A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA PORTUGUESA Professora Thailise Maressa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA Professora Thailise Maressa."— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA Professora Thailise Maressa

2 ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA
GRAMÁTICA = + SINTAXE MORFOLOGIA ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA

3 MORFOLOGIA Parte da gramática que estuda as Classes de Palavras. SINTAXE Parte da Gramática que estuda a organização das Classes de Palavras em Orações. É o estudo das funções das Classes.

4 SELEÇÃO DE FUTEBOL = SELEÇÃO DE PALAVRAS
Vamos imaginar um time com vários jogadores... Cada jogador tem um NOME pelo qual ele é chamado. Cada jogador tem uma FUNÇÃO que ele exerce dentro de campo.

5

6 ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA
Os nomes dos Jogadores é como se fossem parte da nossa análise MORFOLÓGICA. Já as posições e funções dentro do jogo é como se fossem nossa análise SINTÁTICA. Dessa forma, comparando a gramática com um jogo de futebol, no jogo ocorre uma análise MORFOSSINTÁTICA, com a menção aos nomes e funções dos jogadores.

7 CORPO HUMANO = ORGANIZAÇÃO DAS ORAÇÕES
Vamos imaginar a composição do nosso corpo humano... O nosso corpo possui vários ÓRGÃOS. Cada órgão tem uma FUNÇÃO que exerce dentro do corpo humano.

8 Cada órgão tem uma função no corpo
Olho: para enxergar Boca: para falar Mão: para manusear as coisas Pé: para sustentar o peso do corpo e se locomover

9 COMBINAÇÃO DE PALAVRAS
Oração A professora Thailise adora seus alunos. Seleção Artigo Subst. comum Subst. próprio Verbo Pronome Possessivo Função SUJEITO PREDICADO As palavras se unem para formar frases. Depois cada grupo de palavras recebe uma função.

10 OBSERVE AS FRASES: Eduardo comeu um pote de doce de leite ontem.
Ontem Eduardo comeu um pote de doce de leite. Um pote de doce de leite Eduardo comeu ontem. Um comeu ontem pote de Eduardo de leite doce. Estudar a sintaxe de um língua significa identificar e compreender as maneiras como se associam as palavras para formar frases. As relações sintáticas que se estabelecem entre as palavras definem as estruturas possíveis na sintaxe de uma língua. Cada elemento desempenha uma função sintática.

11 FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO Ex.: Silêncio!
FRASE – Enunciado que, independente de sua estrutura ou extensão, traduz sentido completo em uma situação comunicativa. É delimitada por um dos pontos (ponto final, exclamação ou interrogação). Ex.: Silêncio! Três paixões governavam minha vida. FRASE NOMINAL FRASE VERBAL É a frase construída sem nenhum verbo. Exemplos: Fogo! Cuidado! Que educação! Trabalho digno desse feirante. É a frase construída com pelo menos um verbo. Exemplo: Estudar é importante. Adoro comer no Mc Donald’s.. Uma amiga está namorando o menino que eu gosto.

12 Esses exercícios parecem muito difíceis.
ORAÇÃO – Enunciado caracterizado pela presença obrigatória de um verbo. Ex.: Corram! Esses exercícios parecem muito difíceis. Atenção! Nem toda frase é uma oração. Para ser oração tem que apresentar verbo PERÍODO – Conjunto composto de uma ou mais orações, ou seja, conjunto de palavras com a presença de um ou mais verbos. Ex.: Corram! É bom que ela venha amanhã e traga os livros.

13 O Período pode ser: Ex.: Três paixões governaram minha vida.
SIMPLES – Quando tem apenas uma oração, ou seja, um único verbo. Ex.: Três paixões governaram minha vida. Vou trabalhar cedo amanhã. COMPOSTO – Quando apresenta mais de uma oração, ou seja, mais de um verbo. Ex.: Anseio aliviar o mal, mas não posso e sofro. Vim, vi e venci.

14 Resumindo... Nem toda frase é uma oração (há frases SEM verbo);
Nem toda oração é uma frase (há orações SEM sentido completo); Há frases formadas por uma ou mais orações (período simples ou período composto) Todo período é uma frase porque tem sentido completo.

15 VERBAL FRASE NOMINAL ORAÇÃO APRESENTA VERBO SIMPLES PERÍODO COMPOSTO
Nem toda frase é uma oração. Para ser oração a frase tem que ser verbal, ou seja, apresentar ao menos UM verbo.

16 TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
SUJEITO – É o elemento da oração a respeito do qual damos alguma informação. O verbo concorda com ele. PREDICADO – É a informação que é dada a respeito do sujeito. O verbo faz parte do predicado. Godofrino estava tranquilo Sujeito Predicado Ficaram velhas todas as minhas amigas Predicado Sujeito

17 COMO DESCOBRIR O SUJEITO?
MÉTODO PRÁTICO Para se descobrir o sujeito de uma oração pergunta-se “quem?” ou “o que?” antes do verbo. Ex.: Ernesto quebrou o vaso. Quem quebrou o vaso? Ernesto (sujeito) Ex.: O vaso foi quebrado por Ernesto. O que foi quebrado? O vaso (sujeito)

18 Atenção para o NÚCLEO do sujeito!
Um sujeito pode aparecer representado por várias palavras, mas há uma ou algumas palavras que são as mais importantes dentro do contexto. A essa(s) palavra(s) damos o nome de núcleo. O núcleo carrega a informação básica do (s) ser(es) que pratica(m) ou recebe(m) a ação. O que não impede que esse núcleo receba complementos. Aquela garota, linda, inteligente e educada olhou para mim. O colégio Sagrado Coração de Maria completa 50 anos. Ninguém faltou hoje.

19 CLASSIFICAÇÃO DO SUJEITO
SIMPLES – É o que apresenta apenas um núcleo, ou seja, damos a informação sobre um elemento apenas. Ficou imunda a roupa da festa. Sujeito simples Predicado Ninguém Faltou. Filho de Eike Batista vacilou. Sujeito simples Predicado Sujeito simples Predicado Luis Inácio Lula da Silva adoeceu. Sujeito simples Predicado

20 CLASSIFICAÇÃO DO SUJEITO
COMPOSTO – É o que apresenta apenas mais de um núcleo, ou seja, damos a informação sobre mais de um elemento. O Brasil do rico e o Brasil do pobre são diferentes. Predicado Sujeito composto Morreram ano passado Steve e Amy Sujeito composto Predicado Eu e você Seremos felizes Shrek e Fiona se casaram. Sujeito composto Predicado Sujeito composto Predicado Saúde , educação e segurança são fundamentais. Predicado Sujeito composto

21 Cuidado com as orações na ordem INVERSA!
Há orações que aparecem na ordem INVERSA, o que dificulta a análise do sujeito. Para isso, você deve ter mais atenção na hora de perguntar sobre quem o verbo fala. Exemplos: Chegaram atrasados os alunos da 6ª e da 7ª Predicado Sujeito Simples duas páginas Faltam Para eu ler o livro todo Predicado Sujeito Simples Predicado

22 E agora… VAMOS TRABALHAR!

23 Construa um MAPA CONCEITUAL utilizando as seguintes palavras:
Atividade para: Construa um MAPA CONCEITUAL utilizando as seguintes palavras: Frase Oração Período Morfologia (as 10 classes) Sintaxe Sujeito e predicado Sujeito simples Sujeito composto

24


Carregar ppt "LÍNGUA PORTUGUESA Professora Thailise Maressa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google