A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos quais transmite as idéias. Nesses enunciados, as palavras passam a exercer funções específicas denominadas funções sintáticas.

2 PARA QUE SABER? A análise sintática ajuda-nos a compreender melhor as possibilidades de estruturação das frases em nosso idioma. Esse conhecimento permite-nos elaborar mais adequadamente nossas próprias frases e também compreender com mais clareza o que ouvimos e lemos.

3 QUAL A DIFERENÇA ENTRE MORFOLOGIA E SINTAXE?
MORFOLOGIA: estuda as palavras quanto à sua estrutura, formação, classificação e flexões. SINTAXE: é o estudo da função que cada palavra desempenha na oração.

4 Na língua portuguesa as palavras podem ser estudadas por meio da:
Morfologia, relacionada com classe gramatical que cada palavra pertence: Substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição

5 As palavras podem ser também estudadas por meio da sintaxe:
Sujeito , predicado, objeto direto, objeto indireto,predicativo do sujeito, predicativo do objeto, agente da passiva, complemento nominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo.

6 FRASE – PERÍODO - ORAÇÃO

7 Para estabelecer comunicação, os personagens usaram frases. Veja:
Ninguém, Manoelito. (frase sem verbo) Ei, Mafalda, quem foi João Ninguém? (frase com verbo) Droga! (frase sem verbo). FRASE é um enunciado linguístico que, independentemente de sua estrutura ou extensão traduz um sentido completo em uma situação de comunicação.

8 Já errei uma resposta na prova de História.
Em uma oração, a idéia se constrói em torno de um verbo e, por essa razão, possui um predicado. Ex.: Já errei uma resposta na prova de História. Agora observe este enunciado: João ninguém significa um homem qualquer, que não é nada. 1ª oração 2ª oração O período pode ser simples ou composto: Um verbo: período simples Mais de um verbo: período composto


Carregar ppt "ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google