A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período composto por SUBORDINAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período composto por SUBORDINAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Período composto por SUBORDINAÇÃO
O período é composto quando apresenta mais de uma oração. É composto por subordinação quando apresenta orações que são dependentes uma da outra, ou seja, não têm sentido completo se forem lidas separadamente.

2 Pesquisas afirmam que o desemprego aumentou.
Veja o exemplo: Pesquisas afirmam que o desemprego aumentou. Lembrando: Cada oração é constituída a partir de um verbo. *Note que o período apresenta duas orações que ficam incompletas se lidas isoladamente. Pesquisas afirmam. (afirmam o quê?) Que o desemprego aumentou. ( não há sentido completo)

3 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
São orações que completam uma outra, chamada PRINCIPAL, trazendo o termo sintático nela ausente.

4 São seis tipos: objetiva direta objetiva indireta subjetiva
(equivale ao objeto direto para o VTD da oração principal) objetiva indireta (equivale ao objeto indireto para o VTI da oração principal) subjetiva (equivale ao sujeito da oração principal) completiva nominal (equivale ao complemento de um nome da oração principal) predicativa (equivale ao predicativo do sujeito da oração principal) apositiva (equivale ao aposto de algum termo da oração principal)

5 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA
Completa a oração principal trazendo o objeto direto nela ausente. Pesquisas afirmam que o desemprego aumentou. oração principal or. sub. subst. obj. direta Note que a oração principal traz um VTD, mas não traz seu objeto direto, pois ele está em forma de oração subordinada. É como se fosse: Pesquisas afirmam o aumento do desemprego. objeto direto O objeto “aumento” virou verbo “aumentar”, e verbo é outra oração, portanto o objeto direto vira oração objetiva direta. /

6 OUTROS EXEMPLOS: / Após a reunião, os dirigentes confirmaram que a verba será liberada. A OMS ainda não sabe se o planeta está livre de uma pandemia. Os rapazes que testemunharam o crime garantem que deporão. / /

7 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA
Completa a oração principal trazendo o objeto indireto nela ausente. Período simples: FMI acredita na reação da economia mundial. VTI objeto indireto Período composto por subordinação: FMI acredita que economia mundial reagirá. or. principal or. sub. subst. ob. Indireta Note que o objeto indireto (na reação) virou verbo (reagir) Tínhamos objeto indireto e passamos a ter oração objetiva indireta. /

8 Outros exemplos / / / Precisamos que a comissão aprove o projeto.
or. principal or.sub.subst.ob. indireta * A preposição pode estar ausente nas orações obj. indiretas Não gosto (de) que falem comigo nesse tom. Porém, o verbo da or. principal continua sendo um VTI. Ainda não creio que isso ocorreu or. principal or.sub.subst.ob. indireta / /

9 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA
Tem valor de sujeito da oração principal período simples: O acontecimento disso é comum. núcleo do sujeito período composto: É comum / que isso aconteça. * O sujeito (acontecimento) virou verbo (acontecer) e verbo é oração, então em vez de sujeito temos oração subjetiva.

10 A oração perde a conjunção “que” e o verbo fica na forma infinitiva.
Algumas orações subordinadas substantivas podem aparecer reduzidas de infinitivo. A oração perde a conjunção “que” e o verbo fica na forma infinitiva. Veja: É comum / que isso aconteça. oração subordinada substantiva subjetiva redução: É comum / isso acontecer. Agora temos oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo.

11 Ficou claro / que ele mentiu no depoimento.
Outros exemplos: Ficou claro / que ele mentiu no depoimento. or. principal or. sub. subst. subjetiva Convém / que você não se pronuncie a respeito desse assunto. or. sub. subst. subjetiva Convém / você não se pronunciar a respeito desse assunto. or. sub. subst. subjetiva reduzida de infinitivo Era necessário / que nenhum membro da equipe falhasse na operação. Era necessário / nenhum membro da equipe falhar na operação.

12 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA
Tem valor de predicativo do sujeito da oração principal. período simples: A preocupação do presidente é a continuação da inflação. sujeito VL predicativo do sujeito Se transformarmos continuação em verbo continuar, o que era um predicativo vira oração predicativa. período composto: A preocupação do presidente é / que a inflação continue. A preocupação do presidente é / a inflação continuar. reduzida

13 Outros exemplos: O problema do povo é / que não votam conscientemente.
Naquela época, nosso único objetivo era encontrar respostas para dúvidas comuns da idade reduzida A dificuldade desses jovens foi que não tinham experiência. O desejo dessa gente é ter emprego e dignidade.

14 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA NOMINAL
Tem valor de complemento para um nome da oração principal. período simples: Ele sempre teve medo da morte. nome complemento nominal Agora, transforme o substantivo (morte) em verbo (morrer) e o complemento nominal vira oração completiva nominal. período composto: Ele sempre teve medo de morrer. or. sub. subst. completiva nominal reduzida de infinitivo. Os investidores têm receio / de que as ações percam valor. nome oração completiva nominal

15 Outros exemplos: Tenho certeza / de que ele é inocente. ...e todos sentiram vontade / de chorar. Aquele jovem não quis dar entrevista porque estava com receio de que alguém o reconhecesse na televisão e, por consequência, o denunciasse.

16 ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA
Tem valor de aposto para um termo da oração principal. Geralmente aparece depois de dois pontos, raramente após vírgula. Todos têm o mesmo objetivo: passar no concurso. apositiva reduzida de infinitivo No final da discussão com o irmão ele fez uma promessa: que não o veria mais. Ensino lhe o segredo com uma condição, que você não o revele a ninguém.


Carregar ppt "Período composto por SUBORDINAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google