A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Eduardo Pereira Machado. LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO Período Simples Todos esperam sua volta. Período Composto Todos esperam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Eduardo Pereira Machado. LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO Período Simples Todos esperam sua volta. Período Composto Todos esperam."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Eduardo Pereira Machado

2 LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO Período Simples Todos esperam sua volta. Período Composto Todos esperam que você volte. A comparação entre ambas permite concluir que: 1.No período simples, a função de objeto direto é exercida por um termo: sua volta. 2.No período composto, a função de objeto direto é exercida por uma oração inteira: que você volte. Ou seja, a segunda oração funciona como termo da primeira.

3 LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO ORAÇÃO SUBORDINADA Toda a oração que funciona como termo (sujeito, objeto, adjunto adverbial etc.) de outra oração. ORAÇÃO PRINCIPAL Toda oração que tem associada a ela, uma (ou mais de uma) oração subordinada. No período composto, temos, portanto: Todos esperam que você volte. oração oração oração oração principal subordinada principal subordinada

4 LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO Compare: Esta situação exige cautela. cautela termo com função sintática de objeto direto e pertencente à classe dos substantivos. Esta situação exige que sejamos cautelosos. que sejamos cautelosos oração com função sintática de objeto direto e equi- valente ao substantivo cautela.

5 LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO É aquela que funciona como sujeito da oração principal. Convém que você esteja aqui amanhã. Os verbos que comumente aparecem nesse tipo de oração são: os usados na terceira pessoa do singular – ser, admirar, preocupar, cumprir, acontecer, parecer, convir, urgir, importar etc.;os usados na terceira pessoa do singular – ser, admirar, preocupar, cumprir, acontecer, parecer, convir, urgir, importar etc.; os que se apresentam na voz passiva, tanto na analítica como na sintética – esperar, saber, provar, decidir, constatar, anunciar, dizer etc.os que se apresentam na voz passiva, tanto na analítica como na sintética – esperar, saber, provar, decidir, constatar, anunciar, dizer etc.

6 LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO É aquela que funciona como objeto direto da oração principal. Nós vimos quem nos atacou no meio da noite. Ela admitiu que errou.

7 LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO É a oração que completa um verbo transitivo indireto presente na oração principal. Normalmente é introduzida pela preposição exigida pelo verbo. O ator reclamava de que seus papéis em novela não eram bons. Na oração objetiva indireta, é comum a omissão da preposição, como em: O ator reclamava de que seus papéis em novela não eram bons.

8 LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO É aquela que funciona como complemento de um substantivo ou de um adjetivo da oração principal. Também é regida por preposição, embora ela possa ser omi- tida. Ficava-me a certeza de que ali havia vários trabalhos.

9 LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO É aquela que funciona como predicativo da oração principal, na qual aparece o verbo de ligação, mais comumente o verbo ser. O certo é que ficariam sozinhos uma parte da festa. Nosso medo era que você reagisse agressivamente.

10 LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO É aquela que funciona como aposto de um termo da oração principal. A ele só interessava uma coisa: que todo o dinheiro estivesse em suas mãos. Meu sonho, que eles voltassem, não se realizou.

11 LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO SUJEITOSUBJETIVA OBJETO DIRETOOBJETIVA DIRETA OBJETO INDIRETOOBJETIVA INDIRETA PREDICATIVOPREDICATIVA COMPLEMENTO NOMINAL COMPLETIVA NOMINAL APOSTOAPOSITIVA

12 LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO Classifique as orações dos períodos abaixo: a.O Instituto de Pesquisa detecta que metade dos americanos se incomoda com a pouca ênfase ao lazer. b.A atuação do time deixou a certeza de que sempre existe a chance de vitória. c.Insisto em que o enfoque econômico-financeiro é importante na área da saúde. d.A verdade é que a situação do trabalhador brasileiro piorou muito nos últimos anos. e.A verdade é uma só: a situação do trabalhador brasileiro piorou muito nos últimos anos. f.Leia no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. g.Dizem que o vestibular vai ser eliminado. h.Tenho certeza de que não vou mudar de escola. i.O problema é só um: que eu não estudei para a prova. j.É fundamental que participem do debate.


Carregar ppt "Prof. Eduardo Pereira Machado. LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. EDUARDO PEREIRA MACHADO Período Simples Todos esperam sua volta. Período Composto Todos esperam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google