A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGENTE DA PASSIVA Na língua portuguesa, uma oração pode ser expressa nas vozes: Ativa Passiva Reflexiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGENTE DA PASSIVA Na língua portuguesa, uma oração pode ser expressa nas vozes: Ativa Passiva Reflexiva."— Transcrição da apresentação:

1 AGENTE DA PASSIVA Na língua portuguesa, uma oração pode ser expressa nas vozes: Ativa Passiva Reflexiva

2 Na Voz Ativa, o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo. Na Voz Passiva, o sujeito sofre a ação verbal. Nesta oração, o termo que exerce a ação verbal é chamado de: AGENTE DA PASSIVA.

3 Estrutura VOZ PASSIVA ANALÍTICA Sujeito + Verbo ser + Verbo principal no particípio + Agente da Passiva

4 Estrutura VOZ PASSIVA SINTÉTICA A voz passiva sintética é constituída de: Verbo Transitivo Direto + Partícula Apassivadora SE + Sujeito.

5 O termo Agente da Passiva só aparece na voz passiva analítica. O Agente da Passiva é introduzido pela preposição por [pelo(s), pela(s)].

6 Exemplo: A arca foi construída pelo Noé. [pelo Noé = agente da passiva] Análise Sintática da oração acima: sujeito simples: A arca núcleo do sujeito: arca adjunto adnominal: A predicado verbal: foi construída pelo Noé verbo intransitivo: foi construída agente da passiva: pelo Noé núcleo do agente da passiva: Noé adjunto adnominal: o

7 Os verbo (VTD ou VTDI) estando na voz ativa podem ser alterados para a forma passiva. Quando muda a voz, a predicação verbal muda, sendo agora verbo intransitivo (VI).

8 Observe: O carpinteiro serra a madeira. [voz ativa] Podemos transformar a oração acima em voz passiva, já que o verbo da oração é transitivo direto. Na passagem, o termo a madeira, que exercia a função de objeto direto, passará a exercer a função sintática de sujeito. O termo o carpinteiro que exercia a função de sujeito passará a exercer a função sintática de agente da passiva conforme a oração abaixo. A madeira é serrada pelo carpinteiro. [Voz passiva] Em relação ao verbo, serra, que é transitivo direito, transforma na locução verbal é serrada [verbo ser + verbo principal no particípio] do qual o verbo ser será flexionado no mesmo tempo, número e pessoa que o verbo serra da voz ativa.

9 O Agente da Passiva pode vir expresso por: Substantivo O vidro foi quebrado pelo garoto. Pronome substantivo A bola foi arremessada por ela. Numeral substantivo O trabalho foi feito pelos dois. Oração subordinada substantiva A menina foi socorrida por quem passava por perto.

10 VOZ REFLEXIVA Voz reflexiva: indica que a ação expressa pelo verbo é praticada e recebida pelo sujeito. O garoto magoou-se.


Carregar ppt "AGENTE DA PASSIVA Na língua portuguesa, uma oração pode ser expressa nas vozes: Ativa Passiva Reflexiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google