A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

2 Ninguém lamentou sua renúncia.
Para compreender como a oração subordinada substantiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas frases que seguem: Ninguém lamentou sua renúncia. objeto direto sujeito V.T.D. Nesse caso, temos um período simples, uma oração ab- soluta. Nessa oração o objeto direto vem representado basicamente por um substantivo renúncia.

3 Ninguém lamentou / que você renunciasse.
Mas o objeto direto pode ser constituído por uma oração inteira, como no caso que segue: 1ª oração 2ª oração Ninguém lamentou / que você renunciasse. sujeito V.T.D. objeto direto No caso, o período é composto (há duas orações): a oração 2 encaixa-se como objeto direto do verbo lamentou da oração 1. Portanto, classifica-se como: • subordinada: porque funciona como um termo da 1; • substantiva: porque desempenha uma função própria do substantivo (objeto direto).

4 CLASSIFICAÇÃO DA SUBORDORDINADA SUBSTANTIVA
Orações subordinadas substantivas ligadas ao verbo da oração principal. Se uma oração subordinada substantiva vem ligada ao verbo da oração principal, pode, teoricamente, funcionar como: • sujeito subjetiva objeto direto objetiva direta objeto indireto objetiva indireta

5 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA
É aquela que funciona como sujeito do verbo da oração principal. Interessa-me / que você compareça à reunião. oração principal oração subordinada substantiva subjetiva Quando a oração substantiva é subjetiva: O verbo da oração principal está sempre na 3ª pessoa do singular (interessa-me); Não ocorre sujeito dentro dos limites da oração principal (o sujeito é a própria oração subordinada).

6 Oração subordinada substantiva objetiva direta
É aquela que funciona como objeto direto do verbo da oração principal. Eles não permitem / que os índios vivam em paz. oração subordinada substantiva objetiva direta oração principal A oração objetiva direta: sempre se liga a um verbo da oração principal sem preposição; • indica o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo.

7 Oração subordinada substantiva objetiva indireta
É aquela que funciona como objeto indireto da oração principal. Ninguém desconfiava de que o plano fracassasse. Oração subordinada substantiva objetiva indireta Oração principal A oração objetiva indireta: • liga-se ao verbo da oração principal, com preposição. • indica o alvo ou o destinatário do processo verbal.

8 Orações subordinadas substantivas ligadas ao nome da oração principal
Se uma oração subordinada substantiva vem ligada a um nome da oração principal, pode, teoricamente, funcionar como: Predicativo do sujeito predicativa Complemento nominal completiva nominal Aposto apositiva

9 Oração subordordinada substantiva predicativa
É aquela que funciona como predicativo do sujeito da oração principal. O problema é / que o prazo já se esgotou. Oração subordinada Substantiva predicativa Oração principal A oração subordinada substantiva predicativa se liga: ao sujeito da oração principal; através do verbo de ligação (verbo ser, na grande maioria dos casos).

10 Oração subordinada substantiva completiva nominal
É aquela que funciona como complemento nominal de um nome da oração principal. Chego à conclusão de que o contrato é legal. Oração subordinada substantiva completiva nominal Oração principal A oração subordinada substantiva completiva nominal sempre se liga: a um nome da oração principal; através de preposição (a, de, com, por, para, em, etc)

11 Diferença entre objetiva indireta e completiva nominal
Apesar de muita semelhança no plano formal, a substantiva completiva nominal não se confunde com a objetiva indireta porque: A substantiva completiva nominal liga-se a um nome da oração principal. Ex.: Ninguém teve dúvida de que ela mentiu A objetiva indireta liga-se a um verbo da oração principal. Ex.: Ninguém duvidou de que ela mentiu.

12 Oração subordinada substantiva apositiva
É aquela que funciona como aposto de um nome da oração principal. Existe nos presídios esta lei: (que) ninguém denuncia ninguém. Oração subordinada substantiva apositiva Oração principal A oração subordinada substantiva apositiva sempre se liga: a um nome da oração principal; sem preposição e sem a mediação de um verbo de ligação


Carregar ppt "ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google