A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por Veridiana Brustolin Corrêa. Ventou forte esta noite. Choveu durante o dia e ventou durante a noite.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por Veridiana Brustolin Corrêa. Ventou forte esta noite. Choveu durante o dia e ventou durante a noite."— Transcrição da apresentação:

1 Por Veridiana Brustolin Corrêa

2

3 Ventou forte esta noite. Choveu durante o dia e ventou durante a noite.

4 Ventou forte esta noite. Choveu durante o dia e ventou durante a noite.

5

6

7 DESEMPENHAM FUNÇÃO PRÓPRIA DO SUBSTANTIVO E SÃO SUBORDINADAS A UMA ORAÇÃO PRINCIPAL.

8 SUBJETIVAS = funcionam como sujeito da oração principal. Acontece que eu ainda o amo. OBJETIVAS DIRETAS = funcionam como objeto direto da oração principal. Todos esperavam que ele voltasse. OBJETIVAS INDIRETAS = funcionam como objeto indireto da oração principal. Duvidavam de que ele fosse capaz. verbo impessoal, que é conjugado na 3ª pessoa do singular (constar, parecer, convir, admirar, preocupar, cumprir, importar, urgir, etc.); verbo de ligação acompanhado de predicativo: é necessário, seria bom, parece aceitável, estava decidido, etc. verbo na voz passiva: diz-se, conta-se, espera-se, é sabido, foi comentado, etc.

9 PREDICATIVAS = funcionam como predicativo do sujeito da oração principal. Nossa esperança era que ele desistisse. APOSITIVAS = funcionam como aposto da oração principal. Só queríamos uma coisa: que os noivos fossem felizes. COMPLETIVA NOMINAL= funcionam como complemento nominal da oração principal. Há necessidade de que todos participem.

10 ENCAIXA-SE NA PRINCIPAL, EQUIVALENDO A UM ADJETIVO. SEMPRE SÃO INTRODUZIDAS POR UM PRONOME RELATIVO.

11 RESTRITIVA delimita ou define mais claramente o seu antecedente; * não é separada por vírgula. EXPLICATIVA apresenta uma explicação ou pormenor do antecedente; * é separada por vírgula. Aluno que se esforça merece aprovação. A Lua, que é satélite da Terra, não tem luz própria.

12 EXERCEM A FUNÇÃO DE ADJUNTO ADVERBIAL EM RELAÇÃO À ORAÇÃO PRINCIPAL.

13

14 SÃO AQUELAS QUE, NO PERÍODO, NÃO EXERCEM FUNÇÃO SINTÁTICA UMAS EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS. SÃO, PORTANTO, ORAÇÕES SINTATICAMENTE IDEPENDENTES, EMBORA LIGADAS PELO SENTIDO.

15 PODEM SER: Não introduzidas por conjunção. Introduzidas por conjunção. Nasceu, cresceu, viveu, enfim, morreu. A vida é generosa, porém, às vezes, torna-se cruel.

16


Carregar ppt "Por Veridiana Brustolin Corrêa. Ventou forte esta noite. Choveu durante o dia e ventou durante a noite."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google