
É aquela que funciona como complemento nominal de um nome da oração principal. 1ª oração 2ª oração Ex: Chego à conclusão de que o contrato é legal. Oração principal Oração subordinada substantiva completiva nominal A oração subordinada substantiva completiva nomi- nal sempre se liga: A um nome da oração principal; Através de preposição (a, de, com, por, para, em, etc)

15 Oração subordinada substantiva completiva nominal
Estrutura básica da oração principal Exemplo Sujeito + verbo + nome incompleto Ex: Estou certo de que ele virá.

16 Diferença entre objetiva indireta e compl. nominal
Apesar de muita semelhança no plano formal, a substantiva completiva nominal não se confunde com a objetiva indireta porque: A substantiva completiva nominal liga-se a um nome da oração principal. Ex.: Ninguém teve dúvida de que ela mentiu A objetiva indireta liga-se a um verbo da oração principal. Ex.: Ninguém duvidou de que ela mentiu.

17 Oração subordinada substantiva apositiva
É aquela que funciona como aposto de um nome da oração principal. Ex.: Existe nos presídios esta lei: (que) ninguém denuncia ninguém. A oração subordinada substantiva apositiva sempre se liga: A um nome da oração principal; Sem preposição e sem a mediação de um verbo de ligação

18 Oração subordinada substantiva apositiva
Estrutura básica da oração principal Exemplo Sujeito + verbo + nome Ex: Só te peço uma coisa: que não me abandones nunca.

19 1.Classifique as orações destacadas
a)Na delegacia, a agressora declarou ao delegado que de nada se lembrava. b) Não sei se ela estranhou o calor da minha alegria. c) Aqui ninguém duvida de que saci existe. d) A verdade é que ela não amava nenhum deles. e) Desejava realizar um grande sonho: que todos os homens vivessem pacificamente. f)É pouco provável que a economia brasileira caminhe para uma recessão.


Carregar ppt "Período Composto por subordinação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google